terça-feira, 4 de abril de 2017

Livro Os Torres 2 – A Família em Novas Confusões (março de 2017).









Capítulo O – Introdução.


 Mais uma vez, os Torres e seu pessoal estão prontos para novas aventuras e confusões! E, dessa vez, eles trazem junto outro pessoal; igualmente disposto a se meter em dificuldades e problemas! Então, siga todo mundo mais uma vez e se divirta com bem mais bagunças e embaraços; pois assim é que é bom; não é mesmo?


Personagens:
Seu Pedro Fonseca Torres: chefe da família os Torres, trabalha em um escritório; chefiado pelo Senhor Souza (casado com Estela Souza). Possui 46 anos. Seu pai é o idoso Seu Afonso; viúvo de Dona Lara.
Dona Maria dos Santos Torres: esposa de Seu Pedro e mãe de Albert & Einstein. Possui 44 anos.
Albert & Einstein dos Santos Torres: os travessos filhos de Seu Pedro e Dona Maria. Possuem 17 e 15 anos. A mestra de classe deles é a Professora Tânia Angel Alvim (42 anos); noiva do cientista-inventor Professor Frederico "Frido" Vieira "V." Melos (44 anos). Também a mascote dos dois é Fido o Cão (4 anos).
Seu Paulo Fonseca Torres: irmão de Seu Pedro e chefe da família os Outros Torres, trabalha como comerciante. Possui 47 anos. Sua primeira esposa; Dona Alice sumiu numa viagem de cruzeiro; quando seus filhos ainda eram bebês.
Dona Joana dos Anjos Torres: a segunda esposa de Seu Paulo e madrasta de Benjamin & Franklin. Possui 45 anos.
Benjamin & Franklin dos Anjos Torres: Os travessos primos de Albert & Einstein. Possuem 16 e 14 anos.
Seu Plínio Ferreira Pontes: grande amigo de infância de Seu Pedro e Seu Paulo, é advogado e chefe da família os Pontes. Possui 48 anos.
Dona Leda das Neves Pontes: esposa de Seu Plínio e mãe de Thomas & Edison. Possui 42 anos.
Thomas & Edison das Neves Pontes: amigos de Albert & Einstein e Benjamin & Franklin, são também bastante bagunceiros. Possuem 16 e 15 anos.
Mais famílias: Seu Petrônio, Dona Marta e Isaac & Newton / Seu Patrício, Dona Rita e Graham & Bell / o primo de Seu Pedro – Seu Pascoal, Dona Luana e Edmond & Halley / os pais de Seu Plínio – Seu Afrânio e Dona Letícia.
Outras personagens: as bandas musicais os Malukos (Carlo, Junior, Bruno, Robin, Frédi e Lúcia) e os Anormais (Nuno, Pedro, Marte, Tommy, Saulo e Débi), João o Mágico (João Moreira) – 44 anos, Linda de Mattar, Bela de Mattar e Flor de Mort (garota que queria namorado, sua irmã e a amiga delas), Robson, Roberto e Roberval (candidatos para a Linda surgidos em um programa de TV; sendo um bêbado, um drogado e um homossexual, um deles seria depois o namorado dela), Soneca o Gato / Ultra-Felino (mascote do Professor Melos e seu alter-ego) – alguns meses, Samocrisianos; do planeta Samocris (invasores alienígenas), Imperador Felináceo (do planeta Felináceo) e esposa, Gato Vira-Lata da Esquina, Uniolho; o Ex-Prefeito de Atualópolis (vilão), as atrizes Rosália Jensen e Pérola Montes, Fuça Focinho (o porco), Manoel e Artur os Policiais (Manoel Mário e Artur Bastos) e João Jamelão (novamente).

Personagens mais recentes: Abelardo "Abel" Vicenzio, ator, dublador e cantor; Madira Reiner / Gralha Pálida, Cardijo Sanci / Papagaio Colorado e Robriel Circo / Ímã Arrasador – casal de super-heróis e supervilão adolescentes do nível médio, Nubibella e Daniarte – respectivamente, consultora de seguros, escritora e cantora; além de proprietária da empresa Nubibella: Como Estou Dirigindo? e costureira, artesã, poetisa e pintora; além de proprietária das empresas Artana Criações e Daniarte Modelagem e Criação (direitos de nomes e imagens gentilmente cedidos pelas verdadeiras Núbia e Daniele do Yahoo! Respostas e agradecimentos especiais a ambas por isso), as Descoladas, banda musical (Beatriz (microfone e violão), Maria Clara (bateria) e Michelly (triângulo)) (direitos de nome e imagens gentilmente cedidos pelas verdadeiras Beatriz, Maria Clara e Michelly da Escola Monteiro Lobato CEMS, sendo a Beatriz a melhor amiga da Maria Clara e esta a prima da Michelly e agradecimentos especiais às três por isso), Góthica e Pammella, desenhistas do sobrenatural (direitos de nomes e imagens gentilmente cedidos pelas verdadeiras Samara do Bate-Papo UOL e Pamela do Facebook e agradecimentos especiais a ambas por isso) e Lala e Lila as Gêmeas, as novas vizinhas de Albert & Einstein, sendo que a Sheila é mais séria e sistemática, veste um vestido rosa choque de mangas curtas e sapatilhas vermelhas claras e possui baixa estatura, já a Liliani (Lita) é mais bem-humorada e brincalhona, veste uma blusa branca de mangas compridas com uma listra azul escura no centro, calça jeans azul clara e tênis azuis marinhos nas laterais e brancos nos centros e possui alta estatura (direitos de nomes e imagens gentilmente cedidos pelas verdadeiras primas minhas Butterfly (Sheila) e Libélula (Liliani (Lita)) do Yahoo! Respostas e agradecimentos especiais a ambas por isso).





Personagens inéditas: Laura Márcia Vincintore e Ingrid Ryttarinna, professoras de reforço de Português e Matemática, respectivamente. Possuem 64 anos cada.

Capítulo I – Tratamento Dentário.

Capítulo II – Eternamente Amigos.

Capítulo III – Feriado nas Montanhas.

Capítulo IV – História de Pescador.

Capítulo V – Passeio no Shopping.

Capítulo VI – O Futuro.

Capítulo VII – Cidade X Campo.

Capítulo VIII – Solteironas Anônimas.

Capítulo IX – Rock na Cabeça.

Capítulo X – A Volta do Jamelão.

Capítulo XI – O Raio Encolhedor.

Capítulo XII – O Autógrafo.

Capítulo XIII – Barata Tonta.

Capítulo XIV – Mensagem em Código.

Capítulo XV – A Entrevista.

Capítulo XVI – Os Três Mosqueteiros.

Capítulo XVII – A Suspensão.

Capítulo XVIII – Os Bebês.

Capítulo XIX – Violação e Violência.

Capítulo XX – Conclusão.
Bônus IV – Trapalhadas Idiomáticas!

Recentemente, divulguei algumas trapalhadas idiomáticas, incluindo três que ainda não conhecia e uma de que não me lembrava...

Leiam abaixo outra de que não me lembrava e as anteriores:

Canguru vem de "kan garoo", que significa "Não entendo o que você diz!", que, por sua vez, foi quando um aborígene australiano respondeu a um colono inglês querendo saber como se chamava aquele marsupial que saltitava e possuía orelhas enormes e uma bolsa na barriga.

Fonte: Site Cultura Inútil, do extinto provedor de internet hpG (home page Grátis), pertencente ao também provedor iG (internet Grátis, internet Generation ou Internet Group).

Yucatán, cidade mexicana significa "Eu não sou daqui!", que foi quando um turista respondeu a um colono espanhol querendo saber como se chamava aquela cidade.

Fonte: Site Cultura Inútil, do extinto provedor de internet hpG (home page Grátis), pertencente ao também provedor iG (internet Grátis, internet Generation ou Internet Group).

Chocolate vem de "xocoatl", que significa "O que é que esse cara aí está falando?", que, por sua vez, foi quando um asteca respondeu a um colono espanhol querendo saber como se chamava aquele alimento produzido a base de cacau.

Fonte: Ex-usuário Jürgen, do site Yahoo! Respostas, um descendente de alemães.

Cachorro significa "filhote de qualquer animal", especialmente "filhote de qualquer mamífero", que foi quando um português ouviu um espanhol chamar um "filhote de cão" de "cachorro".

Fonte: Meu irmão dois anos mais velho, cineasta e músico capixaba Gerô, tão conhecedor, inteligente e sábio de diversos idiomas estrangeiros, que, inclusive e principalmente, já é fluente em latim e espanhol faz muitos anos.

"Cor de burro quando foge" vem de "Corro de burro quando foge", pois, quando o animal foge, torna-se perigoso e sem controle, sendo capaz de dar um coice em alguém.

Fontes: Site Cultura Inútil, do extinto provedor de internet hpG (home page Grátis), pertencente ao também provedor iG (internet Grátis, internet Generation ou Internet Group) e usuários anônimo e Márcio Soares Pinheiro, do Wikcionário.

"Quem tem boca vai a Roma" vem de "Quem tem boca vaia Roma", que foi utilizado pelo time do Barcelona e se refere à equipe de futebol da Roma e não à cidade, que, antigamente, eram equipes rivais, os torcedores da equipe espanhola provocavam os torcedores da Roma dizendo "quem tem boca vaia Roma".

Fonte: Site Cultura Inútil, do extinto provedor de internet hpG (home page Grátis), pertencente ao também provedor iG (internet Grátis, internet Generation ou Internet Group) e usuário Tio1, do Yahoo! Respostas, um profundo especialista em conhecimentos gerais.

"Quem não tem cão caça com gato" vem de "Quem não tem cão caça "como" um gato", esse termo se refere à antiga prática de caça, onde as pessoas utilizavam cães para caçar, quando não tinham um, caçavam sozinhas, como os felinos fazem, os gatos caçam sozinhos.

Fonte: Usuário Tio1, do Yahoo! Respostas, um imenso e profundo especialista em conhecimentos gerais.

"Hoje é domingo pede cachimbo", a canção popular, a maioria das pessoas diz "Hoje é domingo pé de cachimbo", o correto é pede cachimbo, ou seja, domingo pede cachimbo, que era o tipo de cigarro mais comum antigamente.

Fonte: Usuário Tio1, do Yahoo! Respostas, um imenso e profundo especialista em conhecimentos gerais.

"Batatinha quando nasce, espalha rama pelo chão", outra canção popular, a maioria das pessoas diz "Batatinha quando nasce esparrama pelo chão" que seria derrubar, na realidade o correto é "espalha rama", uma vez que a batata é um tubérculo, esse tipo de vegetal possui o caule subterrâneo e as folhas se espalham pelo chão.

Fonte: Usuário Tio1, do Yahoo! Respostas, um imenso e profundo especialista em conhecimentos gerais.

Rinoceronte-branco, mamífero africano possui esse nome porque os antigos colonos ingleses tomaram a palavra "weid", que é chifre pela palavra "white", que é branco.

Fonte: Usuário J. A. S. Ferreira, da Wikipédia.

Esculpido em carrara (tipo de madeira): uma expressão usada quando uma pessoa está maravilhada com alguma coisa. Só que, devido a um mal entendido, essa expressão virou escarrado e cuspido, e, para piorar mais ainda, transformaram em cacado e cuspido.

Fonte: Luciano Nascimento da Silva, desenhista, escritor e roteirista do Facebook e Google+.

Criôlo é mestiço descendente de espanhol, só que as pessoas usam para definir qualquer negro ou afrodescendente, que é outra palavra mal utilizada, porque afrodescendente é qualquer pessoa que tenha descendência africana, independente de cor. A prova disso são as famílias multirraciais, exemplo: a mãe de meu amigo, Luciano Nascimento da Silva é branca e várias primas dele são negras e uma das irmãs dele é parda e tem um filho loiro de cabelo cacheado (ele também pode ser chamado de afrodescendente) e mais um motivo do termo ser mal utilizado aqui no Brasil é que o Brasil é um país colônia e vários europeus passaram por aqui e tiveram filhos com as nativas, resumindo: qualquer brasileiro pode ser tanto afrodescendente como euro-descendente.

Fonte: Luciano Nascimento da Silva, desenhista, escritor e roteirista do Facebook e Google+.

Antártida foi porque alguém fez a seguinte associação: atlânticos da Atlântida e antárticos da Antártida. O correto é Antártica, variante ortográfica de Antártico, que significa Anti Ártico, ou seja, que é contrário ou oposto ao Ártico.
Fonte: Não me lembro qual a fonte original, mas esta outra fonte aqui confirma a autenticidade e veracidade dos fatos:  https://veja.abril.com.br/blog/sobre-palavras/uma-duvida-quente-antartida-ou-antartica/.

Bônus V – Com a Boa Ação, a Recompensa Vem em Dobro! (título sugerido por minha mãe, Joan Morais de Figueredo)

Existem pessoas que servem para nos ajudar a crescer espiritualmente e pessoas que servem para menos coisa do que nada.

Um amigo meu e eu, por exemplo, discutíamos quanto ao perfil de um terceiro indivíduo. Os três temos síndrome de Asperger, sendo que o terceiro, embora tenha um bom emprego no Tribunal de Justiça do Distrito Federal, o próprio carro e uma bela namorada, gasta suas horas livres passando ofensas, spam e fakes em massa em um curto período de tempo. Foi aí que meu amigo, casado e pai de dois filhos me disse que ele mesmo, embora não saiba dirigir, não posta nada contra ninguém em lugar nenhum.

Detalhe que esse outro veio me judiar por achar que meus desenhos são uma droga, tudo bem que ele não gostasse, é natural que as pessoas sejam diferentes e livres, mas precisava me clonar, difamar e plagiar somente por não gostar do que faço?

Resolvi começar pelas pessoas que servem para menos coisa do que nada por considerar mais forte para o debate, mas, agora, vamos às pessoas que servem para nos ajudar a crescer espiritualmente:

A Núbia e Daniele são minhas amigas do Yahoo! Respostas, a primeira está comigo no Facebook desde julho de 2008 e a segunda desde dezembro de 2009, para não dizer que não é tão pouco tempo. Sempre fui de me abrir bastante com elas em particular e elas também já o fizeram muito comigo.

Só que eu não havia contado a nenhuma das duas que tenho síndrome de Asperger, algo que a Núbia descobriu através de um portal de notícias gerenciado por uma amiga em comum, escritora, jornalista e colunista que trata de temas bem incomuns, peculiares e singulares. Pois muito bem, a Núbia compartilhou uma postagem mencionando minha pessoa como artista com síndrome de Asperger e a Daniele, que leu o que ela escreveu aproveitou para também me elogiar.

E como boas ações não devem ficar sem recompensa, decidi fazer uma versão em desenho delas: as personagens Núbia e Daniele, nomes artísticos: Nubibella e Daniarte, introduzidas na edição especial As Novas Tiras Cômicas, Charges e Cartuns de Albert & Einstein e Sua Turma, Volume 2.

Já sabia que elas me autorizariam a publicar suas contrapartes em desenho em jornais, revistas e livros desde o começo, mas pedi a autorização ainda assim para evitar que algum ser totalmente parvo e tosco me enchesse a paciência dizendo que seria denunciado, processado e preso por fazer desenhos horríveis das duas. Se alguém aqui as conhece, pergunte-as se é mentira que elas gostam de meus desenhos e fim de papo.

Bônus VI – Ajudando Alguém até que Ponto?

Às vezes, eu me pergunto até que ponto sou necessário e relevante para ajudar aos outros.

Por exemplo, respondi à seguinte pergunta lá no Yahoo! Respostas: https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20170126173431AAjVDzl.

Fiquei muito triste não porque perdi a melhor resposta para alguém que não ajudou em nada, mas sim porque a autora da pergunta não leu minha resposta!

Uma pena isso, já que estamos com o mesmo problema, minha solução foi a ideal!

E o pior foi que também já experimentei falar com ela através do próprio Wattpad e Facebook e nada feito!

Só que uma coisa, já é certa: não respondo mais a essa usuária!

A propósito: as revistas Albert & Einstein e Metarfos e Samambaia no Mundo Real, Os Defensores Espaciais – Uma Invasão Alienígena Bem Sinistra e Os Defensores Espaciais 1 – Levando o Treinamento Adiante já não estão mais suspensas, já arranjei dinheiro para comprar os filmes A Rosa Púrpura do Cairo, Os Sete Samurais e Sete Homens e Um Destino (filme de 1960), pois, conforme comentado em anterior, o primeiro filme se parece com o primeiro projeto e ambos os últimos filmes se parecem com o segundo projeto.


Fui dar a mesma dica à usuária Alguém, da pergunta acima, para que assistisse a, pelo menos, duas ou três temporadas da série de TV Lost para escrever seu livro, Perdidos, além de explicar que os autores da série não possuem a exclusividade e titularidade do nome da obra, mas foi em vão.

Meu Currículo e Histórico como Artista Multimídia.

Sávio Christi, desenhista, escritor, pintor, roteirista, compositor e poeta (geralmente) e montador, escultor e fotógrafo (ocasionalmente) com ideias bem inovadoras e revolucionárias e uma visão de mundo própria, fluente em inglês e espanhol, nascido em Brasília e radicado em Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Principais criações: a dupla nonsense Albert & Einstein (conhecida também como a Dupla do Barulho) (em quadrinhos e desde 1994), a equipe de patrulheiros espaciais os Amigos do Universo (conhecida também como os Detetives Espaciais) (em quadrinhos e desde 2003) e a banda musical os Romanoz (conhecida também como a Maior Banda Musical do Pedaço) (em livros e desde 2006).

Projeto mais relevante: coletânea As Novas Tiras Cômicas, Charges e Cartuns de Albert & Einstein e Sua Turma (de 2017), contendo nove volumes e o objetivo de não estimular e incentivar a violação de direitos autorais, o conteúdo politicamente incorreto e o tema clichê demais. Ainda contém os três tipos de tirinhas: as tiras diárias, as pranchas dominicais e as yonkomas, estas últimas de origem japonesa, sendo que as mais recentes representam os movimentos artísticos do amerimanga, de la nouvelle manga e do americanime, além de algumas tirinhas, charges e cartuns em cores e não humorísticos.

Não faço nenhum tipo de colaboração e parceria com autores e empresas totalmente desconhecidas de outros estados da federação ou países e territórios, favor não insistirem! Ainda estou pegando bem leve, se a vida já é pesada demais!

Minhas Referências Adicionais, Parte 1 de 3.

Citações favoritas: "Não é quem eu sou por dentro e sim o que eu faço é que me define.", "O que importa são as ações." e "Ei! Olhe aqui, Grisly Adams, eu não sei como funciona no mundo imortal, mas seu pai, ele é seu filho, e mesmo se você bani-lo, ele ainda vai ser seu filho. Nada, neste universo é mais importante do que o seu relacionamento com sua família. Eu acho que é ainda mais importante para vocês. Você é como mil, ele é como oitocentos, você pode muito bem obtê-lo agora e desfrutar o resto da eternidade." (Batman Begins, V de Vingança e O Filho do Máskara, respectivamente, todos os filmes de 2005).

Filosofia de vida: "Não somos todos iguais, mas os direitos, deveres e razões devem ser, sim, certamente, se quem quer e precisa ser reconhecido, respeitado e valorizado como sendo anormal, esquisito e estranho, que respeite os outros como sendo diferentes, tendo em vista que o mundo seria um local completamente caótico, desgraçado e infame se todos tivessem exatamente a mesma opinião de tudo e todos e ninguém é dono da verdade absoluta neste plano espiritual!".

Minhas Referências Adicionais, Parte 2 de 3.
Familiares célebres e ilustres: Antonio Cintra (pintor e músico) (bisavô da parte de minha avó paterna), Antonio Christofoletti (geógrafo) (primo de terceiro grau paterno, primo distante da parte de meu avô paterno), João Figueiredo (geógrafo, político e militar) (primo distante da parte de minha avó materna), Lourival Antonio Cristofoletti (consultor, palestrante, professor universitário de Comportamento Empresarial do curso de Gestões Humanas das Faculdades Integradas Espírito-Santenses (FAESA), gestor empresarial, escritor e poeta) (pai), Joan Morais de Figueredo (terapeuta floral, radiestesista, escritora e poetisa) (mãe), Gerô (bancário da Caixa Econômica Federal, cineasta e músico) (segundo irmão mais velho), William Seven (ilusionista, palestrante, empresário e professor de Espanhol) (primo mais velho da parte de meu pai), Natalia Christofoletti Barrenha (jornalista e pesquisadora) (prima distante da parte de meu pai) e Rogério Christofoletti (escritor, colunista e professor e pesquisador do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)) (primo distante da parte de meu pai). Observação: pais que vivem cada qual na própria casa e com suas vidas independentes uma da outra.

Artistas de fora da família que mais admiro e aprecio seus trabalhos: Elza Filgueiras (gestora cultural, professora de Desenho Artístico, desenhista, escritora e pintora), Fábio Turbay (publicitário, desenhista, escritor e professor de Desenho de História em Quadrinhos) e Thereza Rodrigues (pedagoga e escritora) (meus três pilares das artes de meu estado da federação) e Mariana Caltabiano (desenhista, escritora, diretora e roteirista), Samara Souza (designer gráfica, designer de produto, desenhista e pintora) e Pamela Marins (professora de Artes particular e do Governo do Estado de São Paulo, designer gráfica, designer de produto, desenhista, roteirista, escritora e pintora) (meus três pilares das artes de outros estados da federação).

Minhas Referências Adicionais, Parte 3 de 3.
Autores do sobrenatural favoritos: O desenhista americano Joe Kelly (do romance gráfico Eu Mato Gigantes), os desenhistas e escritores japoneses Hiromoto e Shinichi (desenhistas), Rei Hiroe (desenhista), Samura e Hiroaki (desenhistas), Matsumoto e Jiro (desenhistas), Hokazono e Masaya (escritores), Kino e Hitoshi (escritores) e Terada e Katsuya (escritores) (do romance gráfico Manga of the Dead), o cineasta, escritor e roteirista americano George A. Romero e o desenhista croata Dalibor Talajic (do gibi Império dos Mortos: Segundo Ato), os escritores americanos Max Brooks (da série de livros Apocalipse Zumbi, que já contém cinco livros, sendo o quarto livro ainda inédito no Brasil) e Alma Katsu (da série de livros Ladrão de Almas, que já contém três livros, sendo o terceiro livro ainda inédito no Brasil), o desenhista brasileiro Ibraim Roberson (que trabalhou no terceiro livro da série de Max Brooks, sendo este em específico o único romance gráfico da série), os cineastas americanos para a maioria dos nomes e o cineasta brasileiro no caso do segundo nome Marc Foster (do filme Madrugada dos Mortos), Rodrigo Aragão (da série de filmes Mangue Negro, que já contém quatro filmes), Allan Ball (da série de TV True Blood), Frank Darabont (da série de TV The Walking Dead), David Erickson (da série de TV Fear the Walking Dead), Zack Snyder (do filme Guerra Mundial Z, baseado no segundo livro da série de Max Brooks), James Wan (da série de filmes Invocação do Mal, que já contém dois filmes), Rob Thomas e Diane Ruggiero-Wright (da série de TV iZombie), Christopher B. London (do filme Como Sobreviver a um Ataque Zumbi), Breck Eisner (do filme O Último Caçador de Bruxas) e Burr Steers (do filme Orgulho e Preconceito e Zumbi).










E-mails de contato pessoal: saviochristi@writeme.com, saviochristi1@ciudad.com.ar e saviochristi@mail.com, e-mail de contato profissional: saviochristi@outlook.com, Yahoo! Messenger, Google Hangouts, Skype e WhatsApp: saviochristi para os três primeiros e (03127) 99949-1883 para o último, perfil, página e grupos do Facebook:  Facebook: https://www.facebook.com/saviochristi, https://www.facebook.com/saviochristidivulgacao, https://www.facebook.com/caixaludica, https://www.facebook.com/anosluz, https://www.facebook.com/duasmaravilhosas, perfis do Twitter, Google+ e LinkedIn: https://www.twitter.com/saviochristi, https://plus.google.com/+saviochristi e https://www.linkedin.com/in/saviochristi1 e perfil do Yahoo! Respostas, canal do YouTube e blogs do Blogger e WordPress: https://br.answers.yahoo.com/activity/questions?show=DGZSLHEIJBALRYIBF6LXTXO5A4&t=g, https://www.youtube.com/channel/UCUfAyDekYHgGcho6RuZKAHw, https://saviochristi1.blogspot.com, https://saviochristi2.blogspot.com, https://saviochristi3.blogspot.com e https://saviochristi1.wordpress.com.


Meus Agradecimentos Pessoais, Parte de 2.

Agradecimentos especiais às Doutoras Daniela Reis e Silva e Vera Lúcia Taqueti Machado, a primeira psicóloga e a segunda homeopata e pediatra por sempre acreditarem, confiarem e deixarem em mim como amigo, artista, cidadão e ser humano.


Link para o livro Livro Os Torres 1 – Uma Família Bem Habitual (março de 2017): 

Nenhum comentário:

Postar um comentário