HSAMAblog

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Quando um tipo de gozação deve ser interpretado como um tipo de homenagem.

Na internet, dentre os inúmeros sites que vêm fazendo bastante sucesso, destacam-se o Porra, Mauricio! e Garfield Minus Garfield.

O site Porra, Mauricio! é de autoria do roteirista, assistente de direção e diretor de cinema brasileiro Fernando Marés de Souza, do jornalista, escritor, publicitário e roteirista brasileiro Pablo Peixoto e dos menos famosos brasileiros Rafael Monteiro e Renan Sampaio, eis o endereço: http://porramauricio.tumblr.com/.

E o site Garfield Minus Garfield é do gerente de tecnologia e artista visual irlandês Dan Walsh, eis o endereço: http://garfieldminusgarfield.net/.

No primeiro caso, podemos identificar as mensagens subliminares nas histórias da Turma da Mônica, e, no segundo caso, podemos reconhecer como o Jon Arbuckle, dono do Garfield é estúpido conversando com um gato que não pode respondê-lo, o que torna bem irônico o fato de ele (o Jon) praticamente conversar consigo mesmo nas histórias do Garfield.

Mauricio de Sousa e Jim Davis, em vez de denunciarem e processarem esses caras legalmente, preferiram agradecê-los, aplaudi-los, elogiá-los e parabenizá-los, vejam bem isso!

Eis o que eles responderam, respectivamente: "O estilo do autor, seu conhecimento do universo da Turma da Mônica, a força dos personagens e a atual irreverência que se permite na internet se juntaram... E não podiam dar em outra coisa." e "Fascinating and inspired thing to do." ("Fascinante e uma coisa cheia de inspiração a ser feita.").

E eu também não estou afirmando que eles deveriam denunciar e processar, mas sim que eles poderiam fazer isso se não gostassem do que foi feito com suas criações e eles gostaram bastante na realidade! Os caras do Porra, Mauricio! até  postaram em seu site: "E que fique bem claro: nós amamos o Mauricio!" e "
O sucesso é o reconhecimento de muito trabalho e dedicação. Do Mauricio e sua turma, claro, nós só tiramos os quadros do contexto, fazemos uma interpretação maliciosa e emendamos uns palavrões. Na verdade, eu fico mesmo surpreso que alguém ache graça.".

Ambos os sites até foram parar lá na Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Porra_Mauricio!

Uma pena que eu mesmo não possa fazer igual coisa, já que em meu caso, ainda não sou tão famoso quanto os outros dois, e, além disso, andam usando meus desenhos e pinturas sem me avisarem, creditarem e pagarem para produzirem canecas, almofadas, camisetas e nécessaires, além de, também, criarem perfis nas redes sociais se passando por muitas de minhas criações e mim mesmo como se fossem os próprios autores do que faço ou se o que faço fossem nomes de pessoas reais, isso sem esquecer que andam me chamando de louco, psicopata, retardado, gay e plagiador e me dizendo que meus desenhos são de crianças, que crianças desenham bem melhor e que devo ir preso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário