sábado, 11 de novembro de 2017

Diferenças entre realismo de artes plásticas e artes visuais e realismo de literatura.

Influenciado pelas teorias materialistas, o realismo surgiu na Europa, na segunda metade do século XIX. No Brasil, seu principal representante foi o escritor Machado de Assis. O marco do realismo na Europa foi registrado em 1857, com a publicação do romance Madame Bovary, do escritor francês Gustave Flaubert.

O realismo de artes plásticas e artes visuais é diferente do realismo de literatura, ainda que sejam o mesmo movimento artístico realmente.

Realismo de artes plásticas e artes visuais: retrata as coisas como elas são na realidade por meio de imagens. Isso inclui a miséria e a pobreza, os horrores da guerra e nudez do corpo humano. Realismo ou desenho realista são nomes equivocados para o desenho mais próximo de pessoas, lugares e coisas reais, desenho este que, por sinal, pode muito bem disfarçar um pouco de como a pessoa é realmente para parecer mais bonita ou menos feia (assim como, por exemplo, diminuir as sobrancelhas enormes de alguém). O nome desse estilo de desenho é, na realidade, naturalismo ou desenho básico. O realismo de artes plásticas e artes visuais inclui artes como desenho, pintura e escultura. Alguns artistas plásticos e artistas visuais do realismo incluem os franceses Gustave Courbet (pintor), Édouard Manet (pintor), Honoré Daumier (pintor, gravurista e caricaturista), Jean-François Millet (pintor), Théodore Rousseau (pintor paisagista), Jules Breton (pintor e poeta), Jean-Baptiste Camille Corot (pintor realista) e Auguste Rodin. Outros nomes incluem os brasileiros Georg Grimm, Modesto Brocos, Benedito Calixto Castagneto, Clóvis Graciano (paisagistas) e Candido Portinari (pintor).

Realismo de literatura: retrata as revoltas sociais e de insatisfação política, tendo sido fortemente influenciado por temas como o socialismo e o nacionalismo, bem como pela Revolução Industrial, esta última surgida na Inglaterra. Alguns escritores do realismo incluem Augusto Comte (francês), Karl Marx (alemão), Émile Durkheim (francês), Max Weber (alemão) e Gustave Flaubert (francês). Outros nomes incluem os brasileiros Machado de Assis, Arthur Azevedo e Aluísio de Azevedo, este último irmão mais novo do anterior. Segundo o filósofo americano Hilary Putnam, o realismo de literatura se divide em três tipos: materialismo, metafísica e convergência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário