Diferenças entre deísta,
teísta, panteísta, ateu, agnóstico e cético, 2ª. edição.
Deísta: acredita em Deus e em
milagres e revelações espirituais.
Teísta: acredita em Deus, mas não
em milagres e revelações espirituais.
Panteísta: acredita em Deus como
o centro do universo, tratando Deus como uma parcialidade do próprio universo.
Ateu: não acredita em Deus e o
motivo varia entre um e outro ateu.
Agnóstico: não acredita em Deus
até que lhe convençam do contrário por não possuir conhecimento suficiente,
possuindo também muitas incertezas.
Cético: não acredita em pessoas,
lugares e coisas que não pode ver, não se destinando exclusivamente à religião.
Correlações entre artes e história, parte 1 de 3, 2ª. edição.
Correlações entre artes e história, parte 1 de 3, 2ª. edição.
As pinturas rupestres (conhecidas
também como arte rupestre e que foram as primeiras tentativas de se unir textos
e imagens para se narrar algo, sendo tidas, portanto, como os primórdios das
histórias em quadrinhos) surgiram no Período Neolítico da Idade da Pedra em
4000.000 a.C.. É aí que se inicia a história da arte. Rupestre significa
rochoso (a), das rochas.
Inspirada pelas pinturas
rupestres, surgiu a primeira tirinha, presumidamente, na década de 1890. O caso
é que não se sabe, de fato, qual foi a primeira, havendo três candidatas: The
Yellow Kid (que teria saído em qualquer um dos anos consecutivos entre 1894
e 1897), Os Sobrinhos do Capitão (The Katzenjammer Kids ou The
Captain and The Kids, que teria saído em 1897 também) e Comic Cuts
(que teria saído em 1890 já em um gibi, ou seja, não passou por nenhum jornal
antes). Por outro lado, a primeira tirinha para adultos teria sido Krazy Kat
(que teria saído em 1913). A primeira tirinha não foi a primeira história em
quadrinhos, vide as próprias pinturas rupestres, as primeiras charges e os
primeiros cartuns.
As primeiras charges e os
primeiros cartuns (considerando que as charges e os cartuns também são
histórias em quadrinhos, já que são narradas em formas de quadros, possuem
personagens estáticas e as falas, pensamentos e cantorias (algumas histórias em
quadrinhos contêm uma ou mais músicas) são feitas através de balões) surgiram
em 1801 e 1841, respectivamente. A charge surgiu como manifestação política
contra a realeza da França e o cartum surgiu em um concurso de desenho
organizado pela realeza da França.
Correlações entre artes e história, parte 2 de 3, 2ª. edição.
Correlações entre artes e história, parte 2 de 3, 2ª. edição.
Manifestações como o
renascentismo, cubismo, expressionismo e surrealismo são movimentos artísticos
e históricos ao mesmo tempo, já que foram ambientados em períodos específicos
da história e causaram algum tipo de impacto nas artes visuais, na literatura e
na poesia no mundo inteiro. A poesia, embora seja, tecnicamente falando, um
subgênero da literatura, possui características próprias que a tornam
extremamente marcante e independente. Assim como a literatura, embora seja,
tecnicamente falando, uma das muitas artes visuais (conhecidas no passado como
artes plásticas), também é considerada muito mais como algo à parte.
O Drácula foi criado em 1897 em
cima de uma figura histórica, Vlad Tepes III, conhecido também como Príncipe da
Valáquia, Vlad, o Empalador, Vlad III Draculea (grafado também como
Drakulya) ou Vladislav "Vlad" Țepeș. Seu pai, Vlad II pertencia à Ordem dos
Dragões (Draculs), onde dracul significa filho do dragão em romeno. Isso
é muito bem explicado no livro O Historiador (o segundo da Trilogia Drácula,
lançado entre o livro original (Drácula) e Drácula, o Morto-Vivo). O primeiro
livro é de autoria Bram Stoker, o segundo (de 2005) é de autoria de Elizabeth
Kostova e o terceiro (de 2009) é de autoria de Dacre Stoker e Ian Holt, ambos
os últimos, respectivamente, sobrinho-bisneto e historiador de Bram Stoker.
Determinados chargistas fazem
charges políticas (a política faz parte da história antiga ou atual de um país
ou território, sendo que o Brasil, os Estados Unidos e a Argentina são grandes
e ótimos exemplos disso). No Brasil, destacam-se como chargistas políticos
Ziraldo e os irmãos gêmeos Paulo Caruso e Chico Caruso, este último pai do
artista multimídia Fernando Caruso (bastante famoso como profissional de
audiovisual).
Correlações entre artes e história, parte 3 de 3, 2ª. edição.
Correlações entre artes e história, parte 3 de 3, 2ª. edição.
Monumentos como a Torre de Pisa,
o Coliseu, a Torre Eiffel e o Arco do Triunfo são obras artísticas que
representam contextos históricos. Isso também faz parte da história da arte.
A história é relatada em muitos
livros (há quem trate a literatura como não sendo arte, o que está errado, já
que as artes expressam e transmitem pensamentos e sentimentos. O que significa
que a poesia, e, até mesmo, o roteiro (que é o nome dado ao texto que compõe uma história em quadrinhos ou produção
audiovisual) também é arte. Também há histórias em quadrinhos, livros e filmes
com histórias narradas partindo de fatos e eventos históricos. Em inglês,
história verídica é history e história inventada é story, já em
português e em espanhol, ambas são história (historia em espanhol). No
caso, o estrangeirismo estória (estoria em espanhol) já foi abolido de
vez.
Artes que também são esportes
como o balé, a capoeira e a ginástica rítmica têm origens históricas (artes por serem manifestações culturais que expressam e transmitem
pensamentos e sentimentos, bem como esportes por fazerem com que o corpo se
exercite e se movimente bastante).
Estilos de desenho como a
caricatura, o realismo e o design também surgiram em períodos históricos. O
estilo de desenho realismo é diretamente derivado do movimento artístico
original, que também inclui outras artes visuais, a literatura e a poesia,
seguindo o exemplo dos outros movimentos artísticos e históricos já
mencionados, bem como de muitos outros (são tantos que nem dá para listar
todos). Não confundir realismo com naturalismo e vice-versa, sendo que o
naturalismo original também inspirou um estilo de desenho. Além disso, embora o
design seja muito mais técnico do que artístico, a arte exige técnica; e;
igualmente, a técnica exige arte. E válido de curiosidade, a mistura entre a
caricatura e o realismo resulta na caricatura realista.
(Quem souber de mais
exemplos de correlações entre artes e história, pode me passar por e-mail que
será creditado (a) na próxima edição deste artigo: saviochristi@writeme.com, saviochristi1@ciudad.com.ar e saviochristi@mail.com)
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