Bem, recebi de presente de um casal de amigos o famoso livro que cruza os universos da Turma da Mônica e da Turma do Menino Maluquinho, sobre o qual resolvi fazer uma resenha crítica (eu já tinha feito algumas resenhas críticas de quadrinhos e de filmes, mas não de livros).
Inspirado pelos livros A Montanha Encantada e A Fantástica Fábrica de Chocolate, o livro mostra a Mônica e o Menino Maluquinho ganhando seus bilhetes dourados que lhe permitem conhecer a Montanha Mágica com quatro amigos cada. A Mônica leva seus melhores amigos: o Cebolinha, o Cascão, a Magali e o Franjinha, que leva o Bidu consigo. Já o Menino Maluquinho, por sua vez, decide fazer um sorteio para escolher seus quatro amigos: a Julieta, o Bocão, o Junim e o Lúcio. A Turma da Mônica vai com o pai dela, ao passo que a Turma do Menino Maluquinho vai com o avô dele. Durante o encontro, as duas turmas selam uma amizade eterna, com direito a um final bem impressionante e surpreendente.
A trama em si é bem criativa, divertida e inteligente; só que contém alguns erros de português, incluindo erros de conjugação verbal, verbos e pronomes pessoais na ordem trocada e pleonasmos viciosos misturando palavras que indicam propriedade. Por isso e por eu considerar e estimar que as biografias dos autores (o escritor Manuel Filho e os próprios Mauricio de Sousa e Ziraldo) deixaram bem a desejar, minha nota para o livro em si é 4 em uma escala de 0 a 5 (0 = inclassificável, 1 = péssimo, 2 = ruim, 3 = regular, 4 = bom e 5 = ótimo).
Endereços das imagens: https://www.saraiva.com.br/mmmmm-monica-e-menino-maluquinho-na-montanha-magica-10283700.html, https://www.omelete.com.br/turma-da-monica/turma-da-monica-e-menino-maluquinho-se-encontram-em-primeira-imagem e https://paginacinco.blogosfera.uol.com.br/2018/08/04/ziraldo-e-mauricio-juntos-arrancam-aquele-sorriso-bobo-de-qualquer-marmanjo/.
Nenhum comentário:
Postar um comentário