domingo, 6 de novembro de 2022

Cartum/cartune "Cátia, a Fantasma: Quem Entende Essa Gente?"

 


Um cartum (Brasil), (cartune, Portugal e Angola), com a personagem Cátia, a Fantasma, da série de histórias em quadrinhos (Brasil), (bandas desenhadas, Portugal e Angola) "Albert & Einstein e Sua Turma"!

A personagem tem algumas influências do Gasparzinho, do Penadinho e do Polterguy (este último personagem do clássico Mega Drive); além de memórias, sonhos, visão de mundo e personalidade minhas também!

Ela mesma é inumana, e não deve ser confundida com desumana!

Inumano(a) = quem não é da espécie ou raça humana (eis alguns exemplos: animal, robô, alienígena, mutante, divindade, feiticeiro, ou, como é o caso de Cátia, entidade pós-existencial).

Desumano(a) = quem possui e pratica a desumanidade, que precisa de humanismo, que não parece pertencer à humanidade.

Isso é, falo em português... pois, em inglês, qualquer uma das duas palavras é "inhuman"... e, em espanhol, qualquer uma é "inhumano(a)"! Obs.: letra "H" muda nos dois casos!

Gosto de usar a personagem Cátia para reflexões filosóficas... até tenho vontade de usá-la para fazer páginas bem humorísticas... porém, parece que ela mesma surgiu para fazer páginas bem sérias!

E eu também acho que o ponto forte da personagem é o de buscar absorver e partilhar aprendizados... é uma das poucas e raras figuras de "Albert & Einstein e Sua Turma" que não flui em páginas bem engraçadas na realidade!

Cátia tem muitos amigos humanos e tantos outros amigos inumanos... partiu em um "acidente de carro" (gerado por alguns "humanos", os quais ela mesma fez questão de perdoar de prontidão)!

Primeira vez que fiz e usei a personagem, acho que já faz um bom tempo... foi em 2000, e não pensei que fosse render tantos e tão bons resultados desde que escolhi investir nela bem mais e melhor!

Dribbble
e DeviantArt de "Albert & Einstein e Sua Turma", de "Nina e Zoca", de "O Curioso Mundo de Lala e Lila, as Gêmeas" e de "Dizete e Mazoto": https://dribbble.com/saviochristi/ e https://deviantart.com/saviochristi3/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário