HSAMAblog

segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Livro Os Machado e os Gomes: Duas Famílias Fora do Normal

Créditos

Copyright © Sávio Christi 2024.

Título: Os Machado e os Gomes: Duas Famílias Fora do Normal
Autor: Sávio Christi
Colaboração: Marihá Barbosa e Castro, Hairan Zuchelli e Anne Barbosa e Castro
Revisão e edição de texto: Sávio Christi
Revisão de texto fin
al: Marihá Barbosa e Castro e Naira Souza
Diagramação: A definir...
Capa: A definir...

Christi, Sávio

Dedicatória
A meus pais (Lourival Antonio Cristofoletti e Joan Morais de Figueredo) e a Marihá Barbosa e Castro, Hairan Zuchelli e Anne Barbosa e Castro (que me cederam gentilmente seus direitos de nomes para alguns dos capítulos).

Apresentação do autor / Author presentation / Presentación del autor

Sávio Christi é ilustrador, quadrinista (Brasil), (banda desenhista - Portugal e Angola), escritor, pintor, letrista e poeta brasileiro. Natural de Brasília e, desde 29/12/1992, residente em Vitória (ES).

Gosta de criar histórias em quadrinhos (Brasil), (bandas desenhadas - Portugal e Angola) e livros de comédia dramática, pastelão e maluca.

Também gosta bastante de se inspirar em suas amigas, Marihá Barbosa e Castro, Hairan Zuchelli e Anne Barbosa e Castro, para fazer muitos de seus trabalhos.

Autor das séries de histórias em quadrinhos/bandas desenhadas "Albert & Einstein e Sua Turma", "Nina e Zoca", "O Curioso Mundo de Lala e Lila, as Gêmeas" (Brasil), ("O Curioso Mundo de Lala e Lila, as Gémeas" - Portugal e Angola), "Dizete e Mazoto" e "O Detetive James Holmes Entra em Ação" e do "Universo Literário Abrangente".

Seu trabalho é bem diferente, interessante, rico e único. Sem violação de direitos autorais, conteúdo politicamente incorreto e tema clichê demais.

___

Sávio Christi is a Brazilian illustrator, cartoonist, writer, painter, lyricist, and poet. Native from Brasília and, since 12/29/1992, resident in Vitória (Espírito Santo).

He likes to make comics and books of dramatic, slapstick, and screwball comedy.

He also likes to be inspired a lot in his female friends, Marihá Barbosa e Castro, Hairan Zuchelli, and Anne Barbosa e Castro, to make many of his works.

Author of the comic series "Albert & Einstein and Their Gang", "Nina and Zoca", "The Curious World of Lala and Lila, the Twins", "Dizete and Mazoto", and "Detective James Holmes Goes in Action", and of the "Comprehensive Literary Universe".

His work is very different, interesting, rich, and unique. No copyright infringement, politically incorrect content, and too cliché theme.

___

Sávio Christi es ilustrador, historietista,escritor, pintor, letrista y poeta brasileño. Natural de Brasilia y, desde 12/29/1992, residente en Vitória (Espírito Santo).

Le gusta mucho hacer historietas y libros de comedia dramática, bufonada y loca.

También le gusta mucho inspirarse en sus amigas, Marihá Barbosa e Castro, Hairan Zuchelli y Anne Barbosa e Castro, para hacer muchos de sus trabajos.

Autor de las series de historietas "Albert & Einstein y su pandilla", "Nina y Zoca", "El curioso mundo de Lala y Lila, las Gemelas" "Dizete y Mazoto" e "El Detective James Holmes entra en acción" y del "Universo literario integral".

Su trabajo es muy diferente, interesante, rico y único. Sin infracción dederechos de autor, contenido políticamente incorrecto y tema demasiado cliché.

Capítulo O: Introdução
Gênero do livro: Comédia Dramática, Pastelão e Maluca.

Principais personagens: os Machado (o casal; Seu Henrique e Dona Adélia e os filhos; Lara, Josiane e Romero), os Gomes (o casal; Seu Renato e Dona Armelina e os filhos; Eriberto e Cecília), os Cunha (o casal; Seu Reinaldo e Dona Tássia e os filhos; Marlene e Adalberto) e Bertoldo Martins (o perigoso e fugitivo bandido).

Descrição: Henrique Machado e Renato Gomes se conhecem desde que eram crianças, se reencontrando de volta após adultos. Quando as famílias de ambos se reúnem, surgem muitos problemas, confusões e encrencas. Também tem a família de Reinaldo Cunha, amigo em comum de Henrique e de Renato. E as famílias ainda têm de aguentar Bertoldo Martins, um perigoso e fugitivo bandido.

Aparições especiais:

Marihá Barbosa e Castro, do mundo real e dos eventos de anime de Vitória, Vila Velha e Serra (ES). Aparece como ela mesma. Direitos de nome gentilmente cedidos para essa coletânea de contos.

Hairan Zuchelli, do mundo real e dos eventos de anime de Vitória, Vila Velha e Serra (ES). Aparece como ela mesma. Direitos de nome gentilmente cedidos para essa coletânea de contos.

Anne Barbosa e Castro, do mundo real e dos eventos de anime de Vitória, Vila Velha e Serra (ES). Aparece como ela mesma. Direitos de nome gentilmente cedidos para essa coletânea de contos.

Prólogo
23 de fevereiro de 1990... 
 "CENTRO EDUCACIONAL CONHECIMENTO IMPLANTADO" 
 "CLASSE DA PROFESSORA BERENICE" 
— Bem, turma, deem as boas vindas a nosso novo aluno: Henrique Machado! — diz a Professora Berenice, mostrando o novato.
 "PLAC! PLAC! PLAC!" — a classe aplaude.
— Cara, seja muitíssimo bem-vindo a nossa sala de aula... sou Renato Gomes! 
— cumprimenta e se apresenta outro aluno.
Henrique estende a mão para Renato, quem corresponde prontamente.
Todos sorriem.
— Acho que os dois ainda serão grandes amigos... que tal? — sugere a Professora Berenice.
Ambos fazem que sim com as cabeças enquanto sorriem e a Professora Berenice sorri de volta enquanto posiciona as próprias mãos uma encostada na outra.
Vinte anos mais tarde...
 "CASA DE HENRIQUE MACHADO" 
— Fico bem feliz que você tenha se mudado para minha humilde vizinhança, meu caríssimo Henrique! — diz Seu Renato.
— Pois é, meu amigão Renato... a vida nos reserva esse tipo de coisa! Não é verdade isso? 
— responde Seu Henrique, pondo a mão no ombro de Seu Renato.
Ambos sorriem mutuamente e se abraçam.

Capítulo I: Grandes Amigos Não Vivem Brigados!

Nos dias atuais...
 "CASA DOS MACHADO" 
— Querido, você não está sendo por demais infantil com a questão toda? Já está há oito dias consecutivos sem conversar com Renato... vá até a casa dele resolver de vez tudo! Viu? — fala Dona Adélia.
— Você sabe perfeitamente bem que já falei para esse cidadão aí, que você menciona que não é para ele tomar nada em minha caneca favorita... eu a ganhei em uma promoção... e isso quando eu tinha 18 anos de idade! Valeu?
 "CASA DOS GOMES" 
Mas para que você foi tomar café na caneca favorita de Henrique? Se ele já disse várias e várias vezes que é para você tomar em um dos copos de porcelana... não entendo isso! — diz Dona Armelina.
— Esse cara aí, de quem você fala, ele é fresco demais! Qual o crime? Qual o pecado em se tomar alguma coisa na caneca favorita de outra pessoa?
 "CASA DOS MACHADO" 
— Tudo bem, tudo bem... irei pedir desculpas a Renato... porém, espero que ele nunca mais apronte nada comigo!
 "CASA DOS GOMES" 
— Beleza então... irei agora mesmo me desculpar com Henrique... só torço para que o cara não fique mais bolado com um assunto tão besta assim!
 "DELEGACIA DE POLÍCIA" 
— Assim, não dá... nós temos recebido inúmeras queixas de pessoas roubadas por Bertoldo Martins! Como é que esse cara sempre foge? — pergunta o Delegado, todo nervoso.
— Não será o caso de revisarmos o nível de segurança da Delegacia, Senhor Delegado? — pergunta o policial (1).
— E quem garante que o marginal não voltará a passar por cima de nós? — questiona o Delegado, puxando uma cadeira para se sentar.
 "CERCA DO QUINTAL QUE FAZ A DIVISA ENTRE AS CASAS DOS MACHADO E DOS GOMES" 
— Renato, sinto muito por tê-lo destratado daquela forma... não é assim que se trata um grande amigo! Você me perdoa?
— Henrique, sim, sim... perdoo! E você? Também me perdoa por ter insistido em tomar café em sua caneca favorita mais uma vez? E então?
Ambos apertam as mãos e, em seguida, Dona Adélia e Dona Armelina sorriem mutuamente.

Capítulo II: Quando a Vizinhança É Sumariamente Invadida!
 "CASA DOS MACHADO" 
— Querido, estou preocupada... passou agora, no noticiário televisivo, falando que um bandido, chamado Bertoldo Martins está à solta por aí! O Delegado já fez de tudo para manter o sujeito preso... mas ele sempre escapa! E se vier parar em nossa vizinhança? — pergunta Dona Adélia.
— Ah, querida... a chance de esse cara aí vir parar em nosso bairro é de um em um milhão... a área aqui é tão pequena! O que esse moço fará por aqui? Isso não tem nenhum tipo de graça, lógica e sentido! — responde Seu Henrique.
— Pai, você ficou de me dar uma boneca de presente de aniversário... e eu ainda não a recebi! Você não é um homem de palavra? — pergunta Lara.
— Filha, sei que você fez aniversário há três dias... e não me esqueci! Mas é porque a grana anda apertada, sabe?
— Ah, você sempre usa a mesma desculpa esfarrapada! Pois vive comprando presentes para a mãe... até quando ela nem precisa! Por que eu não posso ganhar alguma coisa também? Hein?
— Querido, não vá... por favor! E se o bandido aparecer aqui? Como faremos?
— Já falei: esse homem não virá aqui... e pronto! Por que você nunca entende as coisas que falo de verdade?
— Pois eu acho que você deve dar ouvidos a Adélia... ela tem muita experiência! E você é sempre extremamente teimoso... ou é mentira minha? — pergunta Seu Renato, que acaba de entrar.
— Ah, não... detesto bajulação! Vocês sempre planejando contra mim... não é verdade isso? — protesta Seu Henrique.
— Você anda assistindo a filmes demais, Henrique... é naqueles filmes todos, que você gosta tanto assim de assistir que as pessoas conspiram e tramam contra as que são mais próximas a elas! E o que você ganha assistindo a essas coisas? — pergunta Dona Armelina.
 "CASA DOS CUNHA" 
— Querido, sugiro que você não vá trabalhar hoje... ligue para a empresa e explique que estamos todos com medo do tal bandido! Daí, diga que você faz hora extra depois! O que acha de minha ideia? — propõe Dona Tássia.
— Querida, o problema é que o patrão já está cansado disso... ele acha que é tudo conversa mole de minha parte! Diz que já faltei demais por motivos de comodidade, conveniência e oportunismo... o que eu faço? — pergunta Seu Reinaldo.
 "TRRRRIIIIMMMM!" 
— toca o telefone na casa dos Cunha.
— Eu atendo! — diz Seu Reinaldo.
— Querido, não... pode ser o tal perigoso e fugitivo! Você não tem preparo para lidar com esse tipo de situação, sabe? — responde Dona Tássia.
— Besteira isso... pode deixar: eu mesmo resolvo isso!
— Alô? Quem é?
— Oi, Reinaldo, tudo bom? Sou eu, Adélia... está tudo bem com você e com Tássia?
— Ah, oi, Adélia! Mais ou menos... Tássia está querendo me convencer a faltar ao trabalho hoje... sabe como é: ela tem medo excessivo do criminoso do noticiário... porém, o patrão já me disse que, se eu ficar faltando sem parar, estarei na rua! O que eu falo para ela?
— O emprego, você arruma outro depois... ou, até mesmo, um negócio próprio! Só que e se vocês todos forem mortos? Quem devolve suas vidas? — engrossa Dona Adélia.
 "CASA DOS MACHADO" 
— Pai, ou você me dá a boneca que lhe pedi ou eu direi para todas as minhas amigas que meu pai é um homem que sempre promete e nunca cumpre! — exige Lara.
— Mas Lara, filha... não dá para comprar agora! E outra coisa: você já não tem tantas bonecas?
— Temos um pai que não honra a própria palavra! — diz Josiane.
— Puxou ao vô... bem que tem gente que diz por aí que, em muitas famílias, pai e filho se merecem! E aí? — acusa Romero.
— Crianças, deixem seu avô de fora dessa... ele nem está presente para se defender! E, também, meu pai sempre foi um homem de palavra, viram?
Lara, Josiane e Romero fazem umas caras bem feias.
 "TOC! TOC!" 
— alguém bate na porta.
— Não é para ninguém abrir... e isso é uma ordem! Beleza? — exige Dona Adélia.
— Acho que são Reinaldo e Tássia... eles ficaram de vir aqui hoje! Só um instante! — diz Seu Henrique.
— Não adianta, crianças... seu pai é teimoso feito uma mula! O que eu posso fazer com ele? — lamenta Dona Adélia.
— Já vai, amigo! — fala Seu Henrique, abrindo a porta de entrada da casa.
De repente, alguém aponta uma arma para Seu Henrique, deixando todos na casa bem apavorados.
— Muitíssimo obrigado por me chamar de amigo... não sabia que temos essa intimidade toda no caso! E, já que é assim, o amigo pode me passar todos os bens de valor da casa? — ironiza Bertoldo.
— Falei para não abrir a porta! — insiste Dona Adélia.
— Silêncio... ou todos morrem na mesma hora! Estão sabendo? — ameaça Bertoldo, pegando uma segunda arma no bolso.
Todos na casa ficam boquiabertos.

Capítulo III: Indo pela Primeira Vez a um Evento de Anime! 
— É por culpa de maníacos por armas como você que o Universo anda decadente, seu bandido! — diz Lara.
— Lara, silêncio! — pedem Seu Henrique e Dona Adélia.
— Ué, mas Lara só falou a verdade! — dizem Josiane e Romero.
— Meu nome é Bertoldo Martins... e eu avisei: silêncio ou todos morrem! Preparados? — informa Bertoldo, já no ponto de disparar o gatilho.
Todos na casa se apavoram em definitivo.
 "ZUP!" 
— alguém abaixa as calças de Bertoldo.
— Ei... mas que palhaçada é essa agora? — pergunta Bertoldo, todo furioso, indignado e revoltado.
— UARRARRARRARRARRARRARRARRÁ! — riem Lara, Josiane e Romero.
— Lara, Josiane e Romero... parem com isso agora mesmo! Está bem assim na realidade? — exige Dona Adélia.
— Mas mãe... é tão engraçado! — respondem Lara, Josiane e Romero.
Seu Henrique e Dona Adélia fazem umas caras bem ranzinzas.
Bertoldo vira o rosto para ver quem lhe puxou as calças, sem perceber que suas armas caíram no chão.
 "SOC!" 
— Bertoldo leva um murro, bem no meio de sua face.
— A cavalaria chegou, galera! — comunica Seu Reinaldo, acompanhado de Dona Tássia, de Marlene e de Adalberto.
Todos sorriem.
Meia hora mais tarde...
— Prontinho... o infeliz agora está devidamente amarrado! — diz Seu Renato, terminando de dar o último laço na corda, para prender Bertoldo.
— Ei, pessoal, passou agora uma novidade na televisão! — comunica Eriberto.
— Que novidade é essa, Eriberto? — pergunta Dona Tássia.
— Ah, mãe... passou um comercial, falando que, no próximo fim de semana, terá um evento de anime... o nome é Anime Fest! — responde Eriberto, todo contente.
— Sempre ouço falar nesses tais eventos... porém, nunca fui a um deles! Até parece mentira, não é? — responde Seu Renato.
— E o que acham de irmos todos juntos então? — propõe Cecília.
— Maravilhosa ideia, Cecília! — responde Dona Armelina.
Todos sorriem mutuamente.
— Acho que terei a chance de conhecer pessoalmente a cosplayer H-Sama (Hairan Zuchelli), do H-Sama Blog... ela também é youtuber, e tem um canal repleto de tutoriais sobre cosplay, moda, beleza, estilo de vida e artesanato! — exclama Lara.
Três horas mais tarde...
 "DELEGACIA DE POLÍCIA" 
— E você ficará bem quietinho na cela de volta, Senhor Bertoldo Martins! — ironiza o Delegado, colocando Bertoldo em seu devido lugar de novo.
Bertoldo faz uma cara toda invocada.
E chega o dia do evento...
 "ANIME FEST" 
— Oi, pessoal... sejam todos muitíssimo bem-vindos! Sou Marihá Barbosa e Castro, organizadora do Anime Fest! — cumprimenta Marihá, sorrindo.
Os Machado, os Gomes e os Cunha sorriem de volta.
— Ei... aquela lá é H-Sama! — aponta Lara.
— Vá lá falar com ela então, mana! — responde Romero.
Lara faz que sim com a cabeça, indo direto ao encontro de Hairan Zuchelli.
— Oi, minha linda! Tudo bom? — cumprimenta Hairan, sorrindo.
— H-Sama... é você mesma? Sabia que você é minha cosplayer favorita? Eu me amarrei naquele seu cosplay de Tempestade!
Hairan sorri para Lara.
— Pois é, minha mana Marihá... essa edição do Anime Fest está bastante movimentada! Não é verdade? — diz Anne Barbosa e Castro a Marihá, sorrindo.
— Isso aí, minha mana Anne! — responde Marihá, sorrindo.

Capítulo IV: Imprevistos no Evento!

— Ei, pai, tem um concurso de desenho, ali, na frente... será que posso participar— pergunta Romero, apontando para a área de desenho.
Seu Henrique faz que sim com a cabeça enquanto sorri, pelo que Romero sorri de volta ao pai.
— Vá lá, filhão!
— Valeu mesmo, querido pai!
— Muitíssimo grata pelas dicas todas, H-Sama... e você é uma gracinha! Viu? — agradece e elogia Lara.
— De nada... e muito sucesso para você, lindona! — responde Hairan, sorrindo.
Enquanto isso, em outra área do evento...
— E aí, mermão? Qualé? Vai encarar? — invoca um valentão, para cima de Eriberto.
— SOCORRO! ALGUÉM AQUI, AJUDE-ME! — clama Eriberto, já aos prantos.
— Ei, o que está havendo aqui? 
— pergunta Marihá, que chega acompanhada de Anne.
— É esse monstro... quer me bater! Eu não fiz nada contra ele, tá?
— Chegamos, filho! O que se passa agora? — pergunta Seu Renato, que vem acompanhado de Dona Armelina e dos outros dois casais.
— Um valentão está querendo acabar comigo!
— Garoto, cadê seus pais? Hein? — pergunta Dona Armelina.— Foram para casa... estou aqui, sozinho! Por quê? Algum problema? Hã?
— Esse tipo de coisa não é permitido no evento... você está expulso! Entendeu bem? — diz Marihá.
— Ah, qualé? Tem um monte de gente sem os pais aqui... por que eu não posso também?
— O que minha irmã quis dizer é que não é permitido intimidar os outros aqui! Deu para entender isso agora, garoto? — explica Anne, de braços cruzados.
Meia hora mais tarde...
— Vocês terão notícias minhas! Falou? — diz o valentão, de dentro do carro dos pais.
— Tem gente que não sabe se portar em público mesmo! — exclama Seu Renato.
— Pois é, querido... mas fazer o quê? Nem todo mundo tem educação! Não é verdade? — responde Dona Armelina.
— Não consigo encontrar minha boneca favorita! — clama Cecília.
— Mas vamos com calma, Cecília! Onde foi que você a viu pela última vez? — pergunta Seu Henrique.
— Foi próximo ao bebedouro! — responde Cecília, já ao ponto de choramingar em definitivo.
— Sua boneca será aquela? — pergunta Romero, apontando para a direita.
— Não! Outra garota pegou minha boneca!
— Nós vamos lá, resolver isso... e agora mesmo! Tudo bem, filha? — garante Seu Renato.
Cecília sorri.
— Ei, garota! Essa boneca é de nossa filha... será que pode devolvê-la? — aborda Dona Armelina.
— Ah, não é, não... ela estava largada, por lá, bem perto do bebedouro... e eu a encontrei! Logo, é minha! Estão sabendo?
— Minha boneca caiu no chão... e você ficou com ela sem permissão! Eu a quero de volta... você me entendeu?
— Não tem nome de ninguém na boneca... agora, vaze! Já cansou minha beleza... você entendeu?
Quarenta e cinco minutos mais tarde...
— Ufa! Tivemos de tascar o maior lero na garota... além de pagar R$300,00 a ela, para que entregasse a boneca! — diz Seu Renato, todo exausto.
— Isso o que eu chamo de lábia e suborno! — brinca Eriberto, rindo.
— Eriberto! Mas o que é isso? — surpreende-se Dona Armelina.
— Ué, mãe... pois não é bem assim que funciona no noticiário televisivo? — indaga Eriberto, ainda rindo.
Nove horas mais tarde...
— Ufa! Mas que dia... até que valeu a pena! Vocês não concordam? — comenta Seu Reinaldo, já todo suado.
— Foi bem puxado... porém, quero voltar mais vezes! Deu para cansar legal... e vamos que vamos, correto? — responde Dona Tássia.
Todos sorriem mutuamente.


Capítulo V: O Bandidão Retorna, sem Dó, Nem Piedade!
 (Começa em 06/12/2023...) 



Por trás de Marihá Barbosa e Castro, Hairan Zuchelli e Anne Barbosa e Castro

Revisão de texto (desta seção): Naira Souza

01) Marihá Barbosa e Castro: Professora de Língua Portuguesa, de Literatura e de Produção de Textos, revisora de textos e clarinetista, além de, ainda, organizadora dos extintos eventos de anime Japanime e Anime Fest, ambos de Vitória, Espírito Santo. Também gosta bastante de um jogo de cartas colecionáveis chamado Magic: The Gathering, que nós dois jogamos, sendo a organizadora dos torneios desse jogo em eventos que não sejam os dela. Às vezes, frequenta os eventos de forma bem mais convencional. Sua primeira aparição em um evento de anime do eixo Vitória, Vila Velha e Serra se deu em 2006, já a última se deu em 2012. Natural de Timóteo, Minas Gerais, e formada em Letras - Português e em Clarineta.

02) Hairan Zuchelli: Cosmaker, tradutora e modelo, conhece pessoalmente Marihá Barbosa e Castro desde 2006 e trabalha nos eventos de anime, seja fazendo cosplays, seja dando dicas de moda, seja como jurada das apresentações de cosplay. Também possui os próprios cosplays para se apresentar nos eventos do Brasil e dos Estados Unidos. Seu canal do YouTube, Hsama The Brazilian Baroness já tem mais de 18.000 inscritos, sendo o maior, melhor e mais completo canal sobre moda, beleza, estilo de vida, artesanato e cosplay. Sua primeira aparição em um evento de anime do eixo Vitória, Vila Velha e Serra se deu em 2002, já a última se deu em 2013. Natural do Rio de Janeiro (cidade) e formada em Moda e em Direito. Blog do Blogger, páginas do Facebook e canal do YouTube: https://h-sama.com, https://www.facebook.com/bloghsama, https://www.facebook.com/hsamaZuchelli, https://www.facebook.com/BrazilianBaroness e https://youtube.com/user/HSAMABLOG.

03) Anne Barbosa e Castro: arquiteta e irmã mais nova de Marihá Barbosa e Castro, também gosta dos eventos de anime. Guarda certas semelhanças físicas e psicológicas com a irmã mais velha. Sua primeira aparição em um evento de anime do eixo Vitória-Vila Velha-Serra se deu em 2006, já a última se deu em 2012. Natural de Timóteo, Minas Gerais, é formada em Arquitetura e Urbanismo.

Sobre o autor (por Marihá Barbosa e Castro, Hairan Zuchelli e Anne Barbosa e Castro)
Marihá Barbosa e Castro: "Conheci o Sávio Christi em eventos de anime, que ocorreram entre 2006 e 2012. Nessas ocasiões, já sabia que ele se interessava por cultura japonesa e fazia cosplay. Ao conhecê-lo melhor, descobri que o Sávio nutre interesse por diversos campos da arte: literatura, música e artes visuais. Mas o Sávio não é apenas um interessado: também é um produtor de arte! Ele escreveu inúmeras canções, poesias e histórias. Além disso, é ilustrador e se empenha também no ramo das caricaturas e das histórias em quadrinhos. Publicou, com incentivo da Lei Rubem Braga, as divertidas aventuras da dupla Albert & Einstein (história em quadrinhos) e tenho certeza de que ele ainda guarda muitas histórias na gaveta. Espero que consiga publicar mais ainda! Sávio é um artista extremamente produtivo e está sempre criando algo novo! Além disso, é uma pessoa adorável e que aprecia fazer amizades e compartilhar gentilmente seus desenhos e histórias. Infelizmente, há, ainda, no mundo, pessoas cuja visão de arte se prende ao ideal de pureza e beleza, do qual nossos modernistas tentaram nos livrar. Não há misericórdia na minha apreciação da arte do Sávio: eu a aprecio por tudo aquilo que ele expressa de inusitado, divertido, inesperado e interessante do universo que é a mente criativa do nosso querido artista Sávio Christi. Espero que ele consiga o reconhecimento que merece e que seja feliz fazendo o que gosta: ser artista. Sobre suas histórias, eu assino embaixo: são divertidíssimas! Vida longa ao Sávio Christi!" 

Hairan Zuchelli: "O Sávio Christi é meu amigão, ele é ótimo! Adoro seus cosplays, seus desenhos e suas histórias e curto seus vídeos, são muito legais e ele é muito carinhoso e lindo! Desejo a ele muitas felicidades e todo o sucesso do mundo!" 

Anne Barbosa e Castro: "Conheci o Sávio Christi através da minha irmã, sempre o achei uma pessoa muito gentil. O Sávio possui um traço único, é sempre muito fácil saber quando um desenho é dele! Ao mesmo tempo, suas histórias possuem certa inocência nos enredos e são uma ótima oportunidade para compreender o mundo, ou, ao menos, tentar por meio das lentes do Sávio! Mas ele parece estar sempre se superando e ter uma enorme fé em si mesmo, o que é muito inspirador! Ele sempre se mostrou muito dedicado e empenhado em seus trabalhos, buscando opiniões e críticas construtivas. Certa vez, o Sávio teve a generosidade de me presentear com duas revistinhas de sua autoria: as primeiras já publicadas da dupla nonsense Albert & Einstein, ambas autografadas com um pequeno texto superfofo! Tive, então, a oportunidade de conhecer mais de perto o seu trabalho, e recomendo a todos!" 





























Agradecimentos especiais
 "Bastante e indistintamente a Deus, por me dar saúde, criatividade e muita vontade de fazer diferença.

Aos parentes e amigos que sempre acreditaram, confiaram e propiciaram condições para que eu pudesse colocar o meu potencial em prática, incluindo os comentários, os conselhos e as críticas, validando o que eu faço ou sugerindo correções e melhorias de algum texto ou história.

Aos que mesmo não sendo de minhas relações diretas, me ajudaram a ter ótimas ideias, por mais que esse objetivo não existisse inicialmente por parte deles.

Àqueles que me inspiraram muito com suas produções literárias, histórias em quadrinhos e demais trabalhos visuais, já que nunca é demais aprender com os trabalhos de outros autores e artistas.

E, é claro, naturalmente, às minhas amigas e conterrâneas dos eventos de anime, Marihá Barbosa e Castro, Hairan Zuchelli e Anne Barbosa e Castro; que me cederam gentilmente seus direitos de nomes para alguns dos capítulos." 












Contato do autor
Endereço de e-mail: saviochristi@outlook.com


Página do Facebook: 





Nenhum comentário:

Postar um comentário