HSAMAblog

quarta-feira, 1 de março de 2017

Principais tipos de animações: animação tradicional, animação computadorizada e animação em stop-motion.

A primeira é a mais bem conhecida e popular e é como se fosse uma história em quadrinhos comum com vida, com as mesmas qualidades técnicas e visuais dos roteiros e desenhos.

Já a segunda é muito mais avançada e tecnológica, com traços bem mais finos e leves e cores bem mais escuras e nítidas.

Enquanto que a terceira é produzida através de bonecos de pano, bonecos de massinha, fantoches ou qualquer outro tipo de representação original que possa servir de desenho.

O artigo a seguir é de autoria de Ignacioto, do portal Anima Clipe:


Tipos de Animação

Posted  on: 01/04/2010
 Há vários tipos de animações alguns deles são: Animação tradicional ou clássica, Rotoscopia e animação digital em 2D ou 3D.
Animação tradicional ou clássica
 Animação tradicional, ou clássica é também conhecida como “animação por célula”, por ser desenhada a mão cada quadro.
Ela é o tipo de animação mais velha e mais popular.
Os desenhos são feitos a mão e copiados em um plástico transparente com o nome de célula. Após copiar para a transparência, essa é colocada sobre um fundo colorido e os movimentos da animação são fotografados quadro a quadro. Esse uso já ficou ultrapassado desde que começou o uso de scanners e computadores para transferir os desenhos digitalmente para películas de 35mm, esse tipo de transferência já está caindo em desuso. 
Exemplo 1  
Rotoscopia  
O rotoscópio é uma técnica que cria a animação a partir de um filme, nele os animadores se utilizam do filme gravado para redesenhar por cima transformando os quadros gravados em animações.Max Fleischer foi o inventor do rotoscópio que o utilizou pela primeira vez na série “Out of the Inkwell”.

Vários filmes se utilizaram dessa técnica: Cab Colloway, Betty Boop do começo dos anos 30 e Gulliver.
Wall Disney criou muitos filmes através da rotoscopia, alguns deles são: Branca de neve, A bela adormecida, A pequena sereia, A bela e a fera, Aladdin, Pocahontas, Atlantis e Lilo e stitch.
Rotoscopia diretamente é utilizada como ferramenta de efeitos especiais para filmes.  Desenha-se a silhueta de um objeto qualquer (matte). Esse efeito cria um espaço vazio no fundo da cena, permitindo assim que objetos sejam colocados em cena. Essa técnica foi substituída pelo chroma key que consiste em filmar em frente a uma tela azul.
O que é chroma key?
Chromakey em Animação, Exemplo: Oficina G3 – Depois da gerra
Animação Digital
Consiste na criação de animações utilizando computadores, podendo trabalhar com imagens gráficas em 2D ou em 3D. Essa técnica tem sua finalidade para filmes em geral, como propaganda e cinema.
Digital 2d: a computação possui recursos de animação que não apenas em 3d. A animação digital 2d muitas vezes é confundida visualmente com a animação clássica, principalmente quando esta última é colorida digitalmente. Esta técnica consiste em criar personagens 2d via gráficos computadorizados, mas suas formas de animação estão muito mais próximas às técnicas de stop-motion, através dos recortes, do quê ao desenho feito a mão-livre da clássica.
Exemplos


Digital 3d: forma de animação digital originada de softwares 3d como o Autodesk 3ds Max. Produzidas no computador, adicionam a ilusão de profundidade às duas outras dimensões (altura e largura) da animação clássica. As dinâmicas de movimento desta técnica e da clássica são as mesmas (quando feitas diretamente pelo animador e não através de recursos como captura de movimento e/ou captura de performance), mas a composição de personagens é bastante diferente, uma vez que os recursos digitais crescem a cada dia, atingindo, muitas vezes, o hiperrealismo.
 Exemplo Frejat – Túnel do tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário