Bem, aprendi em um curso de desenho e pintura que o ciano, amarelo e magenta são as cores primárias, pelo que seus pigmentos originais se encontram na natureza.
O caso é que o ciano (variação do azul) e magenta (derivação do vermelho) são bem escassos na natureza, por isso mesmo, eles foram substituídos pelo azul e vermelho.
O branco e preto não são cores primárias oficiais e originais: um é a mistura de todas as cores e o outro é a ausência de cor, mas são considerados como sendo extra-oficiais e extra-originais justamente porque não podem ser criados pela mistura de um número específico de cores.
Já as cores secundárias, terciárias e pastéis são, respectivamente, criadas pela mistura entre duas primárias, pela mistura entre uma primária e uma secundária e pela mistura entre o branco e uma primária, secundária, terciária ou o próprio preto.
No cartucho da impressora, vêm as cores azul, amarelo, vermelho e preto, sendo que o branco não vem junto justamente porque ele já é criado pela mistura de outros cores originais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário