HSAMAblog

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Mostrei a meu amigo uma charge minha, estrelada por duas de minhas personagens: Mila a Sansei e Potira a Indiazinha e meu amigo e ele me disse que...

Não é charge por não ser baseada em pessoas reais.

Acontece que tirinhas, charges e cartuns não precisam ser baseadas em pessoas reais, mas, se forem, podem ser sem gozações e / ou sem fins lucrativos, muitas até ficam ótimas!

Tirinha = história em quadrinhos de curta duração e criticando os valores da sociedade, charge = história em quadrinhos de curta duração e criticando as pessoas e coisas da contemporaneidade e cartum = história em quadrinhos de curta duração e criticando as situações do cotidiano.

Eu desenho tirinhas, charges e cartuns de Albert & Einstein com o mesmo traço utilizado em histórias completas e minisséries da dupla, ainda que algumas sejam em estilo mangá e uma seja parcialmente em estilo desenho básico ainda!

E bem, de onde foi que muitos tiraram que a charge precisa ser baseada em pessoas reais?

A propósito, para quem ainda não assistiu, procure por meu primeiro e meu sétimo vídeos sobre isso: Tirinhas, charges e cartuns: origens, significados e diferenças, vídeo 1 de 5 e A controvérsia da história em quadrinhos, vídeo extraoficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário