sábado, 30 de setembro de 2017

O Ciber-Soldado, versões em comics, mangá, bande dessinée, animated cartoon e anime.


Aproveitando o tema de meu quarto vídeo (O que são amerimanga, la nouvelle manga e americanime e seus antecedentes, vídeo 4 de 5, que sairá neste mês, logo antes de meu quinto vídeo, Os muitos nomes da história em quadrinhos ao redor do mundo, vídeo 5 de 5), eis as versões do combatente híbrido entre militar e máquina o Ciber-Soldado (Simão "Si" Bernético na realidade, criação minha que homenageia o Rambo e o RoboCop e estrela a série de quadrinhos homônima, aparecendo também em quadrinhos e livros de outras criações originais que possuo) nos estilos das histórias em quadrinhos americana, japonesa e franco-belga, bem como nos estilos das animações americana e japonesa!
Se possível, peguem leve ao postar seus comentários, conselhos e críticas com relação a todos esses desenhos, já que não tenho assim, tanta experiência fazendo essas reproduções todas de estilos de história em quadrinhos e animação e elas são, tão somente, uma homenagem, não uma afronta!
A propósito: quando for de manhã (nesta manhã!), sairá meu terceiro vídeo (O que são gibis, romances gráficos e fanzines, vídeo 3 de 5), fiquem de olho e não percam!

Amigos, venho lhes trazer uma grande e ótima notícia: amanhã cedo, sairão duas novas artes vindas de mim! Leiam abaixo e saibam do que estou falando:

A primeira será os novos desenhos do Ciber-Soldado (criação minha como desenhista, escritor e roteirista de quadrinhos e livros), eles já estão prontos, mas estou em um compromisso e não deu para escanear hoje.

Ao todo, serão cinco versões diferentes: em comics, mangá, bande dessinée, animated cartoon e anime, sendo que ainda haverá alguns segredos e surpresas.

Já a segunda será o vídeo O que são gibis, romances gráficos e fanzines, vídeo 3 de 5, dando continuidade à série de vídeos Sávio Christi: História em quadrinhos em foco., ele acabará de vez com os mitos de que gibi e romance gráfico são a mesma coisa e de que fanzine só contém história em quadrinhos.

Esse ainda não está pronto, mas também será postado o mais cedo possível.

Abraços a todos, e, qualquer coisa, estou sempre na área!

Sumário da série de vídeos Sávio Christi: História em quadrinhos em foco. (8 vídeos).




Série de vídeos didáticos sobre a história em quadrinhos (no Brasil) ou banda desenhada (em Portugal e Angola), um deles também sobre a animação, combinando as duas coisas.

Cada vídeo contém um tópico diferente.

Vídeos a serem postados: Tirinhas, charges e cartuns: origens, significados e diferenças, vídeo 1 de 5, O que são histórias completas e minisséries, vídeo 2 de 5, O que são gibis, romances gráficos e fanzines, vídeo 3 de 5, O que são amerimanga, la nouvelle manga e americanime, vídeo 4 de 5, Os muitos nomes da história em quadrinhos ao redor do mundo, vídeo 5 de 5, Como surgiram as ideias para meus cinco vídeos didáticos sobre a história em quadrinhos, vídeo extra, A controvérsia da história em quadrinhos, vídeo extraoficial e Créditos de meus cinco vídeos didáticos sobre a história em quadrinhos e vídeos extra e extraoficial.

Roteiros dos oito vídeos, incluindo as referências utilizadas: http://saviochristi3.blogspot.com/2017/04/as-versoes-pos-finais-dos-roteiros-para.html.

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Gente, estou atrás de um novo nome para meu grupo do Facebook... Leiam o resto e me deem sugestões (usem clareza, coerência e profundidade):

O grupo tem o nome de Desenho, literatura e pintura / Desenhistas, escritores e pintores. e a seguinte URL (endereço da página da internet): https://www.facebook.com/caixaludica.

Acontece que não estou mais pintando com frequência por achar que não dá tanto futuro e que os materiais de desenho custam bem mais do que meu esforço, também porque minha pintura ainda não está boa o bastante, fora que ninguém mais está postando pinturas nele (no grupo), nem coisas que tenham algo a ver com ela (com a pintura).

Eu agora estou muito mais roteirizando histórias em quadrinhos do que pintando papéis A4, telas, quadros, camisetas e panos de prato, pelo que penso em colocar as palavras "roteiro" e "roteiristas" no novo nome desse meu grupo agora.

Além disso, também estou desempenhando trabalhos como sendo pesquisador de artes e história e youtuber, até penso em trocar a foto da capa para outra, uma que faz uma propaganda de meu canal do YouTube: Sávio Christi: História em quadrinhos em foco. (https://www.youtube.com/c/SávioChristiHistóriaemquadrinhosemfoco).

E bem, vejam se me sugerem um novo nome, por favor e muito obrigado, sendo que a melhor sugestão será creditada, combinado e esclarecido?

Nubibella e Daniarte, desenhos mais recentes restaurados (feitos no computador e à mão, respectivamente).


Bem, não gosto de desenhar no computador: é muito mais complicado, desgastante e trabalhoso e fica muito menos natural.

Só faço mesmo quando me dá uma louca ou quando estou sem escâner, mas vejam o que me dizem desses dois desenhos, um feito no computador e o outro feito à mão, que editei para vocês me dizerem qual preferem e por quê.

A Núbia e a Daniele do Yahoo! Respostas (ambas de Goiânia) me autorizaram a publicar suas contrapartes em desenho em jornais, revistas e livros, elas até ficaram super felizes, vocês nem imaginam a expressão de felicidade de cada uma delas!

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Apresentação (sobre mim) e Histórico (sobre meu trabalho).

Apresentação (sobre mim).

Sávio Christi, nascido em Brasília e radicado em Vitória, Espírito Santo, Brasil, fluente em inglês e espanhol, desenhista, escritor e roteirista de quadrinhos e livros, criador da dupla nonsense Albert & Einstein em quadrinhos, da equipe de patrulheiros espaciais os Amigos do Universo em quadrinhos e da banda musical os Romanoz em livros, além de, também, pesquisador de artes e história e youtuber.

Algumas coisas que gosto de fazer: ler, ver e ouvir alguma coisa, frequentar encontros de filatélicos, eventos de anime, feiras literárias e festivais de filmes, e, claro, desenhar, escrever e roteirizar quadrinhos e livros.

Aprendi duas coisas em nosso plano existencial: que ter síndrome de Asperger não significa ter medo e vergonha, mas sim ter coragem e orgulho de si mesmo e que o bom amigo não é aquele que sempre coloca você para baixo, mas sim aquele que ajuda você a ser um amigo, artista, cidadão e ser humano cada vez melhor.
Não detenho o conhecimento inteiro da humanidade, nem o talento dos maiores artistas do mundo, e daí?

Histórico (sobre meu trabalho), parte 1 de 2.

Produção autoral e totalmente isenta de violação de direitos autorais, conteúdo politicamente incorreto e tema clichê demais (o que não me impede de fazer determinadas gozações, homenagens e sátiras a algo e alguém (na maioria das vezes) e algo bem mais compenetrado, intuitivo e sério para levantar qualquer tipo de questão filosófica, política e religiosa (na grande minoria das vezes)).

Alguns números relevantes: mais de 1500 personagens já criadas (sendo as mais conhecidas as que participam das histórias da dupla nonsense Albert & Einstein (em quadrinhos), da equipe de patrulheiros espaciais os Amigos do Universo (em quadrinhos) e da banda musical os Romanoz (em livros), mais de 300 quadrinhos e mais de 60 livros já produzidos, em andamento, em pré-produção e anunciados (incluindo coisas muito mais técnicas do que artísticas) e quase 5000 curtidores e seguidores em minha página (que contém trabalhos bem menos frequentes e oficiais, incluindo desenhos artísticos e desenhos técnicos, textos com crônicas, artigos e informativos de diversos assuntos e em diversos idiomas, pensamentos e sentimentos em forma de composições musicais, poesias, citações, piadas e charadas, pinturas em diversos suportes, fotomontagens com métodos próprios, esculturas em diversos suportes também, fotografias tradicionais e selfies e artesanatos em diversos suportes ainda).

Principais criações: a dupla nonsense Albert & Einstein (conhecida também como a Dupla do Barulho) (em quadrinhos e desde 1994), a equipe de patrulheiros espaciais os Amigos do Universo (conhecida também como os Detetives Espaciais) (em quadrinhos e desde 2003) e a banda musical os Romanoz (conhecida também como a Maior Banda Musical do Pedaço) (em livros e desde 2006).

A primeira história (comédia e drama) é sobre dois irmãos que não levam a vida e os estudos a sério e satiriza as pessoas inteligentes que se passam por ignorantes, a segunda história (policial e aventura) é sobre nove agentes que capturam bastantes vilões em diversos cenários da geografia, astronomia e espaço e homenageia os subgêneros histórias de detetive e aventuras espaciais e a terceira história (comédia e musical) é sobre quatro irmãos que enfrentam bastantes dificuldades em sua vida pessoal, profissional e sacal como músicos prestigiados e recepcionados e satiriza as maiores bandas musicais da atualidade.

Histórico (sobre meu trabalho), parte 2 de 2.

Principais séries de quadrinhos e livros: Albert & Einstein (desde 2006), A Dupla do Barulho (desde 2006), Os Torres (série de livros) (desde 2017), Albert & Einstein e os Romanoz em Amerimanga (em estilo mangá) (desde 2017), Os Amigos do Universo (desde 2003), Um Conto dos Amigos do Universo (desde 2007), A Princesa Astral (desde 2010), Os Detetives Espaciais (desde 2011), Arigatô aos Amigos do Universo (em estilo mangá) (desde 2016), Olá aos Amigos do Universo (um reboot da franquia, com textos e desenhos renovados) (desde 2017) e Os Romanoz (série de livros) (desde 2006).

Projeto mais relevante: a coletânea As Novas Tiras Cômicas, Charges e Cartuns de Albert & Einstein e Sua Turma (9 volumes) (de 2017), que, ainda, possui como projeto remanescente a história completa Albert & Einstein e Metarfos e Samambaia no Mundo Real (de 2017 também).

Principais contribuições como pesquisador de artes e história: Algumas datas comemorativas relacionadas à ilustração e desenhos, livros e autores e quadrinhos e animação, Curiosidades e informações do Tratado de Tordesilhas, Haverá sido um grande e grave erro de colonização?, Literatura, roteiro e poesia também são artes e Definições de caricatura, realismo e design (de 2017).


Principais contribuições como youtuber: Tirinhas, charges e cartuns: origens, significados e diferenças, vídeo 1 de 5, O que são histórias completas e minisséries, vídeo 2 de 5, O que são gibis, romances gráficos e fanzines, vídeo 3 de 5, O que são amerimanga, la nouvelle manga e americanime, vídeo 4 de 5, Os muitos nomes da história em quadrinhos ao redor do mundo, vídeo 5 de 5, Como surgiram as ideias para meus cinco vídeos didáticos sobre a história em quadrinhos, vídeo extra, A controvérsia da história em quadrinhos, vídeo extraoficial e Créditos de meus cinco vídeos didáticos sobre a história em quadrinhos e vídeos extra e extraoficial (de 2017).

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Amigos, vocês acham que fui indelicado e deselegante com dois colegas youtubers? Sim ou não e por quê? Leiam abaixo e comentem algo:

Eis os vídeos dos colegas: https://www.youtube.com/watch?v=r0Hkp32PdmE e https://www.youtube.com/watch?v=xTQSl6cOsGc&t=15s.

Comentei em cada vídeo que esse assunto na verdade é controverso (qual foi a primeira história em quadrinhos), pois três tirinhas disputam o título de a primeira, sendo que uma delas possuiria o ano de origem incerto, variando entre um total de quatro anos consecutivos. Também que, por outro lado, uma quarta tirinha seria a primeira para adultos, não a nível genérico.

Ainda disse que, antes de qualquer uma dessas quatro em questão, já existiam as pinturas rupestres, bem como as primeiras charges e os primeiros cartuns.

Aproveitei para dizer a cada um que, embora seu vídeo seja bom o bastante, pode ou não estar errado, mas que, caso esteja, não é sua culpa e pedi para que não me levasse a mal. Inclusive e principalmente, é por isso mesmo que meu primeiro vídeo (chamado Tirinhas, charges e cartuns: origens, significados e diferenças, vídeo 1 de 5) não traz a origem completa da tirinha, só que isso será debatido no sétimo e penúltimo vídeo da série (A controvérsia da história em quadrinhos, vídeo extraoficial).

E bem, não sei se agi errado expondo ambos os colegas, o que sei é que não foi de minhas piores atitudes, de tal modo que vocês podem, devem e vão me corrigir se for o caso, o que me dizem disso tudo?

Amigos, já saiu o vídeo O que são histórias completas e minisséries, vídeo 2 de 5... Podem dar uma olhada abaixo e me dizer o que acharam?

O anterior é este aqui (Tirinhas, charges e cartuns: origens, significados e diferenças, vídeo 2 de 5): https://www.youtube.com/watch?v=GZblyka6gIk, vai agora o atual junto: https://www.youtube.com/watch?v=V7V_yJIcm3c.

Nesta semana, também sairá O que são gibis, romances gráficos e fanzines, vídeo 3 de 5, desfazendo de vez a confusão em se achar que gibi (comic book em inglês e tebeo em espanhol) e romance gráfico (graphic novel em inglês e novela gráfica em espanhol) são a mesma coisa.

A ordem dos vídeos da série Sávio Christi: História em quadrinhos em foco. ainda é a mesma já pré-definida: Tirinhas, charges e cartuns: origens, significados e diferenças, vídeo 1 de 5, O que são histórias completas e minisséries, vídeo 2 de 5, O que são gibis, romances gráficos e fanzines, vídeo 3 de 5, O que são amerimanga, la nouvelle manga e americanime e seus antecedentes, vídeo 4 de 5, Os muitos nomes da história em quadrinhos ao redor do mundo, vídeo 5 de 5, Como surgiram as ideias para meus cinco vídeos didáticos sobre a história em quadrinhos, vídeo extra, A controvérsia da história em quadrinhos, vídeo extraoficial e Créditos de meus cinco vídeos didáticos sobre a história em quadrinhos e vídeos extra e extraoficial.

O que são histórias completas e minisséries, vídeo 2 de 5.



Vídeo didático sobre a história em quadrinhos (no Brasil) ou banda desenhada (em Portugal e Angola) / Didactic video about the comics / Video didáctico sobre la historieta.



Histórias completas e minisséries são muito mais profundas do que tirinhas, charges e cartuns / Complete stories and miniseries are much deeper than comic cstrips, charges and cartoons / Historias completas y las miniseries son mucho más profundas que tiras de prensa, charges y cartones.

Valentino Maronetti, expressões de comédia, drama e suspense.



Minha amiga desenhista do Facebook gostou tanto do desenho que fiz com as três expressões reunidas que decidi restaurá-lo, vejam se vocês acharam bom!

Foi até bom editá-lo por ter saído sem a assinatura e a data antes!

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Divulgação da história completa Valentino Maronetti – A Falsidade Quadrinística! e das séries de quadrinhos Valentino Maronetti e Pensamentos Penetrados.


Sinopse (Valentino Maronetti – A Falsidade Quadrinística! (janeiro de 2018)): Valentino Maronetti é o autor da história em quadrinhos Cavernícolas Movidos a Jato. Depois de ser convidado a apresentar seu trabalho na República de Canarosb, país europeu, descobre que um farsante e impostor está indo em seu lugar. Agora, apenas existe uma alternativa: aceitar a ajuda de seu plagiador, Jordão do Nascimento, autor da história em quadrinhos Cavernícolas Movidos a Jato Supersônico! Em estilo desenho básico. Contém uma sequência de quatro desenhos em diferentes estilos (caricatura, realismo, design e caricatura realista) e acompanha uma tirinha de Cavernícolas Movidos a Jato e uma de Cavernícolas Movidos a Jato Supersônico, ambas em desenho humorístico.

Descrição (Valentino Maronetti – Um Desenhista Muito Louco (janeiro de 2018)): Valentino Maronetti vive a rotina de um desenhista de histórias em quadrinhos. Após obter um relativo sucesso com uma criação própria, Cavernícolas Movidos a Jato, ele passa a se acostumar com a vida de figura pública. Seu maior desassossego é ter que aturar seu plagiador, o estrangeiro Jordão do Nascimento, o qual também está fazendo tanto sucesso com Cavernícolas Movidos a Jato Supersônico. Mas nem isso, nem nada lhe tira as convicções e as ideologias que tanto lhe movem. Esta é uma série de tirinhas, charges e cartuns apresentando Valentino e seus parentes, amigos, e, até mesmo, inimigos, como é o caso de Jordão. Em estilo desenho básico.

Descrição (Pensamentos Penetrados 1 – Uma Turma para Lá de Centrada (janeiro de 2018)): Os temas muito mais polêmicos da atualidade debatidos por pessoas anônimas que se revezam, tudo dentro de um contexto muito mais ético, legal e moral já pré-definido. Esta é uma série de tirinhas, charges e cartuns sobre um grupo de pessoas que não quer saber de temas como discriminação, ofensa e preconceito. Em estilo desenho básico.

Quando filmes americanos e argentinos chegam ao Brasil, a tradução troca county (condado) e departamento por município. Leiam tudo e opinem:

Vocês acham que o certo seria county ser chamado de condado e departamento de departamento mesmo aqui no Brasil durante as traduções ou não e por quê?

É porque as subdivisões estaduais dos Estados Unidos são condados em vez de municípios e as subdivisões provinciais da Argentina são departamentos em vez de municípios também, e, no Brasil, nem todo mundo sabe que um condado é um município americano e que um departamento é um município argentino no caso.

E bem, isso seria um acerto ou um erro da equipe de tradução e por quê (no caso, qual dos dois seria?)?

Divulgação das primeiras revistas de Valentino Maronetti e Pensamentos Penetrados.



Nem tenho muito ou mesmo o que acrescentar, mas vai uma novidade: a pedido de meu pai e meu vizinho, todas as páginas serão feitas à caneta e em cores, o que acharam dessa?

Qual a opinião de vocês de quem cria personagens e vende seus direitos autorais à empresa? Alguém aqui faria isso? Não acham uma má ideia?

Bob Kane (um dos criadores do Batman) vendeu os direitos autorais dele à DC Comics e não voltou atrás. Por isso, ele não pôde fazer nada quando saíram os filmes Batman Eternamente e Batman & Robin, nem seus herdeiros quando saiu o filme Mulher-Gato.

Já Jerry Siegel e Joe Shuster (criadores do Superman) fizeram a mesma coisa, mas eles se arrependeram e recuperaram na justiça.

Atualmente, a DC Comics e a Warner Bros. não podem mais usar os nomes e as imagens do Superman e da Mulher-Maravilha sem autorização dos herdeiros dos criadores.

No caso dela, a situação é bem mais antiga, considerando que ela não aparece nem na série de TV O Batman, nem em nenhuma série de TV ou filme do Universo DC Animado que não da Liga da Justiça. Também não sei ao certo o que se passou.

Já no caso dele, a treta toda surgiu logo após Superman - O Retorno fracassar de bilheteria (o filme não segue as histórias em quadrinhos, não tem muita ação e é um plágio de Superman - O Filme e Superman II - A Aventura Continua) e os valores dos direitos autorais não serem pagos corretamente aos herdeiros.

A justiça americana então decidiu que nenhum novo filme do Superman sairia antes de 2012 e que o uniforme clássico ficaria com os herdeiros.

Podem ver que o Superman e a Mulher-Maravilha não aparecem nas duas primeiras temporadas de Batman: Os Bravos e Destemidos e não é por acaso (eles aparecem no teaser do episódio Reunião dos Aliados, mas sem os rostos e falas).

E bem, o que vocês me dizem disso tudo?

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Tirinhas, charges e cartuns: origens, significados e diferenças, vídeo 1...


Vídeo didático sobre a história em quadrinhos (no Brasil) ou banda desenhada (em Portugal e Angola) / Didactic video about the comics / Video didáctico sobre la historieta.

A charge não é um tipo de cartum, o cartum não é um tipo de tirinha e nenhum dos três precisa ser humorístico (a tirinha que o diga) / The charge isn't a cartoon type, the cartoon isn't a comic strip type and none of the three must be humorous (the comic strip that says so) / La charge no es un tipo de cartón, el cartón no es un tipo de tira de prensa y ninguno de los trés necesita ser humorístico (la tira de prensa que lo diga).

Duas charges (Valentino Maronetti e Pensamentos Penetrados) e um cartum (Pensamentos Penetrados também).




Em anexo, vão também os desenhos dos Cavernícolas Movidos a Jato e Cavernícolas Movidos a Jato Supersônico, que são as histórias em quadrinhos "criadas" (ou "plagiada" no segundo caso) por, respectivamente, Valentino Maronetti e Jordão do Nascimento, este último oriundo de outra nação.

Valentino Maronetti é sobre um desenhista plagiado por outro, Jordão do Nascimento, sendo este estrangeiro, o primeiro autor da história em quadrinhos Cavernícolas Movidos a Jato e o segundo autor da história em quadrinhos Cavernícolas Movidos a Jato Supersônico. Nos dois casos, um grupo de cavernícolas recebe a visita de um curioso e misterioso viajante espacial do século XXX, que decide lhes oferecer um pouco de sua tecnologia.

A diferença é que, no primeiro caso, os neandertais procurarão fazer o melhor uso possível da novidade, ao passo que, no segundo caso, os neandertais (que são outras pessoas e com um traço bem diferente) procurarão fazer o pior uso possível. Mas, em ambos os casos, o resultado final será o pior possível.

E Pensamentos Penetrados é sobre um grupo de pessoas anônimas que se revezam nas aparições, sempre com lições de moral com os temas muito mais polêmicos da atualidade, tudo já dentro de um contexto muito mais ético, legal e moral já pré-definido.

Quero fazer uma nova série de gibis para cada um (Valentino Maronetti e Pensamentos Penetrados no caso), contendo tirinhas, charges e cartuns, o que pode muito bem dar certo.

Amigos, eis uma grande e ótima notícia: meu canal do YouTube já possui uma URL personalizada! Link abaixo:


Aproveitem e me deem dicas de como melhorar os próximos vídeos, já recebi estas dicas aqui, vejam se falta mais alguma e qual (is) no caso: entonação vocal, áudio, iluminação, pano de fundo, pausa entre os subtópicos, gesticulação corporal e fala, pelo que já estou providenciando isso tudo.

Ainda não deu para postar o segundo e o terceiro vídeo porque precisei ir ao banco e ao supermercado entre a última sexta-feira e o dia de hoje, também porque algumas lâmpadas daqui de casa não estavam funcionando até poucas horas atrás, mas já deve dar para postá-los amanhã mesmo.

A propósito: minhas duas amigas estão revisando os roteiros de ambos os últimos vídeos (o sétimo e o oitavo), eles deverão estar prontos (os roteiros no caso) o quanto antes, creio que até sexta-feira desta semana no máximo.

Quanto ao mais, agradeço a todos os que estão me dando apoio moral, é como já havia comentado: este é um serviço extremamente fraterno e humilde de minha parte, pelo que espero estar sendo bacana para vocês serem parte de meu canal!

Amigos, vocês acham que o que estou fazendo com o título de meu quarto vídeo é meio que uma trapaça? Leiam abaixo e me respondam:

O título do vídeo será O que são amerimanga, la nouvelle manga e americanime e seus antecedentes, vídeo 4 de 5 e ele trará uma comparação entre as três principais vertentes (comics / animated cartoon, mangá / anime e bande dessinée).

O título era para ser O que são comics / animated cartoon, mangá / anime e bande dessinée e seus sucessores, vídeo 4 de 5, mas inverti ou reverti a coisa toda porque quase ninguém veria com o título dito correto.

Meu canal ainda está aberto para novas inscrições: https://m.youtube.com/channel/UCUfAyDekYHgGcho6RuZKAHw .

A propósito: o que vocês acham dessas três misturas de estilos de história em quadrinhos e animação, amerimanga, la nouvelle manga e americanime?

Amigos meus falam que isso é coisa de louco, eles insistem que mangá e anime só são bons quando puros e não quando misturados.

Divulgação da série de vídeos Sávio Christi: História em quadrinhos em foco. (8 vídeos) atualizada.

Link do canal para quem ainda não se inscreveu: https://www.youtube.com/channel/UCUfAyDekYHgGcho6RuZKAHw.
.
O segundo e terceiro vídeos já estarão sendo postados entre hoje e amanhã mesmo.

A propósito: eu precisava de dez ou mais seguidores para alterar a URL (endereço da página) do perfil do Google+, preciso agora de cem ou mais inscritos para alterar a do canal, pelo que me faltam mais sete, quem se habilita?

domingo, 24 de setembro de 2017

Introdução (sobre mim), revista e atualizada.

Introdução (sobre mim), parte 1 de 2.

Sávio Christi, desenhista, escritor e roteirista de quadrinhos e livros (desde 1988), fluente em inglês e espanhol (desde 1993), nascido em Brasília (em 1985) e radicado em Vitória, Espírito Santo (desde 1992).

Além de, ainda, pesquisador de artes e história (desde 1992), tendo escrito um informativo e quatro artigos sobre artes e história (todos de 2017) e youtuber (desde 2009), possuindo um canal sobre a história em quadrinhos (Sávio Christi: História em quadrinhos em foco.) com cinco vídeos didáticos sobre a história em quadrinhos, vídeos extra e extraoficial e créditos (todos de 2017).

Principais criações: a dupla nonsense Albert & Einstein (conhecida também como a Dupla do Barulho) (em quadrinhos e desde 1994), a equipe de patrulheiros espaciais Os Amigos do Universo (conhecida também como os Detetives Espaciais) (em quadrinhos e desde 2003) e a banda musical os Romanoz (conhecida também como a Maior Banda Musical do Pedaço) (em livros e desde 2006).

A primeira história (comédia e drama) é sobre dois irmãos que não levam a vida e os estudos a sério e satiriza as pessoas inteligentes que se passam por ignorantes, a segunda história (policial e aventura) é sobre nove agentes que capturam bastantes vilões em diversos cenários da geografia, astronomia e espaço e homenageia os subgêneros histórias de detetive e aventuras espaciais e a terceira história (comédia e musical) é sobre quatro irmãos que enfrentam bastantes dificuldades em sua vida pessoal, profissional e sacal como músicos prestigiados e recepcionados e satiriza as maiores bandas musicais da atualidade.

Introdução (sobre mim), parte 2 de 2.

Principais séries de quadrinhos e livros: Albert & Einstein (desde 2006), A Dupla do Barulho (desde 2006), Os Torres (série de livros) (desde 2017), Albert & Einstein e os Romanoz em Amerimanga (em estilo mangá) (desde 2017), Os Amigos do Universo (desde 2003), Um Conto dos Amigos do Universo (desde 2007), A Princesa Astral (desde 2010), Os Detetives Espaciais (desde 2011), Arigatô aos Amigos do Universo (em estilo mangá) (desde 2016), Olá aos Amigos do Universo (um reboot da franquia, com textos e desenhos renovados) (desde 2017) e Os Romanoz (série de livros) (desde 2006).

Principais contribuições como pesquisador de artes e história: Algumas datas comemorativas relacionadas à ilustração e desenhos, livros e autores e quadrinhos e animação, Curiosidades e informações do Tratado de Tordesilhas, Haverá sido um grande e grave erro de colonização?, Literatura, roteiro e poesia também são artes e Definições de caricatura, realismo e design.

Principais contribuições como youtuber: Tirinhas, charges e cartuns: origens, significados e diferenças, vídeo 1 de 5, O que são histórias completas e minisséries, vídeo 2 de 5, O que são gibis, romances gráficos e fanzines, vídeo 3 de 5, O que são amerimanga, la nouvelle manga e americanime, vídeo 4 de 5, Os muitos nomes da história em quadrinhos ao redor do mundo, vídeo 5 de 5, Como surgiram as ideias para meus cinco vídeos didáticos sobre a história em quadrinhos, vídeo extra, A controvérsia da história em quadrinhos, vídeo extraoficial e Créditos de meus cinco vídeos didáticos sobre a história em quadrinhos e vídeos extra e extraoficial.


sábado, 23 de setembro de 2017

Amigos, vim agradecer a todos os que prestigiaram e recepcionaram meu primeiro vídeo... Foi um serviço extremamente fraterno e humilde, e...

Para amanhã cedo, já estão previstos o segundo e o terceiro!

O primeiro foi Tirinhas, charges e cartuns: origens, significados e diferenças, vídeo 1 de 5, já o segundo e o terceiro serão, respectivamente, O que são histórias completas e minisséries, vídeo 2 de 5 e O que são gibis, romances gráficos e fanzines, vídeo 3 de 5.

Na sequência, virão, em diferentes dias, O que são amerimanga, la nouvelle manga e americanime e seus antecedentes, vídeo 4 de 5, Os muitos nomes da história em quadrinhos ao redor do mundo, vídeo 5 de 5, Como surgiram as ideias para meus cinco vídeos didáticos sobre história em quadrinhos, vídeo extra, A controvérsia da história em quadrinhos, vídeo extraoficial e Créditos de meus cinco vídeos didáticos sobre história em quadrinhos e vídeos extra e extraoficial.

A propósito, preciso de mais dois seguidores em meu segundo perfil do Google+ para atingir dez e trocar a URL do canal do YouTube por uma bem menor, vai o link para quem puder, quiser e souber contribuir e participar: https://plus.google.com/b/114898469583179649536/114898469583179649536.

Cavernícolas Movidos a Jato e Cavernícolas Movidos a Jato Supersônico e cartum Pensamentos Penetrados – A Cota do Cotidiano!


Bom, o primeiro desenho (que é duplo) é relacionado à história completa Valentino Maronetti – A Falsidade Quadrinística!, onde "existem" as histórias em quadrinhos "criadas" (ou "plagiada" no segundo caso) por, respectivamente, Valentino Maronetti e Jordão do Nascimento, este segundo oriundo de uma nação diferente (sendo que cada um "desenvolveu" o próprio estilo de desenho).

Sinopse: Valentino Maronetti é o autor da história em quadrinhos Cavernícolas Movidos a Jato. Depois de ser convidado a apresentar seu trabalho na República de Canarosb, país europeu, descobre que um farsante e impostor está indo em seu lugar. Agora, apenas existe uma alternativa: aceitar a ajuda de seu plagiador, Jordão do Nascimento, autor da história em quadrinhos Cavernícolas Movidos a Jato Supersônico! Em estilo realismo. Acompanha uma tirinha de Cavernícolas Movidos a Jato e uma de Cavernícolas Movidos a Jato Supersônico.

Cavernícolas Movidos a Jato será a história de um grupo de neandertais que receberá a visita de um curioso e misterioso viajante espacial do século XXX, o qual lhes dará parte de sua tecnologia. Entusiasmados com a novidade, os pré-históricos procurarão fazer o melhor uso possível do recurso e o resultado não será dos melhores.

Por outro lado, Cavernícolas Movidos a Jato Supersônico terá uma única e mínima diferença em relação à história original: os pré-históricos (que serão diferentes pessoas em relação às originais, possuindo um traço ainda mais diferente) procurarão fazer o pior uso possível do recurso.

Já o segundo desenho é o segundo exemplar da série de tirinhas, charges e cartuns Pensamentos Penetrados, que tem como objetivo criticar os temas mais polêmicos em um contexto bem mais ético, legal e moral (lembrando que a tirinha critica os valores da sociedade, a charge critica as pessoas e coisas da contemporaneidade e o cartum critica as situações do cotidiano), minha mãe e minha tia materna mais nova me sugeriram trocar para Pensamentos Penetrantes, o que vocês acham da ideia de fazer essa troca toda?

Amigos, fiz os cálculos e decidi que dá para fazer meu segundo e terceiro vídeos em sequência... Como vocês preferem:

Um em cada dia ou um logo após o outro?

Dá para fazer amanhã cedo: fazer os dois dessa forma pode ser bom para ganhar tempo e ruim por cansar o espectador.

Eles serão, respectivamente, O que são histórias completas e minisséries, vídeo 2 de 5 e O que são gibis, romances gráficos e fanzines, vídeo 3 de 5.

A propósito, preciso de dez seguidores em meu segundo perfil do Google+ para alterar a URL do canal do YouTube e me faltam cinco, vejam se podem me seguir para me ajudarem: https://plus.google.com/114898469583179649536.

2ª. prévia de Albert & Einstein e Metarfos e Samambaia no Mundo Real.

Então, um amigo desenhista do Facebook me disse que os corpos realistas que estou fazendo estão muito infantilizados, sem tanta semelhança com reais anatomias humanas.

Ainda estou batalhando para corrigir e melhorar de vez isso, enquanto não ficam no ponto, fiquem com a Beatriz, sua melhor amiga, a Maria Clara e a prima desta segunda, a Michelly, que inspiraram a banda musical as Descoladas (Beatriz (violão e vocal), Maria Clara (bateria) e Michelly (triângulo)), que conhecerão "pessoalmente" a dupla nonsense Albert & Einstein e o casal metamórfico Metarfos e Samambaia.


Sinopse: 
Um acidente científico transporta a dupla e o casal para o mundo real, onde ambos os primeiros descobrem que não são mais os mesmos patéticos e ridículos de sempre e ambos os últimos que seus poderes metamórficos não existem mais, o que os leva a buscar um meio de retornarem para casa. Em estilo realismo nas cenas do mundo real. Enredo não relacionado ao filme A Rosa Púrpura do Cairo (88 minutos, 01 de março de 1985).

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Prévia de Albert & Einstein e Metarfos e Samambaia no Mundo Real.


Bom, acabo de definir de vez como serão os rostos "realistas" da dupla nonsense e do casal metamórfico na história completa em que eles conhecerão "pessoalmente" as pessoas que inspiraram a banda musical as Descoladas (Beatriz (que inspirou a violonista e vocalista), sua melhor amiga, Maria Clara (que inspirou a baterista) e a prima desta última, Michelly (que inspirou a triangulista))!

Sinopse: Um acidente científico transporta a dupla e o casal para o mundo real, onde ambos os primeiros descobrem que não são mais os mesmos patéticos e ridículos de sempre e ambos os últimos que seus poderes metamórficos não existem mais, o que os leva a buscar um meio de retornarem para casa. Em estilo realismo nas cenas do mundo real. Enredo não relacionado ao filme A Rosa Púrpura do Cairo (88 minutos, 01 de março de 1985).

A propósito, já criei um link em meu blog para listar os links dos 9 volumes da coletânea As Novas Tiras Cômicas, Charges e Cartuns de Albert & Einstein e Sua Turma e da história completa Albert & Einstein e Metarfos e Samambaia no Mundo Real, sendo que os volumes 4, 5 e 6 serão postados na semana que vem: http://saviochristi3.blogspot.com/2017/09/links-de-as-novas-tiras-comicas-charges.html.


Links de As Novas Tiras Cômicas, Charges e Cartuns de Albert & Einstein e Sua Turma e Albert & Einstein e Metarfos e Samambaia no Mundo Real.

Abaixo, estão os links dos 9 volumes da coletânea e o link da história completa:

As Novas Tiras Cômicas, Charges e Cartuns de Albert & Einstein e Sua Turma, Volume 1 (32 páginas de tirinhas, charges e cartuns, incluindo tiras diárias, pranchas dominicais e yonkomas, estas últimas de origem japonesa, além de algumas páginas em cores e não humorísticas): 
http://saviochristi3.blogspot.com/2017/05/edicao-especial-as-novas-tiras-comicas.html.

As Novas Tiras Cômicas, Charges e Cartuns de Albert & Einstein e Sua Turma, Volume 2 (32 páginas de tirinhas, charges e cartuns, incluindo tiras diárias, pranchas dominicais e yonkomas, estas últimas de origem japonesa, além de algumas páginas em cores e não humorísticas): 
http://saviochristi3.blogspot.com/2017/06/edicao-especial-as-novas-tiras-comicas.html.

As Novas Tiras Cômicas, Charges e Cartuns de Albert & Einstein e Sua Turma, Volume 3 (32 páginas de tirinhas, charges e cartuns, incluindo tiras diárias, pranchas dominicais e yonkomas, estas últimas de origem japonesa, além de algumas páginas em cores e não humorísticas): 
http://saviochristi3.blogspot.com/2017/09/edicao-especial-as-novas-tiras-comicas.html.

As Novas Tiras Cômicas, Charges e Cartuns de Albert & Einstein e Sua Turma, Volume Extra (32 páginas de tirinhas, charges e cartuns, incluindo tiras diárias, pranchas dominicais e yonkomas, estas últimas de origem japonesa, além de algumas páginas em cores e não humorísticas): Em breve.

The New Comic Strips, Charges and Cartoons of Albert & Einstein and Their Gang (32 comic strips, charges and cartoons pages, including daily strips, Sunday boards and yonkomas, that last of Japanese origin, as plus some colorful and non humorous pages): Coming soon.

Las Nuevas Tiras Cómicas, Charges y Cartones de Albert & Einstein y Su Pandilla (32 páginas de tiras de prensa, charges y cartones, incluyendo tiras diarias, planchas dominicales y yonkomas, estas últimas de origen japonés, además de algunas páginas en colores y no humorísticas): En breve.As Novas Tiras Cômicas, Charges e Cartuns de Albert & Einstein e Sua Turma, Volume Jumbo (64 páginas de tirinhas, charges e cartuns): Em breve.

As Notícias de Albert & Einstein e Sua Turma (19 páginas de notícias fictícias (incluindo 3 notícias triplas) e 1 página de tirinha (yonkoma), além de algumas páginas em cores e não humorísticas): Em breve.

As Novas Tiras Cômicas, Charges e Cartuns dos Romanoz e Sua Turma (32 páginas de tirinhas, charges e cartuns, incluindo tiras diárias, pranchas dominicais e yonkomas, estas últimas de origem japonesa, além de algumas páginas em cores e não humorísticas): Em breve.

Albert & Einstein e Metarfos e Samambaia no Mundo Real (32 páginas de história completa, incluindo os créditos, todas as páginas em cores e desenhos em estilo realismo nas cenas do mundo real): Em breve.

Desenhos de As Novas Tiras Cômicas, Charges e Cartuns de Albert & Einstein e Sua Turma e Albert & Einstein e Metarfos e Samambaia no Mundo Real.




Já postei o informe publicitário mais recente, pelo que, agora, decidi postar só os desenhos (a divulgação individual da coletânea, a divulgação individual da história completa, a divulgação dupla de tudo e a galeria de capas de tudo), que é para vocês poderem visualizar muito mais e melhor, vejam se estão bons!

Escolhi esses desenhos para enviar para uma empresa de estamparia de Vila Velha, ainda não sei por onde farei as vendas caso a empresa concorde em produzir as camisetas, canetas, almofadas e nécessaires, mas meu primo me sugeriu vender pelo próprio Facebook.

Até que não é uma má ideia, só que eu já experimentei vender as histórias completas Albert & Einstein a Dupla do Barulho em: Trapaceiros em Apuros e Albert & Einstein em: A Pilantragem (o piloto das séries de quadrinhos Albert & Einstein e A Dupla do Barulho e seu remake).

Se alguém aqui ainda quiser essas duas revistas, peça-me por e-mail mesmo, sou daqui de Vitória, Espírito Santo: saviochristi@writeme.com, saviochristi1@ciudad.com.ar e saviochristi@mail.com.



Volumes 1, 2 e 3 da coletânea disponíveis em meu blog: http://saviochristi3.blogspot.com/2017/05/edicao-especial-as-novas-tiras-comicas.html, http://saviochristi3.blogspot.com/2017/06/edicao-especial-as-novas-tiras-comicas.html e http://saviochristi3.blogspot.com/2017/09/edicao-especial-as-novas-tiras-comicas.html (na semana que vem, serão postados os volumes 4, 5 e 6, com os volumes 7, 8 e 9 e a história completa estando sendo postados em novembro ou dezembro, já que os volumes 7 e 8 apenas sairão em outubro e o volume 9 e a história completa em novembro).