quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Três crônicas pós-aniversário.

Reflexões pós-aniversário, parte 1 de 2.

Aqui estava eu, desiludido e frustrado com mais um ano de vida. Completei 33 anos no último dia 29, e, antes mesmo do dia certo, já estava desolado e inconsolado com a ausência do clima, da energia e do espírito. Isso porque achava que já não era mais como antes.

Eu achava que era tudo só de fachada, chegando até ao ponto de não aceitar a ideia de quase ninguém se lembrar de meu aniversário se não por um lembrete em uma rede social ou mensageiro instantâneo.

Isso sem esquecer aquelas pessoas que me davam os parabéns em um ano, e, no seguinte, já não eram mais nossos amigos. Para mim, são pessoas mais falsas do que uma nota de R$3,00 e sei bem de quem se tratam todas essas figurinhas.

Parecia-me também que, se ainda existia o costume de se visitar, telefonar e escrever para o outro pelo aniversário, era algo bem pouco e raro. Eu então me questionei se os parabéns por se fazer anos morreram junto com os bons costumes.

Reflexões pós-aniversário, parte 2 de 2.

Inclusive e principalmente, postei sobre essa questão toda em público para todos lerem e recebi os mais diversos estímulos e incentivos. Depois disso, duas pessoas que, potencialmente, fizeram-me ver a coisa toda por outro ângulo foram, justamente, meu pai e meu vizinho. Cada vez mais, vejo que a sabedoria de alguém mais velho possui bastante encorajamento e influência.

Devo dizer que, de fato, já tinha perdido a esperança, a fé e a harmonia em aniversários. Mas, neste ano, recebi, nada mais, nada menos, do que 241 mensagens de parabéns em público. Até que, no fim das contas, fazer aniversário ainda possui seus méritos e valores.

A propósito: fico aqui, pensando, como ou por que alguém de minha natureza permanece vivo até hoje. Não que eu ache que precise morrer tão cedo; nem que esteja, simplesmente, incomodado e insatisfeito com a vida, só que sim porque já cometi tantos erros na vida que não me perdoo nem por metade deles.

Palavras são como ventos: vêm e voltam.

Sinceramente, não me acho alguém tão fora do comum como muitos de meus parentes e amigos me consideram e estimam. Se me destaco e me sobressaio, ou é porque tenho muita determinação, força de vontade e resistência ou é porque ainda existem boas pessoas me dando apoio e solidariedade diante das barreiras.

No entanto, quando me dei conta da absurda quantidade de pessoas me dizendo que devo ser internado, preso e morto (queria saber de onde tiraram que sou louco, psicopata e retardado), também me dei conta da enorme quantidade de pessoas que me reconhecem como sendo um bom amigo, um bom cidadão e um bom ser humano.

Agora, se sou um bom artista (desenhista, escritor e roteirista), depende bastante do ponto de vista de cada um. Posso até não ser alguém tão profissional quanto os grandes nomes da indústria, mas o que faço vem de muito esforço e honestidade. Meu trabalho possui características e propriedades ricas e únicas, sendo esse meu melhor pagamento.

E, se existem duas coisas que aprendi em décadas de experiência foram, com certeza, que dinheiro não constrói caráter e educação e que cada um (a) deve ser a si mesmo (a). Não detenho o conhecimento inteiro da humanidade, nem o talento dos maiores desenhistas do mundo, só que aprendi a não deixar os amigos na mão (a muito custo por sinal).

A criança interior e o adulto exterior.

Tem gente que julga sem conhecer, entender e saber e isso é um dos maiores mistérios da humanidade e sociedade. A altíssima quantidade de pessoas que dizem que não é sério que faço desenhos parecidos com os feitos por uma criança (e para ser reconhecido ainda por cima) é, realmente, impressionante e surpreendente.

Essas pessoas não pensam e não sentem que tudo na vida tem um ou mais porquês: garanto que muita gente não sabe que não tenho culpa de ter começado a desenhar com três anos, nem de ter a síndrome de Asperger, responsável em aflorar e desenvolver diferenças em seu portador.

Meus desenhos podem até ter características e propriedades bastante incomuns, ou, até mesmo, bem raras, só que isso não significa que haja algo de errado com eles ou comigo próprio.

Ainda existe gente que sabe quem sou pessoalmente e espalha em público que recebo ajuda para ter minha arte divulgada e impulsionada pela síndrome, não é porque elas acham que não tenho talento que todos devam achar igual. Ninguém é idêntico a outrem e assunto encerrado.

Atualizada a relação completa de revistas e livros editados com três datas modificadas.

O livro Os Romanoz e Albert & Einstein – A Permutação Cósmica passou de janeiro de 2011 para novembro de 2017 (tive que fazer uma revisão completa e achei por bem atualizar), ao passo que o roteiro do filme O Desespero de um Solteiro! e a edição piloto do tupinimangá O Capoeiroca e a Bailarinéria passaram de, respectivamente, janeiro e fevereiro de 2018 para abril de 2018 em ambos os casos (para poder trabalhar bem mais e melhor nas ideias), leiam bem aqui: http://saviochristi3.blogspot.com/2017/02/relacao-completa-de-revistas-e-livros.html!

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Publicidade ilustrada Albert & Einstein: Literatura em dose tripla!



Decidi passar a limpo de vez todos os capítulos dos três livros a partir de hoje, eis os links do Wattpad a par dos anexos: https://www.wattpad.com/myworks/137030282-os-romanoz-e-albert-einstein-a-permuta%C3%A7%C3%A3o-c%C3%B3smicahttps://www.wattpad.com/myworks/137030590-os-torres-1-uma-fam%C3%ADlia-bem-habitual e https://www.wattpad.com/myworks/137030484-os-torres-2-a-fam%C3%ADlia-em-novas-confus%C3%B5es.Os Romanoz e Albert & Einstein – A Permutação Cósmica era, na realidade, de janeiro de 2011, mas tive que fazer uma revisão completa e decidi assumir uma nova data de conclusão (que acabou sendo a mesma dos outros dois: Os Torres 1 – Uma Família Bem Habitual e Os Torres 2 – A Família em Novas Confusões): novembro de 2017.

Os livros já deverão estar postados lá no Wattpad como completos, de graça e na íntegra o quanto antes, acredito que vocês deverão gostar além da conta das letras musicais e poesias que coloquei em cada um deles!

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

2ª. repostagem da edição especial As Descoladas: A Disputa das Bandas Interescolares (outubro de 2017) (completa, de graça e na íntegra).


















Bom, primeiro, vai um breve esclarecimento (sem tretas!): existem colegas que me criticam por fazer desenhos que se parecem com os feitos por uma criança (isso é, eles afirmam que são parecidos!), eles acham que não é sério que eu faço esses desenhos e para ser reconhecido ainda por cima.

O que acontece é o seguinte: eu comecei a desenhar com três anos de idade (já completei trinta e três hoje mesmo!) e eu também sou portador da síndrome de Asperger (algo que não me torna nem melhor, nem pior do que aqueles que não a possuem!), por isso mesmo, meus desenhos possuem características e propriedades bastante incomuns ou até bem raras.

Por isso mesmo, quero saber se alguém aqui é capaz de entender que os desenhos que faço, embora não à altura dos grandes nomes da indústria mundial, são feitos com bastante esforço e honestidade.

Agora, sobre o escaneamento da história, eu entreguei a revista original a um edital de incentivo à cultura e este me dirá se foi aprovada ao final do mês que vem, telefonei há poucas horas e eles, então, disseram-me que não irão me devolver a original (pois ficará com eles permanentemente como parte do processo).


Caso a revista seja aprovada como uma nova publicação, escanearei logo de uma vez a versão definitiva para postar, algo que farei com ambas as publicações anteriores (Albert & Einstein a Dupla do Barulho em: Trapaceiros em Apuros e Albert & Einstein em: A Pilantragem) nesta semana.

domingo, 28 de janeiro de 2018

Sandy, versões em caricatura, realismo, design e caricatura realista.

Sandy, versões em caricatura, realismo, design e caricatura realista.

Bem, já estou retomando de vez minhas versões triplas e quádruplas de artistas e esportistas em desenho (sabem que fiquei três meses sem praticar!), esta então é a quinta versão produzida neste mês.

Escolhi fazer a cantora, atriz e compositora Sandy porque há muito tempo que venho querendo fazê-la e achei que poderia ficar legal agora, se não ficou à altura da original, perdoem-me porque a falta de prática deve ter me prejudicado.

As melhores versões minhas até agora foram as do Ronaldinho Fenômeno e da Paula Fernandes (aliás, minto: as melhores foram as ainda não famosas desenhistas Samara Souza e Pamela Marins!)!

Minha amiga me deu dicas de como melhorar as garotas e mulheres desenhadas e as estou colocando em prática agora: uma cor de batom forte, cílios grandes, brilho e cabelos voadores.

Meu fotolog com minha evolução nos desenhos triplos e quádruplos de artistas e esportistas: https://www.flogao.com.br/saviochristi/.

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Marivana a Ateia, Lucinira a Agnóstica e Jurileia a Cética, 2º. desenho.

Bom, estou com problemas na conexão ao acesso à internet e no escâner, por isso mesmo, está sendo bastante complicado para mim ficar postando meus desenhos até corrigir tudo (ou comprar um novo no caso do escâner).

Deixando o papo fiado e furado de lado, muitos de vocês já sabem que essas três personagens pertencem à série de quadrinhos Albert & Einstein e os Romanoz em Amerimanga (sequência das séries de quadrinhos Albert & Einstein e A Dupla do Barulho e da série de livros Os Romanoz) e chegaram para mostrar que a falta da crença em Deus não significa que não se seja uma má pessoa (ou que não se sejam três más pessoas nesse caso).

Se bem que alguns ateus andaram me dizendo que Deus é tão mitológico quanto Hércules ou o Superman, achei isso um tanto quanto atroz, considerando que não agrido; nem ataco os ateus na condição de deísta, mas não mando nesses caras.

De qualquer forma, o recado já está dado: ser ou não uma boa pessoa não tem a ver com crer ou não em Deus, o chato também é quando alguém diz crer no Pai Celestial e se mostra próprio (a) do fanatismo religioso.

Inclusive e principalmente, já postei um artigo que se chama Diferenças entre deísta, teísta, panteísta, ateu, agnóstico e cético, eis o link dele: http://saviochristi3.blogspot.com/2017/12/diferencas-entre-deista-teista.html.

Miss Cupcake: Retrospectiva 2015!

Miss Cupcake: Retrospectiva 2015!: Olá gente! Todo mundo animado com os festejos de fim de ano? Eu estou curtindo muito. Esse ano  foi uma serie de alto e baixos pra ...



É isso aí mesmo, minha amiga e conterrânea Cristiane!



Sabe que dei início a um tupinimangá (o nome é uma criação minha) que se chama O Capoeiroca e a Bailarinéria, penso em inscrevê-lo para ser publicado fisicamente logo que for possível, eis o link com o roteiro dele: http://saviochristi3.blogspot.com/2018/01/roteiro-do-tupinimanga-o-capoeiroca-e.html.



A ideia é, como você já sabe, bem simples e bem complexa ao mesmo tempo, aqui está a sinopse dela: Um alienígena vindo do planeta Ambientalinus recruta um capoeirista e uma bailarina para serem os novos super-heróis ambientalistas e ecológicos do planeta Terra. Munidos de novas habilidades e equipamentos, eles se tornam o Capoeiroca e a Bailarinéria!



E bem, por hora, isso é tudo, abraços e nos esbarramos por aqui ainda!

Estúdio Armon: Integrantes #06 - Cristiane Armezina

Estúdio Armon: Integrantes #06 - Cristiane Armezina: Fala galera! Hoje vamos apresentar aqui, talvez a pessoa mais experiente no ramo de quadrinhos! Ela já passou por outros grupos de fanzin...


Superbacana, eu mesmo sou amicíssimo dela e até moramos em municípios vizinhos (sou da capital do Espírito Santo, Vitória)!



Inclusive e principalmente, comprarei dela o mangá Miss Cupcake o quanto antes, excelente leitura essa, é tão fora de série que chega a fazer vibrar!

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Atualizado o roteiro do tupinimangá O Capoeiroca e a Bailarinéria (fevereiro de 2018).

Leiam bem aqui: http://saviochristi3.blogspot.com/2018/01/roteiro-do-tupinimanga-o-capoeiroca-e.html!

Deverei dar continuidade amanhã, já que estou com problemas de conexão (a internet daqui de casa tem caído e retornado em alternância).

De qualquer forma, já sei como retomar a história.

O Capoeiroca e a Bailarinéria, Adriana a Agente Laranja e Ecolináceo.

Adriana Dee (mais conhecida como a Agente Laranja) é uma criação de meu amigo roteirista André Carim, responsável por publicar os fanzines Múltiplo; Fanzine Ilustrado; e, ocasionalmente, Adriana a Agente Laranja também (sendo que essa personagem é oriunda do próprio Múltiplo).

Ela é uma charmosa detetive, espiã e policial e já foi retratada pelos mais diversos nomes do quadrinho nacional. Eu mesmo, por exemplo, já estou aqui, imaginando uma história em que ela atuará ao lado do Capoeiroca e da Bailarinéria (respectivamente, o capoeirista Abimbola Bandele e a bailarina Franciela Antonele).

O Capoeiroca e a Bailarinéria são, conforme já comentei outras vezes, o casal de protagonistas do tupinimangá homônimo (só não sei se o nome tupinimangá deverá pegar e de vez ainda por cima, hahaha!). Ambos foram recrutados pelo ambientalista e ecologista Ecolináceo Florestarium do planeta Ambientalinus para serem a mais nova salvação do meio ambiente e da ecologia terrestres.

Logo em sua estreia, o casal terá como missão enfrentar um grupo de desmatadores da Floresta Amazônica. Depois disso, virão outras missões, com os heróis estrelando a própria série (a edição original é só o piloto do que será a nova série). Mas antes de iniciar a edição 1 propriamente, deverei fazer a história dos dois com a Agente Laranja, que será para ser publicada no Múltiplo.


Roteiro do tupinimangá (ainda em desenvolvimento): 
http://saviochristi3.blogspot.com/2018/01/roteiro-do-tupinimanga-o-capoeiroca-e.html.

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

O Capoeiroca e a Bailarinéria, Ecolináceo e Sam e Pam, personagens do tupinimangá O Capoeiroca e a Bailarinéria.

 
Estes são o capoeirista Abimbola Bandele / o Capoeiroca, a bailarina Franciela Antonele / a Bailarinéria, o ambientalista e ecologista Ecolináceo Florestarium do planeta Ambientalinus e a dupla de desenhistas Samara e Pamela / Sam e Pam (estas últimas versões reimaginadas e reformuladas de outra história que já fiz antes).

Por distração, esqueci-me de fazer o detalhe do queixo do Ecolináceo na capa da revista, acabou que decidi deixar assim mesmo, considerando que ele é um alienígena e não precisa se parecer tanto assim com um humano.

Minha amiga e conterrânea (autora de um excelente mangá (Miss Cupcake, procurem por ele se quiserem!), o qual comprarei o quanto antes!) acha melhor fazer dessa edição um piloto de uma nova série, eu tinha pensado em fazer uma edição única, mas ela está certa (como ela mesma me disse, dá para ver a reação do público enquanto espera por histórias inéditas).

E falando em amizades, um amigo meu se lembrou da série de animação Capitão Planeta e os Planetários quando tomou conhecimento dessa minha história, foi até algo bastante bondoso e gentil da parte dele fazer essa analogia, embora eu não tenha me baseado nessa em ou em qualquer outra obra.

Roteiro do tupinimangá (ainda em desenvolvimento): 
http://saviochristi3.blogspot.com/2018/01/roteiro-do-tupinimanga-o-capoeiroca-e.html.

Continuarei o roteiro após retornar (estarei de saída em bem poucos minutos), só que vocês poderão ir postando seus comentários, conselhos e críticas sobre essa narrativa enquanto eu estiver fora.

Atualizada a relação completa de revistas e livros editados com a adição de uma revista e um livro.

Adicionei o tupinimangá O Capoeiroca e a Bailarinéria (fevereiro de 2018) e o livro Roteiros dos Companheiros de Honra – Cinco Histórias do Capitão Honorável e Seus Amigos (2017)!

Além disso, redefini as datas do fanzine Andando, Tropeçando e Rolando!, Volume 2 e do gibi As Aventuras de Sam e Pam: Uma História de Outro Mundo! de novembro de 2017 para janeiro de 2018,
 leiam bem aqui: http://saviochristi3.blogspot.com/2017/02/relacao-completa-de-revistas-e-livros.html!

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Roteiro do tupinimangá O Capoeiroca e a Bailarinéria (abril de 2018).

Sávio Christi, 23 a 25/01/2018.
Sinopse: Um alienígena vindo do planeta Ambientalinus recruta um capoeirista e uma bailarina para serem os novos super-heróis ambientalistas e ecológicos do planeta Terra. Munidos de novas habilidades e equipamentos, eles se tornam o Capoeiroca e a Bailarinéria!

Roteiro e desenhos:
Sávio Christi.
(Sam e Pam baseadas nas desenhistas Samara Souza e Pamela Marins. Direitos de nomes e imagens gentilmente cedidos para mim)

Introdução.
Tupinimangá (do português brasileiro, tupiniquim + mangá, mangá tupiniquim) é o nome que este que lhes escreve decidiu dar à mistura entre o mangá japonês e a história em quadrinhos brasileira. Esta história é sobre um casal de artistas e esportistas (um capoeirista e uma bailarina), que recebem a missão de um ambientalista e ecologia do planeta Ambientalinus de cuidar dos crimes ambientais e ecológicos do planeta Terra. A partir daí, surge uma trama repleta de ação e aventura!

Parte 1: Quando a Terra Já Deixou de Ser Azul Há Muito Tempo!
"PLANETA AMBIENTALINUS"
AMBIENTALISTA E ECOLOGISTA <OLHANDO A TERRA POR UM TELESCÓPIO>: "Tsc, tsc! Desmatamentos, poluições, queimadas, espécies em extinção sendo mortas e uma série de outras coisas que não eram para estar acontecendo! Sei que ainda existem bons terráqueos, mas não todos, nem mesmo muitos na realidade!"
"PLANETA TERRA"
CAPOEIRISTA <AO TELEFONE E NA FRENTE DE ALGUNS ADVERSÁRIOS>: -Querida, estou com alguns novos adversários e estamos treinando novos golpes. Logo depois de acabarem os exercícios, eu telefono a você de volta!
BAILARINA <NA FRENTE DE ALGUMAS ADVERSÁRIAS>: -Tudo bem, querido! Eu já acabei meus treinos por hoje, apenas estou aqui, observando as outras garotas competindo!
AMBIENTALISTA E ECOLOGISTA <AINDA COM O TELESCÓPIO>: "Capoeira e balé, duas misturas de artes e esportes vindas da própria Terra! São artes porque são manifestações culturais que expressam e transmitem pensamentos e sentimentos, também são esportes porque fazem com que os corpos se exercitem e se movimentem bastante! Garanto que esses dois são perfeitos para a tarefa de combater os crimes ambientais e ecológicos desse planeta!"

"PLANETA TERRA"
"RESTAURANTE CHEFE DA CASA"
SAM (UMA DAS DESENHISTAS): -Pois é, amiga! O Brasil deveria seguir o exemplo do Japão, que produz suas histórias em quadrinhos em papel jornal e em papel reciclado de boa qualidade!

PAM (OUTRA DAS DESENHISTAS): -E o Brasil lá, por acaso, liga para isso, amiga? Se bem que nós duas damos exemplo com esses papéis, mas não é de praxe que outros nomes da história em quadrinhos brasileira façam o mesmo!
(CONTINUA...)

Já estou me preparando para retomar o roteiro de O Desespero de um Solteiro!

Já eliminei uma vírgula sobrando após o primeiro "mas" digo pelo Doutor Maxpir Ado a Frederico Lorenzoni e acrescentei o nome do aplicativo 99 logo após os nomes do táxi e Uber logo antes de Frederico Lorenzoni e Juliana Medeiros se reencontrarem nas primeiras partes, ainda farei mais duas partes hoje mesmo!

Continuem acompanhando a evolução da narrativa bem aqui:

http://saviochristi3.blogspot.com/2017/10/o-desespero-de-um-solteiro-tema-de.html!

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Sávio Christi explica: Ainda outros materiais mais recentes de desenho e pintura.

Vamos lá então: a caneta extrafina da marca Faber-Castell Grip Finepen na cor rosa pele e na gramatura 0,4 (sendo que já a possuía nas cores azul piscina e uva), o lápis de escrever da marca Ecole FULL HB e na gramatura HB 2, a cola colorida da marca Acrilex com seis cores, os lápis de cor neon da marca Maped e da linha Fluo com seis cores, os lápis de desenho (artístico e técnico, respectivamente) da marca Faber-Castell e das linhas Castell 9000 (este da gramatura 8B) e 1800 cópia (este sem gramatura).

Já não tenho pintado tanto porque minha pintura não está ficando boa o bastante, porque meus materiais custam bem mais do que meus esforços e porque isso já não dá mais tanto futuro (não que eu preocupe em aparecer como alguém muito mais destacado e sobressaído, somente tenho que fazer algo para poder me sustentar financeiramente e emocionalmente a fim de não morrer de fome e de tristeza) e já vi que a pintura não garantirá isso para mim.

Aproveitem para poderem conferir e analisar minha coleção de histórias em quadrinhos, livros e filmes e minha lista de materiais de desenho e me indiquem mais obras e materiais, por favor e muito obrigado, eis os links em dois de meus blogs do Blogger: http://saviochristi2.blogspot.com/2017/03/minha-colecao-de-historias-em.html e http://saviochristi3.blogspot.com/2017/03/minha-lista-de-materiais-de-desenho-2017.html

O que é a síndrome de Asperger.

O que é a síndrome de Asperger, parte 1 de 2.

Bastante similar ao autismo leve, o qual é muito diferente do autismo clássico (Leo Kanner), a síndrome de Asperger foi batizada em homenagem ao próprio descobridor, Hans Asperger e é responsável também em causar o déficit de atenção.

Ela pode limitar bastante a vida de seu portador, por outro lado, dizem que quem possui a síndrome de Asperger aflora e desenvolve determinadas habilidades especiais, haja vista o altíssimo nível de criatividade e inteligência de bastantes artistas e esportistas portadores da síndrome.

Também não possui cura, mas, com a ajuda da família, seu portador pode conduzir a própria vida de maneira relativamente equilibrada e sensitiva. É importante lembrar que alguns portadores de Asperger podem ter, após nascerem, algumas circunstâncias adversas, que comprometem seu desenvolvimento, como uma meningite, por exemplo.

O que é a síndrome de Asperger, parte 2 de 2.

Infelizmente, tem gente que agride e ataca quem é diferente porque não conhece, não entende e não sabe, só que não dá para ensinar alguém que anda para trás como é que se anda pela frente mesmo.

Ainda é sabido que 1 % das crianças que nascem têm chance de possuir a síndrome de Asperger, algo que já é congênito.

Contudo, ser portador dela não é motivo de medo e de vergonha, mas sim de coragem e de orgulho, posto isto que não é porque alguém a tem que significa que precise ou vá ser menos gente do que alguém que não a tem; tendo como referência a fabulosa Temple Grandin (leiam Uma Menina Estranha).

Estejam atentos que quando Hans Asperger, na Alemanha e Leo Kanner, nos Estados Unidos estudaram grupos diferenciados de jovens e de crianças, eles tinham como único objetivo esclarecer, diferenciar e ajudar, jamais tornar quem quer que seja alvo de bullying, discriminação ou algo similar.

E a síndrome de Asperger não é muito conhecida porque não faz muito tempo que foi reconhecida, tanto é que muita gente não tem o diagnóstico.

Simony, versões em caricatura, realismo, design e caricatura realista.

Bom, a cantora Simony reside por aqui em Vitória, Espírito Santo e sou fanzaço ou fanzoide dela desde pequeno!

Seguindo as dicas de um amigo meu, decidi fazer os olhos um pouco mais distantes e o sombreamento nos olhos; até coloquei em três cores: preta, azul escura e azul clara, vejam qual ficou melhor e esta passará a ser a cor padrão nas próximas versões de artistas e esportistas femininas!

Aproveitem e me sugiram mais artistas e esportistas para fazer, lembrando e ressaltando que fiquei três meses seguidos sem praticar e estou vendo se recupero de vez o ritmo!

A propósito: já sei como melhorar ainda mais na parte da caricatura, aguardem por novidades nos próximos desenhos, vocês ficarão bastante impressionados e surpresos!


E fotolog com minha evolução produzindo versões triplas e quádruplas em desenho de artistas e esportistas: https://www.flogao.com.br/saviochristi/.

Publicidade de sete livros.

Publicidade dos livros O Lutador Joca 'Rateca e Os Corajosos Amigos do Universo.

O Lutador Joca 'Rateca – A História de Um Lutador Bem Atípico (2012): Joca ‘Rateca, o maior, melhor e mais completo lutador de caratê do mundo (ou, pelo menos, é isso o que ele sonha em ser!) deverá lutar contra adversários, vilões e criaturas; bem como para reencontrar sua amada; a bela, charmosa e meiga Miwa Kuki; que está em perigo!


Os Corajosos Amigos do Universo – Uma Equipe de Heróis para Lá de Especiais (2016): Capitão Cosmo, Marck o Marciano, KX9 o Robô, Estela a Cadela, Princesa Astral, Misse Celesta, Cosmo Júnior, Madame íris e Dona Saturdia;  juntamente a seu chefe; Comandante Gálax, seus três colaboradores; Professor Sidéreo e Galac & Tico os Policiais e seu banco de dados; Logus Mícron deverão deter a união entre seus maiores vilões; que passa a ser conhecida pelo nome de os Calhordas Espaciais; cuja líder é uma misteriosa e perigosa novata! Além disso, deverão deter suas contrapartes malignas; parte de uma realidade alternativa e conhecidos pelo nome de os Inimigos do Inverso!

Link do livro no Wattpad: https://www.wattpad.com/myworks/135859079-os-corajosos-amigos-do-universo-uma-equipe-de.

Publicidade dos livros O Quarteto Musical, Capitão Honorável o Super-Herói e O Quarteto em Sintonia.

O Quarteto Musical – As Aventuras de Quatro Musicistas (2014): Quando o trio de violonistas Abigail Salvatore (depressiva), Melissa Vespúcio (bipolar) e Florinda Weiss (tímida) encontra dificuldades em fazer sucesso, a solução é recrutar a flautista Malila (com daltonismo). Juntas e com a ajuda de seu empresário, Bartolomeu Escariotes, as quatro passarão pelas mais improváveis e inusitadas confusões e encrencas!
Link do livro no Wattpad: https://www.wattpad.com/myworks/133748883-o-quarteto-musical-as-aventuras-de-quatro.

Capitão Honorável o Super-Herói – As Aventuras de Um Super-Heróis Show de Bola (2015): Capitão Honorável, o Rinoceronte-Branco, Fredo Álvares, Andreia Androida, Professor Siqueira e a Sem Classe; conhecidos coletivamente pelo nome de os Companheiros de Honra combatem terríveis vilões; o que inclui uma novata alienígena. Mas eles não estão sozinhos: seus quatro aliados; Ivanilda Teixeira (secretária), Luara Bartira (caçadora indígena), a Espiã Escarlate (agente secreta) e General Marins Souza (chefe e superior hierárquico da anterior) surgem para lhes dar uma forcinha!


O Quarteto em Sintonia – As Aventuras das Musicistas Continuam (2016): O quarteto mais agitado e querido da atualidade retorna para muito mais problemas e dificuldades; passando a contar com três novos aliados: Angelina (atual esposa do pai de Malila), Maricota Zanotto (cantora lírica) e Jurandir Borguetti (empresário da anterior)!

Link do livro no Wattpad: https://www.wattpad.com/myworks/133749919-o-quarteto-em-sintonia-as-aventuras-das-musicistas.

Publicidade dos livros Sacrossando (Impróprio para Menores) e Roteiros dos Companheiros de Honra.

Sacrossando (Impróprio para Menores) – Uma Extensa Jornada pelo Tempo (2016): Um homem chamado de o Viajante do Tempo deverá viajar pelas mais diversas épocas da história e do tempo para reencontrar seu melhor amigo, o Golem, que mede três metros de altura! Para tarefa tão árdua e dura, surgirá Cronos, deus grego do tempo para auxiliá-lo! Coautoria com Jombats, Richardee, Alane Poison e Nicolas Salmeron Silva.

Link do livro no Wattpad: https://www.wattpad.com/myworks/133839198-sacrossando-impr%C3%B3prio-para-menores-uma-extensa.

Roteiros dos Companheiros de Honra – Cinco Histórias do Capitão Honorável e Seus Amigos (2017): Os mesmos de antes; com a adição de três novos membros: Mister Bog III, Andri de Vênus e Carlos o Leão de Honra; mais um parceiro: UltraZê. Com um ou mais de seus amigos (e com eles todos na última história!), o Capitão Honorável estrela as seguintes histórias: Capitão Honorável – O Começo das Aventuras, Capitão Honorável – Dois Mais Um É Igual a Encrenca!, Capitão Honorável e os Companheiros de Honra – O Recrutamento Externo!, Capitão Honorável e os Companheiros de Honra – O Assassino Inocente? e Os Companheiros de Honra e Demétrio Doidão o Derramador – Uma História de Guerra e Terror!; esta última uma versão fictícia de uma história real.


O Capoeiroca e a Bailarinéria: Dois informes publicitários!



Iniciarei a produção da revista na próxima segunda-feira, sendo que ainda estou pensando se ela será uma edição única ou o piloto de uma nova série.

Conversei com um amigo e ele me convenceu a fazê-la a caneta e em cores, tomarei todo o cuidado possível para não cometer erros de enquadramento e formatação, bem como borrões.


Enquanto isso, deixem seus comentários, conselhos e críticas relacionados a essa obra caso queiram!

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Como baixar filmes, séries e músicas em apenas cinco passos!

Primeiro passo, acesse o site do Baixaki ou Superdownloads e busque por um aplicativo próprio de se fazer downloads, podendo ser o Emule, Kazaa ou DreaMule, e, depois, por um aplicativo que se chama µTorrent.

Segundo passo, instale o aplicativo no computador e digite o nome do filme, série ou música que deseja baixar.

Terceiro passo, entre no site do Legendas TV e baixe as legendas através dele.

Quarto passo, instale o µTorrent, e, com ele, una o filme, série ou música às legendas.


Quinto passo, grave o filme, série ou música já com as legendas em um DVD-ROM usando um destes dois aplicativos: Nero Express ou Clone DVD.

(Colaboração: T.a.T.y. do Yahoo! Respostas)

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Marlei Cevada, versões em caricatura, realismo, design e caricatura realista.

Bem, conheço pessoalmente a atriz e humorista Marlei Cevada de um espetáculo humorístico que ela fez em várias partes do país, ela veio fazê-lo por aqui em Vitória, Espírito Santo e me deu um cartão-postal da Nina Nadaver em seu espetáculo Nina Num Show: Nada a Ver.

Famosa por atuar em A Praça É Nossa, outro papel que ela faz brilhantemente bem é o do Sangue.

Há tempos que sou fã inveterado dela, trabalho bem criativo e inteligente o que ela faz, como de fato!


E acompanhem a evolução que ando tendo com versões triplas e quádruplas em desenho de artistas e esportistas em meu fotolog: https://www.flogao.com.br/saviochristi/.

Michael Jordan e Messi, versões em caricatura, realismo, design e caricatura realista.


Bem, perdoem-me se estas versões não ficaram muito ou mesmo parecidas com os originais: fiquei três meses sem praticar, pelo que estou buscando recuperar o pique agora.


Caso queiram, deixem-me seus comentários, conselhos e críticas de como melhorar os próximos desenhos de artistas e esportistas, ainda farei mais alguns até o final deste mês e no próximo ainda.


Podem também assistir a meu vídeo ensinando a desenhar nesses quatro estilos, ele até traz desenhos meus como sendo demonstrativos (Como produzir bons desenhos em caricatura, realismo, design e caricatura realista, vídeo especial): https://www.youtube.com/watch?v=N5deR1brCG4.



E eis meu fotolog com minha evolução produzindo versões triplas e quádruplas de artistas e esportistas: https://www.flogao.com.br/saviochristi/.

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Diferenças entre o realismo das artes visuais e o realismo da literatura.

Influenciado pelas teorias materialistas, o realismo surgiu na Europa, na segunda metade do século XIX. No Brasil, seu principal representante foi o escritor Machado de Assis. O marco do realismo na Europa foi registrado em 1857, com a publicação do romance Madame Bovary, do escritor francês Gustave Flaubert.

O realismo das artes visuais é bastante diferente do realismo da literatura, ainda que sejam o mesmo movimento artístico  e histórico realmente.

Realismo das artes visuais:
retrata as coisas como elas são na realidade por meio de imagens. Isso inclui a miséria e a pobreza, os horrores da guerra e a nudez do corpo humano. O realismo das artes visuais inclui artes como desenho, pintura, escultura, fotografia, gravura e arquitetura. Alguns artistas visuais do realismo incluem os franceses Gustave Courbet (pintor), Édouard Manet (pintor), Honoré Daumier (pintor, gravurista e caricaturista), Jean-François Millet (pintor), Théodore Rousseau (pintor paisagista), Jules Breton (pintor e poeta), Jean-Baptiste Camille Corot (pintor realista) e Auguste Rodin. Outros nomes incluem os brasileiros Georg Grimm, Modesto Brocos, Benedito Calixto Castagneto, Clóvis Graciano (paisagistas) e Candido Portinari (pintor).

Realismo da literatura: retrata as revoltas sociais e da insatisfação política, tendo sido fortemente influenciado por temas como o socialismo e o nacionalismo, bem como pela Revolução Industrial, esta última surgida na Inglaterra. Alguns escritores do realismo incluem Augusto Comte (francês), Karl Marx (alemão), Émile Durkheim (francês), Max Weber (alemão) e Gustave Flaubert (francês). Outros nomes incluem os brasileiros Machado de Assis, Arthur Azevedo e Aluísio de Azevedo, este último irmão mais novo do anterior. Segundo o filósofo americano Hilary Putnam, o realismo de literatura se divide em três tipos: materialismo, metafísica e convergência.

Observação: A literatura, embora seja, tecnicamente falando, parte das artes visuais, é considerada muito mais como sendo algo a parte.

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Atualizada minha lista de materiais de desenho com dois novos lápis de desenho (um artístico e um técnico) e um esmalte incolor (como material de trabalho artesanal).

Adicionei os lápis de desenho (artístico e técnico, respectivamente) da marca Faber-Castell e das linhas Castell 9000 (este da gramatura 8B) e 1800 cópia (este sem gramatura) e o esmalte incolor da marca Impala e da linha Mundial.

Além disso, atualizei meus cargos como sendo desenhista, escritor e roteirista, experiente com desenhos personalizados em caricatura, realismo, design e caricatura realista, mais serviços ocasionais de pesquisador de artes e história e youtuber., leiam bem aqui: http://saviochristi3.blogspot.com/2017/03/minha-lista-de-materiais-de-desenho-2017.html!

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Amigos, fiz um novo vídeo: Como produzir bons desenhos em caricatura, realismo, design e caricatura realista, vídeo especial, podem opinar?

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=N5deR1brCG4&feature=youtu.be.

Se possível, expliquem-me quais foram os pontos positivos e negativos, em que poderá ser melhorado o próximo e utilizando de gentileza ao invés de hostilidade.

Aproveitem e me sugiram temas para os vídeos seguintes.

domingo, 14 de janeiro de 2018

Esqueci-me de dizer: removi de minha lista de materiais de desenho um sabonete.

Foi o sabonete de jasmim e manteiga de cacau da marca Palmolive Naturals Esfoliação Delicada e do peso 85g (uma visita daqui de casa o utilizou inadvertidamente e compramos um melhor depois, este já tendo sido especificado).

A propósito: na próxima atualização, adicionarei o esmalte incolor que já mencionei e dois novos lápis de desenhar (sendo um de desenho artístico e um de desenho técnico!)!

Amigos, quero fazer um vídeo chamado Dicas de como criar bons desenhos em caricatura, realismo, design e caricatura realista. Leiam o resto:

"Como criar bons desenhos em caricatura, realismo, design e caricatura realista, atualizado.

Caricatura (do italiano, caricatura também, sendo este derivado do próprio italiano, caricare, carregar): O desenho é o mais exagerado possível (para mais ou para menos), visando realçar os aspectos faciais do retratado. Ele também é, por vezes, extremamente burlesco e grotesco. Na caricatura, aumenta-se o que já é grande, diminui o que já é pequeno, aproxima o que já está perto e distancia o que já está longe. (Colaboração: Gabriel Basílio do grupo do Facebook Bate-papo Ilustrado)

Realismo (da morfologia entre o adjetivo real e o sufixo -ismo): O desenho (que pode ser de qualquer pessoa, lugar ou coisa) é o mais próximo possível da realidade. No realismo, os olhos e a boca são um pouco menores e o queixo é um pouco maior. (Colaboração: Davi Júnior do grupo do Facebook Bate-papo Ilustrado)

Design (do latim, designare, desenvolver ou conceber ou do próprio latim, signum, marca ou sinal): O desenho (que é muito mais técnico do que artístico e também pode ser de qualquer pessoa, lugar ou coisa, embora ainda funcione bem mais e melhor em lugares e coisas artificiais a naturais) lida com bastantes retas e curvas, principalmente com curvas. Não tem nenhum mistério.

Caricatura realista (da morfologia entre o substantivo caricatura e o adjetivo realista): O desenho é bem prático e simples: basta misturar alguns dos principais aspectos oficiais e originais da caricatura e do realismo.".

Em anexo, vai também um desenho quádruplo como demonstrativo.

A questão é: vale a pena fazer um vídeo desse tipo?

Ainda estou pensando se mostro meu desenho como exemplo e se menciono os nomes de minhas duas amigas desenhistas, elas até me autorizaram a fazer isso, só que não sei se devo fazê-lo.

A propósito, para quem quiser o próprio desenho, leia esta divulgação em meu blog: http://saviochristi3.blogspot.com/2018/01/encomendas-de-desenhos-personalizados-e.html.

E bem, é isso aí mesmo!