HSAMAblog

domingo, 21 de janeiro de 2018

O que é a síndrome de Asperger.

O que é a síndrome de Asperger, parte 1 de 2.

Bastante similar ao autismo leve, o qual é muito diferente do autismo clássico (Leo Kanner), a síndrome de Asperger foi batizada em homenagem ao próprio descobridor, Hans Asperger e é responsável também em causar o déficit de atenção.

Ela pode limitar bastante a vida de seu portador, por outro lado, dizem que quem possui a síndrome de Asperger aflora e desenvolve determinadas habilidades especiais, haja vista o altíssimo nível de criatividade e inteligência de bastantes artistas e esportistas portadores da síndrome.

Também não possui cura, mas, com a ajuda da família, seu portador pode conduzir a própria vida de maneira relativamente equilibrada e sensitiva. É importante lembrar que alguns portadores de Asperger podem ter, após nascerem, algumas circunstâncias adversas, que comprometem seu desenvolvimento, como uma meningite, por exemplo.

O que é a síndrome de Asperger, parte 2 de 2.

Infelizmente, tem gente que agride e ataca quem é diferente porque não conhece, não entende e não sabe, só que não dá para ensinar alguém que anda para trás como é que se anda pela frente mesmo.

Ainda é sabido que 1 % das crianças que nascem têm chance de possuir a síndrome de Asperger, algo que já é congênito.

Contudo, ser portador dela não é motivo de medo e de vergonha, mas sim de coragem e de orgulho, posto isto que não é porque alguém a tem que significa que precise ou vá ser menos gente do que alguém que não a tem; tendo como referência a fabulosa Temple Grandin (leiam Uma Menina Estranha).

Estejam atentos que quando Hans Asperger, na Alemanha e Leo Kanner, nos Estados Unidos estudaram grupos diferenciados de jovens e de crianças, eles tinham como único objetivo esclarecer, diferenciar e ajudar, jamais tornar quem quer que seja alvo de bullying, discriminação ou algo similar.

E a síndrome de Asperger não é muito conhecida porque não faz muito tempo que foi reconhecida, tanto é que muita gente não tem o diagnóstico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário