HSAMAblog

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Diferenças entre o realismo das artes visuais e o realismo da literatura.

Influenciado pelas teorias materialistas, o realismo surgiu na Europa, na segunda metade do século XIX. No Brasil, seu principal representante foi o escritor Machado de Assis. O marco do realismo na Europa foi registrado em 1857, com a publicação do romance Madame Bovary, do escritor francês Gustave Flaubert.

O realismo das artes visuais é bastante diferente do realismo da literatura, ainda que sejam o mesmo movimento artístico  e histórico realmente.

Realismo das artes visuais:
retrata as coisas como elas são na realidade por meio de imagens. Isso inclui a miséria e a pobreza, os horrores da guerra e a nudez do corpo humano. O realismo das artes visuais inclui artes como desenho, pintura, escultura, fotografia, gravura e arquitetura. Alguns artistas visuais do realismo incluem os franceses Gustave Courbet (pintor), Édouard Manet (pintor), Honoré Daumier (pintor, gravurista e caricaturista), Jean-François Millet (pintor), Théodore Rousseau (pintor paisagista), Jules Breton (pintor e poeta), Jean-Baptiste Camille Corot (pintor realista) e Auguste Rodin. Outros nomes incluem os brasileiros Georg Grimm, Modesto Brocos, Benedito Calixto Castagneto, Clóvis Graciano (paisagistas) e Candido Portinari (pintor).

Realismo da literatura: retrata as revoltas sociais e da insatisfação política, tendo sido fortemente influenciado por temas como o socialismo e o nacionalismo, bem como pela Revolução Industrial, esta última surgida na Inglaterra. Alguns escritores do realismo incluem Augusto Comte (francês), Karl Marx (alemão), Émile Durkheim (francês), Max Weber (alemão) e Gustave Flaubert (francês). Outros nomes incluem os brasileiros Machado de Assis, Arthur Azevedo e Aluísio de Azevedo, este último irmão mais novo do anterior. Segundo o filósofo americano Hilary Putnam, o realismo de literatura se divide em três tipos: materialismo, metafísica e convergência.

Observação: A literatura, embora seja, tecnicamente falando, parte das artes visuais, é considerada muito mais como sendo algo a parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário