HSAMAblog

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Origens da caricatura, do realismo e do design.

Caricatura: O termo caricatura vem do italiano; significa exagerar, carregar. Com este sentido, a caricatura surgiu no século XVII com o pintor Agostino Carracci da Bolonha, artista que criou uma galeria de tipos populares da sua cidade. Outros artistas da Escola de Bologna também se destacam nessa forma de arte, como Domenichino e Guercino. Pier Leone Ghezzi (1674 – 1755) foi um dos primeiros a se dedicar quase que integralmente à realização de caricaturas. Etimologia: do italiano, caricatura também, sendo este derivado de caricare, carregar.

Realismo (artes visuais): O realismo surgiu entre 1850 e 1900. Fruto das artes produzidas na Europa. Ele foi influenciado pela industrialização que dominava a época. O homem contemporâneo entendeu que precisava ser realista, tendo uma visão mais técnica e deixando um pouco de lados as emoções humanas. Etimologia: morfologia entre o adjetivo real e o sufixo -ismo.

Realismo (literatura): Na literatura, teve como marco inicial a publicação da obra de Gustave Flaubert (1821 – 1880) “Madame Bovary” em 1857, na França. No Brasil o realismo teve início com a publicação da obra de Machado de Assis: Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881). Em Portugal, o realismo teve como marco inicial a Questão Coimbrã. Etimologia: vide acima.

Design: A expressão design surgiu no século XVIII, na Inglaterra, como tradução do termo italiano disegno, mas somente com o progresso da produção industrial e com a criação das Schools of Design é que esta expressão passou a caracterizar uma atividade específica no processo de desenvolvimento de produtos. Atualmente, industrial design vale tanto como conceito industrial ou de produto. Industrielle Formgebung (alemão), estetique industrielle (francês), diseño industrial (espanhol), technitscheskaya Estetika (russo), etc. (BOMFIM, 1995:3). Etimologia: do latim, designare, desenvolver ou conceber ou do próprio latim, signum, marca ou sinal.

Observações: Existe a mistura entre a caricatura e o realismo: a caricatura realista. Embora o realismo das artes visuais e o realismo da literatura sejam coisas bem distintas, tratam-se do mesmo movimento artístico e histórico. A literatura, embora seja, tecnicamente falando, parte das artes visuais, é considerada muito mais como sendo algo a parte. E o design, ao contrário da caricatura e do realismo, é um desenho técnico, não um desenho artístico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário