HSAMAblog

sábado, 8 de maio de 2021

Roteiros dos vídeos De onde saíram alguns de meus principais personagens (partes 1, 2 e 3)

Sávio Christi, 07/05/2021

De onde saíram alguns de meus principais personagens (parte 1) [parte 1 de 9] 

Bem, este é o primeiro de uma sequência de três vídeos. E, neste aqui, explicarei algumas coisas sobre os principais personagens das séries de histórias em quadrinhos (no Brasil) ou bandas desenhadas (em Portugal e em Angola) Albert & Einstein e Sua Turma e de Nina e Zoca.

Mas, primeiro, vão alguns desenhos (eu mostro os desenhos na câmera): Albert & Einstein e Sua Turma e Nina e Zoca (reunindo Albert & Einstein, Cuca, o Detetive, Cátia, a Fantasma, Metarfos e Samambaia, o Palhaço Palhoça, Antonina "Nina" Moretti e José "Zoca" Rodento), Albert & Einstein e Sua Turma (1ª., 2ª. e 3ª. versões) (desenhos em estilos desenho original, mangá e desenho básico, este último só com Albert & Einstein e Metarfos e Samambaia), Nina e Zoca (1ª. e 2ª. versões) (desenhos em estilos desenho original e mangá)...

 [Continua...] 

De onde saíram alguns de meus principais personagens (parte 1) [parte 
2 de 9] 

Divulgação dos primeiros quadrinhos de Albert & Einstein e Sua Turma
(com os protagonistas originais: Albert & Einstein, Ricardinho, Mila, a Sansei, Flora Fonseca e Tonico), Divulgação dos novos quadrinhos de Albert & Einstein e Sua Turma (já com os protagonistas atuais), Divulgação da série de quadrinhos Nina e Zoca, Marihá "Mari" Castro, Hairan H-Sama" Zuchelli e Anne Castro em estilo desenho básico (minhas amigas pessoais e conterrâneas dos eventos de anime, daqui, de Vitória [Espírito Santo]... daqui a pouco, eu explico alguma coisa sobre elas), Charge Albert & Einstein e Antonina "Nina" Moretti: Tem um Pessoal Novo! (propaganda da linha de gibis e fanzines Albert & Einstein e Nina e Zoca Apresentam, reunindo os personagens com os das séries de animação As Aventuras de Gui & EstopaZuzubalândia e Carrapatos e Catapultas, sendo ambas as primeiras de minha amiga, Mariana Caltabiano, de lá, de São Paulo [cidade] e a última de meu amigo, Almir Correia, de lá, de Curitiba)...

 [Continua...] 


De onde saíram alguns de meus principais personagens (parte 1) [parte 3 de 9] 

Albert & Einstein, Gui e Bum (Gui criado por Mariana Caltabiano e Bum criado por Almir Correia), Cuca, o Detetive e Estopa (Estopa criado por Mariana Caltabiano), Cátia, a Fantasma, Zuzu, Bum e Bolão (Zuzu criada por Mariana Caltabiano e Bum e Bolão criados por Almir Correia), Antonina "Nina" Moretti, José "Zoca" Rodento e Splash (Splash criado por Almir Correia), e Divulgação da série de jornaizinhos fictícios Notícias do Mundo Ausente (que trará personagens de Albert & Einstein e Sua Turma e de Nina e Zoca, sendo que, nesse desenho, a dupla nonsense Albert & Einstein e a guria mentirosa e nojenta Antonina "Nina" Moretti capturam o criminoso público Gatum Gatuno [da série Albert & Einstein e Sua Turma] usando chiclete).

De onde saíram alguns de meus principais personagens (parte 1) [parte 3 de 9] 

Agora, sim, vamos aos personagens:

Albert & Einstein: peguei por base alguns antigos colegas de escola e a mim mesmo, isso desde que era criança. Eles não levavam a vida e os estudos a sério, nem eu. Mas a gente vai crescendo e amadurecendo e evoluindo os conceitos, as convicções e as ideologias, né? Então, a dupla nonsense satiriza as pessoas que, além de não levarem a vida e os estudos a sério, também se fingem de ignorantes e ainda se divertem pregando peças nas outras pessoas.

Cuca, o Detetive: sempre fui bastante fã de histórias de detetive, isso desde bem pequeno. Então, decidi criar um personagem nessa linha aí. E, no caso, ele mesmo representa o investigador que tem uma incrível capacidade de raciocínio rápido, porém, em alguns casos, perde contra seus oponentes.

De onde saíram alguns de meus principais personagens (parte 1) [parte 4 de 9] 

Cátia, a Fantasma: sempre fui um tanto quanto interessado em assuntos do mundo espiritual (sou católico apostólico romano/teísta praticante). Sei que nem todos são desse tipo de crença, mas é só uma personagem fictícia mesmo. Quem irá afirmar que a personagem existe de verdade, né (risos!)? Ela própria morreu em um acidente de carro e passou a se adaptar e a se habituar a sua atual realidade com o tempo. Gosto bastante de utilizá-la para passar reflexões filosóficas, estas tanto de nossa presença, aqui, neste plano existencial quanto da passagem para o outro plano da parte das pessoas que tanto amamos. E ela também carrega fragmentos do Penadinho, do Gasparzinho e do Polterguy (um personagem de videogame antigaço do Mega Drive, que morre em um acidente com um skate e volta para se vingar de seu patrão e da família dele), sendo alguém que não assusta quem é do bem de propósito, possuindo tantos e tão bons amigos humanos e inumanos (e, válida só de curiosidade, em inglês e em espanhol, inumano [que é alguém, algum ser que não é da raça humana] e desumano [que é alguém que precisa de humanidade dentro de si mesmo(a) são uma só palavra: inhuman [em inglês] e inhumano [em espanhol], ambos com H). Ah, sim: já me informaram que teria que ser Cátia, o Fantasma (em português) ou Catia, el Fantasma (em espanhol), mas não sabia e já a divulgava como sendo no feminino.

De onde saíram alguns de meus principais personagens (parte 1) [parte 5 de 9] 

Metarfos e Samambaia: foi numa época em que queria ter poderes de metamorfose para poder dar o troco em quem me causava bullying (intimidação ou valentia) ou escapar dessa gente. Como ninguém tem esses poderes, criei um personagem que os tivesse. Metarfos vem do planeta Quilpirsto, tendo saído de lá com seus pais, Doutor Morfeu e Dona Morfélia antes que lá explodisse. Já na Terra, Metarfos (que é de pele laranja e com sardas nos rostos na realidade), assumiu uma forma humana, sendo que quase ninguém sabe como ele é realmente. No mesmo ano (pouco tempo depois de tê-lo criado no caso), decidi criar Samambaia (real nome: Samanta, mas ninguém nunca a chama desse jeito aí), que foi para ele não se sentir sozinho por não conhecer alguém como ele próprio (além de seus pais). Samambaia ingeriu uma mistura de fórmulas químicas de seu tio por afinidade, Professor Melos, achando serem sucos e, ao saltar de susto no que viu um rato (sim, aquele bichinho), percebeu que havia ganho poderes de metamorfose. Daí, de tanto observar Metarfos, percebeu que ele também tem esses poderes e, enquanto ele buscava se transformar, levou um baita de um susto quando era o abordou. Então, ela explicou que tem os mesmos poderes dele. E, na verdade, ele é o mais bem-humorado e brincalhão, já ela é a mais séria e sistemática. Por isso, vivem brigando, mas um não vive sem o outro. 

De onde saíram alguns de meus principais personagens (parte 1) [parte 6 de 9] 

O Palhaço Palhoça: sempre fui um enorme fã e profundo admirador de palhaços, o que me levou a criar um de ficção (meu primeiro personagem). Inclusive, nem entendo (aliás, entendo ser entender) essa história de chamarem uma pessoa que fala, faz ou escreve o que não deve de palhaça. Os artistas que são chamados de palhaços nos fazem rir de bom gosto, porém, como palhaço é quem não é sério, ficou na realidade o sentido negativo da palavra. O Palhaço Palhoça é alguém que busca trazer um pouco de alegria, de carinho e de harmonia, só que ele também tem seus momentos de dor, de sofrimento e de tristeza, até seus conflitos existenciais. E, como ainda sou fã de aliterações e de assonâncias (figuras de linguagem que consistem, respectivamente, na repetição proposital de fonemas consonantais [independente se todos os termos começam com aquela consoante] e na de fonemas vocálicos [independente se todos os termos começam com aquela vogal]). Sei que nem todos são fãs desses dois recursos gramaticais, tem gente que até os detesta, mas dois amigos meus quadrinistas logo se lembraram de Stan Lee ao perceberem sobre esse meu gosto no caso.

De onde saíram alguns de meus principais personagens (parte 1) [parte 7 de 9] 

Marihá "Mari" Castro, Hairan "H-Sama" Zuchelli e Anne Castro: minhas amigas pessoais e conterrâneas dos eventos de anime, daqui, de Vitória (Espírito Santo). Marihá e Hairan foram minhas duas primeiras amizades femininas que conheci de algum ambiente que não de vizinhança ou de escola, também minhas duas primeiras amizades femininas a afirmarem que somos amigos. Marihá me perguntou no Japanime de 2008 se eu queria comprar ou trocar cartas de Magic: The Gathering, ao passo que Hairan me disse no Anime Fest de 2010 que adorou meu cosplay de Tex Willer. E, com o tempo, fui conhecendo Anne também (que é a irmã mais nova de Marihá) e a agregando a meu trabalho. Daí, no que eu decidi que a revista Albert & Einstein e Metarfos e Samambaia no Mundo Real sairia de vez, precisei de um jeito de fazer os quatro personagens-título poderem retornar para seu mundo. A solução: Marihá Barbosa e Castro, Hairan Zuchelli e Anne Barbosa e Castro (que são coestrelas desse quadrinho) os ajudam em seu retorno. O resultado disso, no que vocês mesmos forem ler a edição, estarão conferindo e analisando.

De onde saíram alguns de meus principais personagens (parte 1) [parte 8 de 9] 

Antonina "Nina" Moretti: sempre amei e adorei histórias de personagens perversos (ensinam quais coisas ruins e erradas que não se deve fazer de fato) e decidi fazer uma garota (ou, como eu próprio a chamo, guria) com um perfil assim. Ela é mentirosa e nojenta demais, acha que, por exceção de um ou dois, amigos são descartáveis (seus dois únicos amigos são o personagem masculino que, junto a ela, está no título e um ursinho de pelúcia inanimado de nome Golias Tedo) e se diverte infernizando as vidas de seus pais (Seu Jorival e Dona Lourian), de sua educadora (Professora Aurieta) e de seus vizinhos. A guria mentirosa e nojenta é tão maligna que até mesmo a dupla nonsense Albert & Einstein, que a rejeita por completo admite ela ser bem pior do que eles dois. Em dado momento, ela revela para o coprotagonista da série que não prefere nem a Mônica, nem o Maluquinho: seus ídolos são, com certeza, Albert & Einstein, isso por mais que os dois nunca gostassem dela de verdade.

José "Zoca" Rodento: surgiu junto com a personagem acima, sendo um rato que anda, fala e se veste como gente, faz tudo o que a outra pede e manda e se preocupa por demais com a aparência pessoal. Achei que ficaria bem legal ela ter como parceiro e cúmplice de travessuras uma mascote (a palavra mascote é feminina e isso ainda que se refira a uma figura masculina), pelo que escolhi um rato no caso.

De onde saíram alguns de meus principais personagens (parte 1) [parte 9 de 9] 

Na descrição do vídeo, o Dribbble de Albert & Einstein e Sua Turma e de Nina e Zoca e as obras listadas no Blogger (o Dribbble tem bastantes desenhos e alguns textos). Também para aqueles que se interessarem, ainda estão à venda os primeiros quadrinhos de Albert & Einstein e Sua Turma (dois gibis). É só me contatarem pelo e-mail (do Outlook.com) pelo (Facebook) Messenger ou pelo (Instagram) Direct, também na descrição do vídeo.

No próximo vídeo, será a vez das também séries de histórias em quadrinhos ou bandas desenhadas O Curioso Mundo de Lala e Lila, as Gêmeas e Dizete e Mazoto. E, no próximo do próximo, do Universo Literário Abrangente.

Sugestão do tema do vídeo de explicar algumas coisas sobre alguns de meus personagens de meu amigo, Ed Oliver, um quadrinista de primeira.

 (Colaboração e agradecimentos especiais a: meus amigos, Ed Oliver, Mariana Caltabiano e Almir Correia) 

 (Colaboração e agradecimentos especiais também a: minhas amigas pessoais e conterrâneas dos eventos de anime, daqui, de Vitória [Espírito Santo] (Brasil), Marihá Barbosa e Castro, Hairan Zuchelli e Anne Barbosa e Castro) 

 (Revisão de texto: Sávio Christi [eu mesmo]) 

De onde saíram alguns de meus principais personagens (parte 2) [parte 1 de 6
] 


Continuando o tema abordado no vídeo anterior, que foi quando falei de Albert & Einstein e Sua Turma e de Nina e Zoca, agora, é a vez das também séries de histórias em quadrinhos (no Brasil) ou bandas desenhadas (em Portugal e em Angola) O Curioso Mundo de Lala e Lila, as Gêmeas e Dizete e Mazoto.

Mas, primeiro, vão alguns desenhos (eu mostro os desenhos na câmera): Divulgação da série de quadrinhos O Curioso Mundo de Lala e Lila, as Gêmeas em estilo desenho originalDivulgação da série de quadrinhos O Curioso Mundo de Lala e Lila, as Gêmeas em estilo mangá, Sheila "Lala" Morales e Liliani "Lila" Morales e Divulgação da série de quadrinhos Dizete e Mazoto em estilo desenho original.

De onde saíram alguns de meus principais personagens (parte 2) [parte 2 de 6] 

Agora, sim, vamos aos personagens:

Sheila "Lala" Morales: criei essa e a próxima personagem a pedido de minhas primas maternas, de lá, de São Paulo (cidade), Sheila Morais Hudson e Liliani "Lita" Morais. Como vocês bem podem observar, os figurinos das duas são completamente diferentes, mas elas duas são idênticas fisicamente, dando as mais diversas visões de mundo a seus pais, Seu Durval e Dona Roberta. Personagens extraídas da também série Albert & Einstein e Sua Turma, decidi lhes dar a própria série porque me afeiçoei por demais a elas (e, percebendo a necessidade de colocar um prefixo, tive a ideia de colocar O Curioso Mundo de Lala e Lila, as Gêmeas). E, muito embora sejam da mesma série escolar do que a dupla nonsense, estão entre os poucos e raros personagens da mesma série da dupla sem estudarem na mesma escola do que os dois. A primeira (tanto a real quanto a fictícia) é a mais séria e sistemática (nas palavras dela e da Liliani).

De onde saíram alguns de meus principais personagens (parte 2) [parte 3 de 6] 

Liliani "Lila" Morales: essa, sim, a segunda (tanto a real quanto a fictícia) é a mais bem-humorada e brincalhona (também nas palavras dela e da Sheila). E elas são tão engraçadas que, quando eram bem bebês, perguntaram ao mesmo tempo à mãe, Dona Roberta quem era ela e o que ela estava fazendo dentro da casa delas (cada uma das duas se referindo à outra no caso). Daí, no que a mãe explicou que elas são irmãs gêmeas, apenas isso, acabou que ambas começaram a gritar por socorro, cada uma achando que tinha uma criatura que não sabia quem era fingindo ser ela mesma). Eu mesmo já tinha pensado em dar às personagens fictícias o sobrenome Morales e, no que fui conversar com ambas as verdadeiras, a ideia das duas foi, justamente, o sobrenome ser esse mesmo. E, já adiantando um pouco, uma das revistas será O Curioso Mundo de Lala e Lila, as Gêmeas: A Princesa e a Plebeia (uma paródia feminina de O Príncipe e o Mendigo e aproveitando a aliteração).

De onde saíram alguns de meus principais personagens (parte 2) [parte 4
 de 6] 

Dizete
: já tinha criado essa personagem junto ao personagem masculino seguinte. Aconteceu a mesma coisa do que com Nina e Zoca (protagonistas mencionados no vídeo anterior), que eu só tinha feito mesmo desenhos dos personagens e, depois de bastante tempo, decidi lhes dar de vez sua série. A personagem é extremamente carinhosa, romântica e sensível e o personagem masculino e ela buscam se manter unidos. Uma coisa que, com certeza, vocês próprios já observaram pelo desenho é que eu mudei os formatos das cabeças (eu desenho os personagens de Albert & Einstein e Sua Turma e de Nina e Zoca quase todos com cabeças redondas e, não me perguntem o porquê, [ou foi por acidente ou não sei, nem suspeito de verdade], um punhado com cabeças ovais). E, além disso, pus detalhes nas laterais das bocas e pescoços.

De onde saíram alguns de meus principais personagens (parte 2) [parte 5 de 6] 

Mazoto
: criado junto à personagem mencionada logo antes, esse, aí, sim, é extremamente desajeitado, medroso e tímido. Eles também são um casal adolescente. E, continuando o que eu dizia, quando fiz um personagem a primeira vez, que foi o Palhaço Palhoça (de Albert & Einstein e Sua Turma) em 1992, eu tinha preguiça de desenhar o pescoço e julguei que seria bem mais fácil e rápido fazer sem ele (o pescoço, né?). Daí, em 1994, fiz Albert & Einstein e, seguindo a mesma lógica de ser bem mais fácil e rápido de fazer, decidi não variar os formatos dos pescoços. Então, farei bastantes variações de formatos de rostos dos personagens de Dizete e Mazoto. Porém, vocês ainda podem perceber que, com o tempo, acrescentei as unhas, as orelhas, as narinas e as sobrancelhas inteiras em Albert & Einstein e Sua Turma e em Nina e Zoca (só fazia um risquinho por sobrancelha e passava o lápis de cor bem por cima).

De onde saíram alguns de meus principais personagens (parte 2) [parte 6 de 6] 

Na descrição do vídeo, o Dribbble de Albert & Einstein e Sua Turma e de Nina e Zoca e as obras listadas no Blogger (o Dribbble tem bastantes desenhos e alguns textos, incluindo de Dizete e Mazoto)

No 
próximo vídeo, será a vez do Universo Literário Abrangente.

Sugestão do tema do vídeo de explicar algumas coisas sobre alguns de meus personagens de meu amigoEd Oliver, um quadrinista de primeira.

 (Colaboração e agradecimentos especiais a: 
meu amigoEd Oliver) 

 (Colaboração e agradecimentos especiais também a: minhas primas, de lá, de São Paulo [cidade] (Brasil), Sheila Morais Hudson e Liliani "Lita" Morais) 

 (Revisão de texto: Sávio Christi [eu mesmo]) 

De onde saíram alguns de meus principais personagens (parte 3) [parte 1 de 12] 

Continuando o tema abordado nos dois vídeos anteriores, que foi quando falei das séries de histórias em quadrinhos (no Brasil) ou bandas desenhadas (em Portugal e em AngolaAlbert & Einstein e Sua Turma e Nina e Zoca (em um vídeo) e das também séries de histórias em quadrinhos ou bandas desenhadas O Curioso Mundo de Lala e Lila, as GêmeasDizete e Mazoto (no outro vídeo), agora, é a vez do Universo Literário Abrangente.

Mas, primeiro, vai o logotipo do Universo Literário Abrangente (eu mostro o texto em forma de desenho na câmera).

Agora, sim, vamos aos personagens:

O Universo dos Quadrinhos, Animação e Rock (não ficção literária técnica): já mencionadas no primeiro vídeo da trinca (vamos chamar a coisa toda assim [risos!]), Marihá Barbosa e Castro, Hairan Zuchelli e Anne Barbosa e Castro me autorizaram a fazer quantas e quais referências a elas fossem em meu trabalho (e ainda ficaram superfelizes). Daí, decidi que colocá-las como sendo apresentadoras e comentaristas desse livro seria uma ideia bem em conta (para a matéria toda poder ser explicada o bastante).

De onde saíram alguns de meus principais personagens (parte 3) [parte 2 de 12] 

O Desespero de um Solteiro (romance literário de comédia dramática romântica) os protagonistas são Frederico Lorenzoni e Juliana Medeiros (sendo ele um escriturário desesperado e ela uma fotógrafa sonhadora). A ideia surgiu porque tinha um pessoal na internet espalhando em público que sou louco, psicopata e retardado mental, tenho que ser internado, preso e morto e preciso urgentemente arrumar uma namorada para ter relações corporais com ela. Daí, decidi satirizar esse povo aí e fazer uma trama inteira em cima disso.

Depois da Tempestade, Vem o Maremoto (conto literário de comédia dramática): o trio fictício Marihá Borges e CarvalhoHairan Zucchero e Anne Borges e Carvalho já tinha aparecido antes em O Desespero de um Solteiro (elas foram coadjuvantes de luxo no caso, estando em todos os capítulos). Perguntei às três quais as profissões de suas contrapartes fictícias... Marihá me disse que seria a de astrônoma, embora ela mesma seja professora de Língua Portuguesa, de Literatura e de Produção de Textos, revisora de textos e clarinetista na realidade (esta formada em Letras-Português e em Clarineta), ao passo que Anne me disse que seria a dela, pelo que ela mesma é arquiteta na realidade (esta formada em Arquitetura e Urbanismo). E, já que Hairan não me deu a resposta, eu mesmo resolvi isso aí sozinho: ela mesma é cosmaker, tradutora e modelo na realidade (esta formada em Moda e em Direito), achei nada a ver ser cosmaker em O Desespero de um Solteiro e deixei as outras duas profissões.

De onde saíram alguns de meus principais personagens (parte 3) [parte 3 de 12] 

Saga Confusões Conjuntas (três romances literários de comédia dramática de aventura, um romance literário de comédia dramática de aventura científica, um romance literário de comédia dramática de fantasia, uma coletânea de contos de comédia dramática, um romance literário de comédia dramática e uma coletânea de biografias fictícias de comédia dramática): nos livros Confusões Conjuntas: A Grande Viagem
Confusões Conjuntas: A Homenagem, Confusões Conjuntas: O Concurso CulturalConfusões Conjuntas: A Exploração EspacialConfusões Conjuntas: A Imperatriz da GaláxiaConfusões Conjuntas: Os Contos do CotidianoConfusões Conjuntas: O Reinício e Confusões Conjuntas: As Biografias do Trio Fictício, decidi que Marihá Borges e Carvalho, Hairan Zucchero e Anne Borges e Carvalho voltariam a ser as protagonistas. Eu já tinha percebido em Depois da Tempestade, Vem o Maremoto que não dava mais para que mantivessem a mesma personalidade. Daí, me lembrei de conversas que já tive com cada uma das verdadeiras e de coisas que já postaram em público, além de ter revisto algumas fotos delas e resolvi: Marihá Borges e Carvalho seria a mais emotiva, Hairan Zucchero seria a mais briguenta e Anne Borges e Carvalho seria a mais centrada. Acabou que isso aí foi prontamente aceito por minhas três amigas. As três fictícias sempre têm as melhores intenções, só que, antes de chegarem aos melhores resultados, se envolvem em Confusões Conjuntas. E vocês já sabem: fundir e juntar são a mesma coisa, né (risos!)? 


 (Continua...) 


De onde saíram alguns de meus principais personagens (parte 3) [parte 4 de 12] 

Saga Confusões Conjuntas (continuação): Só criei o trio fictício Marihá, Hairan e Anne porque tive medo de ser plagiado com a trama de O Desespero de um Solteiro. Daí, já que a verdadeira Marihá é minha amizade pessoalmente que me conhece muito mais e melhor do que qualquer outra já existente, criei uma personagem fictícia baseada nela, outra personagem fictícia baseada na verdadeira Hairan (amiga nossa em comum e que ela mesma conhece há bem mais tempo do que qualquer uma das duas me conhece) e uma nova personagem fictícia baseada na verdadeira Anne (irmã mais nova de Marihá e minha amiga também), pois chamarei Marihá ao vivo para depor a meu favor em caso de plágio. Inclusive, ela mesma, juntamente a nosso amigo em comum, Allan Luccas, daqui, de Vitória (Espírito Santo), fez as revisões de texto de O Desespero de um Solteiro e de Depois da Tempestade, Vem o Maremoto. Nisso, se a trama do livro não flui sem as três personagens, dá, sim para Marihá chegar a um Tribunal de Justiça e explicar em quem elas se baseiam na verdade.

 (Continua...) 

De onde saíram alguns de meus principais personagens (parte 3) [parte 5 de 12] 

Saga Confusões Conjuntas (continuação): Peguei os sobrenomes Borges e Carvalho de listas de significados etimológicos de sobrenomes portugueses com as letras B e C, que são as mesmas iniciais de Barbosa e Castro (as verdadeiras Marihá e Anne são Marihá Barbosa e Castro e Anne Barbosa e Castro). Já no caso do sobrenome Zucchero com a letra Z, que é a mesma inicial de Zuchelli (a verdadeira Hairan é Hairan Zuchelli), não achei outro sobrenome na lista de italianos com a letra Z, fui ao Google Tradutor, digitei Z do italiano para o português e me atraiu zucchero: significa açúcar, açúcar também (mas na química [ciência]), comida ou bebida muito doce, pessoa muito afável ou amável e forma verbal de zuccherare (açucarar) [tem até a expressão zucchero cristallizzato: açúcar cristalizado]). Além de ser o nome artístico do cantor italiano Zucchero Fornaciari.

 (Continua...) 

De onde saíram alguns de meus principais personagens (parte 3) [parte 6 de 12] 

Saga Confusões Conjuntas
(continuação): Também para o primeiro livro, escolhi um coprotagonista masculino a fim de compor a trama: Alfonso Álvarez Asunción, descendente de argentinos e de mexicanos e que nunca se contenta nem com ninguém, nem com nada. Daí, por ironia, a maior parte da trama se divide entre a Argentina e o México, que é para onde as três devem viajar para poderem lhe devolver sua maleta (que esqueceu em um hotel). Não achei formas legais de voltar a utilizá-lo como sendo coprotagonista nos outros livros e, portanto, ele retorna depois como coadjuvante mesmo. E vocês próprios podem ver que seu nome é assonante (já sabem como sou fã de aliterações e de assonâncias, né
? [risos!]). Já para o quinto livro, existe uma coprotagonista feminina (muito mais e melhor para vilã também verdadeiramente): Sarah Tou Nebula, que tem seu nome com o significado original de conquistadora, controladora ou dominadora da galáxia (Sarah é a conquistadora, controladora ou dominadora em hebraico, tou é de, da ou do em grego e nebula é galáxia em latim [ela é autoproclamada a imperatriz da galáxia inteira no livro). A personagem não retorna nos outros livros mais.

 (Continua...) 

De onde saíram alguns de meus principais personagens (parte 3) [parte 7 de 12] 

Saga Confusões Conjuntas (continuação): E, de resto, o subtítulo O Reinício do sétimo livro se refere tanto ao fato de ser um reinício de franquia (sem relação com os seis anteriores) quanto à ideia de a personagem Marihá ter que reiniciar sua vida após perder sua casa para uma inundação, ocorrida em São Paulo (cidade) [onde mora o trio principal], ainda o subtítulo As Biografias do Trio Fictício do oitavo (que tem a ver com todos os sete anteriores) já sugere tudo (risos!).

Pensamentos e Sentimentos Enraizados (coletânea de poesias de vários gêneros): não existem protagonistas nesse livro (que tem poesias de amizade, de amor e de outros gêneros), mas existem referências às verdadeiras e às fictícias Marihá, Hairan e Anne nele.

De onde saíram alguns de meus principais personagens (parte 3) [parte 8 de 12]
 

Duas Pétalas para Dois Patifes (romance literário de comédia dramática romântica): os principais personagens masculinos são os amigos de infância Ricardo Vanderbolt e Marcelo Franutz, enquanto que as principais personagens femininas são as filhas do prefeito: as irmãs Luciana Natchusky e Marlene Natchusky. O primeiro 'ama' as mulheres pelo dinheiro, dotes físicos e relações corporais, já o segundo as 'ama' para mostrar que é metido a machão. Daí, o prefeito, Abelardo Natchusky (que é uma figura sem relação com pessoas reais), casado com sua esposa, Jurema Natchusky, ele conhece bem o passado de cada um dos dois protagonistas masculinos e não acredita que possam ter se regenerado. A ideia surgiu porque sempre foram bem comuns mesmo gente que 'ama' por ser interesseira e gente que 'ama' por ser metida. E isso vale tanto para homens quanto para mulheres, mas achei que ficaria bem legal fazer isso com dois protagonistas masculinos. E aproveitando: o feminino de machão é femeona, uma palavra bem pouco conhecida e, portanto, bem pouco utilizada.

De onde saíram alguns de meus principais personagens (parte 3) [parte 9 de 12]
 

Apaixonado até o Passado 
(romance literário de comédia dramática romântica de fantasia científica): o primeiro protagonista masculino é Tarciola Adonísio (que começa como um tarado e se regenera com o tempo [as três primeiras letras do nome, unidas com as três primeiras do sobrenome, resultam em tarado]), a protagonista feminina é Barlônia Zucronin (que se perdeu acidentalmente no tempo) e o segundo protagonista masculino é o Professor Marvólio Roberichi (e que ajuda o primeiro a reencontrar e conquistar a do meio). A ideia veio dos filmes Questão de Tempo (2013) e Nu (2017) [não se espantem com o título deste segundo [risos!]). Inclusive, o segundo é um filme original da Netflix, o qual já se encontra em vídeo, sendo que eu mesmo tenho os DVDs de ambos em casa. E os recomendo totalmente até por sinal.

De onde saíram alguns de meus principais personagens (parte 3) [parte 10 de 12] 

Um Romance entre Épocas (romance literário de comédia dramática romântica de fantasia científica): o casal da vez é formado pelos personagens Jatonério Jatomba (futurista vindo da Era Espacial em 3000 d.C.) e Pedrônia Pedrolista (cavernícola vinda do Paleolítico em 400.000 a.C.). E há também um segundo protagonista masculino: Guarniério Templário/Guardião do Tempo (vindo da Idade Média em 1119 a.C.) [e adivinhem o porquê do nome Guarniério Templário [risos!]). Inspirei-me pelos crossovers (misturas) ocorridos entre Os Flintstones e Os Jetsons (da Hanna-Barbera), também pelos ocorridos entre Piteco e Astronauta (de Mauricio de Sousa). Na trama, Jatonério comanda uma invasão da Era Espacial ao Paleolítico e Pedrônia sonha em se casar algum dia com alguém. Ele chega acompanhado de seus pais e dos demais membros da equipe e, quando ele e ela se conhecem, se apaixonam na mesma hora e iniciam um romance, contestando e contrariando seus pais, seus colegas e Guarniério (responsável em manter a paz a e a ordem entre as duas épocas e, é claro, impedir que algo aconteça entre elas). Daí, Guarniério fica pensando no que e em como pode ocorrer devido a esse namoro todo.

De onde saíram alguns de meus principais personagens (parte 3) [parte 11 de 12] 

Uma Caçada Ilimitada (romance literário de aventura policial científica): como sempre fui bastante fã de histórias de monstros, de assombrações e de alienígenas, decidi criar um caçador de monstros, assombrações e alienígenas, este chamado Humberto Terçariol (as três primeiras letras do nome, unidas com as três primeiras do sobrenome, resultam em humter, trocadilho com hunter [caçador em inglês]). Daí, na única trama do Universo Literário Abrangente sem os gêneros narrativos da comédia e do drama (decidi variar um pouquinho em duplo sentido [risos!]), ele deve viajar até outra dimensão para salvar sua namorada, que se chama Ártemis Cassiana (Ártemis é a deusa da caça na mitologia grega, já o começo do Cassiana tem um fonema parecido com o começo da palavra caça), sequestrada por um homem-lodo mutante, o qual é chamado de Lodório Mutreta (ainda bem mais e melhor para vilão do que para coprotagonista) [e adivinhem o porquê do nome Lodório Mutreta [risos!]).

De onde saíram alguns de meus principais personagens (parte 3) [parte 12 de 12] 

E, por hora, são essas todas as obras do Universo Literário Abrangente. Também não decidi se terá mais alguma.

Na descrição do vídeo, as obras listadas no Blogger.

Sugestão do tema do vídeo de explicar algumas coisas sobre alguns de meus personagens de meu amigoEd Oliver, um quadrinista de primeira.

 (Colaboração e agradecimentos especiais a: meu amigo, Ed Oliver) 

 (Colaboração e agradecimentos especiais também a: minhas amigas pessoais e conterrâneas dos eventos de anime, daqui, de Vitória [Espírito Santo] (Brasil), Marihá Barbosa e Castro, Hairan Zuchelli e Anne Barbosa e Castro) 

 (Revisão de texto: Sávio Christi [eu mesmo]) 

Vídeo De onde saíram alguns de meus principais personagens (parte 1)
https://youtu.be/1eSgpdPlih0.

Vídeo De onde saíram alguns de meus principais personagens (parte 2)
https://youtu.be/jKQ008dnzkk.

Vídeo De onde saíram alguns de meus principais personagens (parte 3)https://youtu.be/-Rc6cAsspBQ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário