HSAMAblog

quinta-feira, 31 de maio de 2018

Dois artigos (um sobre história e o outro sobre política).


O porquê de os Estados Unidos terem o nome do continente inteiro.

Os primeiros colonos buscavam uma forma de chegar ao continente americano, eles então chegaram aos Estados Unidos e disseram que chegaram à América.
Depois disso, assimilou-se que América era o nome do país que é chamado assim.

Inclusive e principalmente, parece-me que eles só são chamados formalmente de Estados Unidos para evitarem ambiguidades com o nome do continente.

Vocês sabem: eles são os Estados Unidos da AMÉRICA, já nós daqui do Sul somos a República Federativa do BRASIL, a diferença é que nosso nome não é tomado de outra fonte.

Além disso, eles são chamados de americanos porque, da mesma forma, os Estados Unidos MEXICANOS (MÉXICO) são conhecidos apenas como mexicanos para poderem simplificar a coisa toda.

O porquê de o Brasil não servir de parâmetro ou referência a outros países.

Washington, D.C. (Distrito de Colúmbia, Estados Unidos) tem prefeito e conselheiros (vereadores), Buenos Aires (Distrito Federal, Argentina) tem prefeito e conselheiros. E Brasília (Distrito Federal, Brasil) tem governador e deputados distritais.
Uma tonelada gigantesca de brasileiros reclama da corrupção no país, mas poucos deles percebem o problema de Brasília ter renunciado aos cargos de prefeito e vereadores. Brasília teve nove prefeitos entre 1961 e 1967, só que isso foi eliminado de vez para que um ex-governador (que teve o mandato cassado na Década de 2000), na época, fosse promovido a um determinado cargo público.

Além de Brasília ser um município pequeno demais para governador e deputados distritais, o governador e os deputados distritais cobram salários bem maiores do que o prefeito e os vereadores. Mas não, pelo menos de vez em quando, o Brasil pode e deve seguir o exemplo de países como os Estados Unidos e a Argentina, só que isso não acontece por comodismo.

A propósito: não possuo idolatria por país algum, nem pelo meu, que é o próprio Brasil. Sei que cada país tem suas ótimas e péssimas coisas, mas não tenho idolatria por qualquer um deles. Eu só pergunto e respondo nas versões dos Estados Unidos (em inglês e em espanhol) e na versão da Argentina de um site de perguntas e respostas porque não dá para participar em inglês e em espanhol acessando a versão do Brasil. Eu escolhi os Estados Unidos e a Argentina por serem os países mais fáceis e rápidos de se acessar em minha opinião.

Encomendas de desenhos personalizados e pagos em caricatura, realismo, design e caricatura realista.

Bom, decidi cobrar por meus desenhos de pessoas reais.

Para fazer a divulgação (ou propaganda), escolhi utilizar as reproduções autorizadas de três amigas pessoais minhas dos eventos de anime daqui de Vitória (Espírito Santo): a professora de Português, Literatura e Produção de Texto, revisora de texto e clarinetista Marihá "Mari" Castro, a cosmaker, tradutora e modelo Hairan "H-Sama" Zuchelli e a arquiteta Anne Castro (esta última irmã mais nova da primeira).

A coisa toda funciona do seguinte modo: o cliente escolhe um dos quatro estilos de desenho já definidos, recebe um esboço via e-mail, confirma se quer o desenho realmente, paga por ele é o recebe logo após pronto.

Os clientes que me autorizarem, eu postarei suas fotos com os desenhos em meu novo fotolog (descrito na imagem anexa), que será para outras pessoas verem e concluírem se ficaram ou não bons o bastante.

Os valores também estão descritos em anexo, entrem em contato comigo em particular para poderem esclarecer quaisquer outras coisas.

quarta-feira, 30 de maio de 2018

Tive alguns contratempos, mas já estou providenciando a conclusão do roteiro de Depois da Tempestade, Vem o Maremoto! para amanhã bem cedinho!

Leiam bem aqui: http://saviochristi3.blogspot.com/2018/05/depois-da-tempestade-vem-o-maremoto.html!

Tive alguns problemas, mas já estou atualizando o roteiro de Depois da Tempestade, Vem o Maremoto! com a conclusão da Parte II!

Leiam bem aqui: http://saviochristi3.blogspot.com/2018/05/depois-da-tempestade-vem-o-maremoto.html!

Assim que eu concluir a Parte II – Quando a Amiga e a Irmã Se Oferecem para Ajudar!, esta será postada!

Ainda hoje, iniciarei a Parte Final (no caso, será a Parte III), que pode ficar pronta hoje mesmo, fiquem no aguardo!

Três artigos sobre transtornos mentais, revisão conclusiva.

Porque razão loucos não são psicopatas (e vice-versa).

O louco é alguém que age pelo excesso de emoções, ele não tem consciência do que faz, nem qualquer maldade. Também tem alucinações e delírios.

Já o psicopata é alguém que age pela ausência de emoções, ele tem plena consciência do que faz, além de bastante maldade. Também não tem empatia, nem remorso.

Ou seja, o psicopata é a antítese do louco. Se um possui emoções sobrando, o outro possui emoções faltando. Nenhum dos dois possui culpa e cura, mas seus tratamentos podem, devem e vão ajudar.




O que querem dizer os nomes louco, psicopata e retardado na realidade.


Louco vem do árabe, lauqa e significa tonto, bobo ou tolo. Como cognatos, somente tem em espanhol (loco) e em galego (louco também).


Psicopata vem do alemão, Psychopatisch e este do grego, psykhé (mente ou alma) + pathos (sofrimento, doença ou enfermidade). É uma palavra que se formou no século XIX. Psicopata é, portanto, doente mental.

E retardado vem do latim, retardātus,  sendo este derivado de re- (prefixo intensificativo que indica ação repetitiva, retroativa ou contrária), + tardare (atrasar ou demorar) e este último de tardus (o que atrasa ou o que vem depois). Retardado mental é, portanto, quem ou o que está ou vem mais tarde, atrasado ou demorado.

(Referências utilizadas: https://origemdapalavra.com.br/site/palavras/louco/https://origemdapalavra.com.br/site/palavras/psicopata/https://origemdapalavra.com.br/site/palavras/retardado/ e https://www.google.com.br/search?client=opera&q=retardado&sourceid=opera&ie=UTF-8&oe=UTF-8)

Lista de sintomas do louco, do psicopata e do retardado mental, parte 1 de 7.


Louco: Os principais transtornos psicóticos crônicos são:

Esquizofrenia: a esquizofrenia é uma doença mental que afeta a zona central do "eu" e altera a estrutura vivencial. O portador de esquizofrenia, quando em surto, costuma agir em função dos seus delírios e alucinações, perdendo a liberdade de escapar a essas vivências fantásticas. Cerca de 1% da população é acometida pela doença, geralmente, iniciada antes dos 25 anos de idade. “A esquizofrenia se caracteriza por distorções do pensamento, da percepção e por inadequação dos afetos. Usualmente, o paciente com esquizofrenia mantém clara sua consciência”.

Transtorno delirante: esta patologia é caracterizada pela ocorrência de ideia(s) delirante(s), em geral, paranoide (de estar sendo perseguido, de estar sendo alvo de críticas, de as pessoas quererem prejudicá-lo intencionalmente). O delírio tende a ser persistente e algumas vezes crônico. Podem haver alucinações auditivas (ouve vozes que não existem na realidade) e visuais (vê imagens que não existem na realidade), embora alucinações sejam incomuns. O afeto tende a ser inexpressivo.

Transtorno esquizoafetivo: esta patologia se manifesta pela ocorrência de episódios de humor intercalados por episódios psicóticos sem sintomas de humor. É importante salientar que dentro dos episódios de humor, quando graves, podem também ocorrer sintomas psicóticos. Existem dois tipos principais: depressivo (onde os episódios de humor são sempre depressivos) e misto (onde ocorrem episódios depressivos, maníacos, hipomaníacos e mistos).

Transtornos psicóticos agudos: estes transtornos têm frequentemente um início repentino, desenvolvendo-se em geral rapidamente no espaço de poucos dias e desaparecendo também em geral rapidamente, sem recidivas. Quando os sintomas persistem, o diagnóstico deve ser modificado para esquizofrenia ou transtorno delirante persistente.

Transtorno Bipolar: é uma doença mental em que o paciente alterna estados de euforia e depressão, além de fases de "normalidade" intercaladas. A pessoa pode apresentar alguns sintomas de euforia e de depressão ao mesmo tempo, que são os estados mistos. A causa exata é desconhecida, mas os cientistas acreditam que esteja ligada à genética.

Tratamentos: Além do tratamento com os remédios chamados antipsicóticos, a psicoterapia pode auxiliar o paciente a lidar com as dificuldades de realizar atividades do dia a dia impostas pelos sintomas.

Lista de sintomas do louco, do psicopata e do retardado mental, parte 2 de 7.

Psicopata: 20 características de um psicopata:
1- Loquacidade e charme superficial
Loquacidade envolve ter facilidade verbal, ser um conversador divertido. Essas pessoas têm respostas para tudo, muitas vezes, engeniosos e inteligentes, e são capazes de contar histórias interessantes que envolvem os ouvintes.
Eles são charmosos, cortês e educada, nada tímidos e nunca tem medo de dizer o que pensam ou o que eles querem dizer. Eles parecem pessoas muito extrovertidas que normalmente caem bem aos outros.
Também podem ser ouvintes atentos; fingem ter empatia com a outra pessoa para que desenvolva confiança entre eles e torná-lo mais vulnerável, para que mais tarde possam manipulá-lo à vontade.
Tudo isso é nada mais do que uma máscara. Os psicopatas se apresentam a si mesmos muito bem, muito convincentes. Eles fazem os outros acreditam que eles têm muito conhecimento profundo em muitas áreas, quando uma análise mais detalhada da informação que fornecem faz ver que o seu conhecimento é apenas superficial. Normalmente, eles impressionam as pessoas, oferecendo termos técnicos que o resto não conhece.
2- Sensação de uma grande autoestima
Os psicopatas têm uma visão de si mesmos e das suas habilidades e valor muito inflado. Eles tendem a ser teimosos e arrogantes e acreditam que são superiores as outras pessoas. Eles são muito confiantes, arrogantes, não se consideram nunca fracassados socialmente e não se preocupam com a sua situação atual.
Eles dão a entender que se eles têm problemas, as suas circunstâncias atuais são o resultado da má sorte ou eventos fora deles que não podem controlar. Eles sublinham muito as habilidades que supostamente têm, mesmo se eles não podem provar. Eles parecem despreocupada com os contactos que tiveram com a justiça e não parecem acreditar que isto possa afetar negativamente o seu futuro.
3- A necessidade de estimulação constante e propensão ao tédio
Essas pessoas mostram necessidade excessiva e crônica para a estimulação nova e excitante que os leva a tomar medidas arriscadas . As pessoas com este transtorno de personalidade tendem a ter baixa disciplina na realização de tarefas porque se cansam com facilidade.
Eles não conseguem durar muito tempo no mesmo emprego, por exemplo, ou terminar tarefas de rotina. Eles têm dificuldade em manter atenção em atividades monótonas ou não têm interesse para eles. Quando lhes perguntam, eles descrevem as atividades acadêmicas e outras atividades comuns como chatas e tediosas.
Os psicopatas argumentam esses costumes dizendo que gostam de aproveitar as oportunidades ou aceitar desafios. Na verdade, é muito mais do que isso; realmente, sentem uma necessidade de correr riscos. Isto leva muitas dessas pessoas a usar medicamentos, especialmente aqueles que possuem um efeito estimulante.

Lista de sintomas do louco, do psicopata e do retardado mental, parte 3 de 7.

4- Mentira patológica
O grau de mentira patológica pode variar de moderada a alta. De maneira moderada, estes indivíduos são simplesmente astuto, inventivos com o que eles dizem; em forma extrema, eles são enganosos, fraudes, obscuros, manipuladores e sem escrúpulos.
As mentiras e enganos são uma parte essencial dos psicopatas e as interações com os outros. Além de fingir conhecimentos em muitas áreas, eles fazem promessas que não cumprem e as afirmações que contradizem o seu comportamento. Eles têm uma grande facilidade para mentir e uma ausência de culpa sobre isso.
Normalmente, produzem histórias mostrando grande confiança ao contar, de modo que o receptor normalmente não duvida sobre a sua veracidade. Além disso, quando se lhes descobre uma mentira, não mostram sintomas de vergonha; simplesmente, reinventam a história ou adicionam elementos para fazer parecer mais credível.
5-Direção e manipulação
O uso do engano para manipular os outros é diferente do item anterior na lista porque atinge níveis excessivos de crueldade. Essas pessoas exploram as outras sem escrúpulos, com uma falta de preocupação e empatia pelos sentimentos e sofrimento das suas vítimas.
Os psicopatas manipulam as pessoas ao seu redor para obter lucro pessoal a qualquer preço. Às vezes, as estratégias de manipulação utilizadas são muito elaboradas; outras vezes, são bastante simples.
Os indivíduos sempre agem com muita imprudência e indiferença. Às vezes eles usam pseudônimos para manter o seu anonimato e para defraudar os outros mais facilmente. Eles têm uma visão das outras pessoas como se fossem demasiado crédulos e isso deu-lhes uma razão para enganar e manipular.
6- A falta de remorso ou culpa
As pessoas com transtorno de personalidade psicopático não tem sentimentos ou preocupação com as perdas, dor ou sofrimento das suas vítimas. Eles tendem a ser descuidados, não mostrar paixão e ser frios e nada empáticos. Eles mostram um total desrespeito pelas suas vítimas, citando como “seria insensato não explorar as fraquezas dos outros.”
Os psicopatas não parecem preocupados nem mostram interesse pelas consequências das suas ações ou pelos efeitos do seu comportamento sobre os outros. Às vezes, eles podem verbalizar sentimentos de culpa para tentar mostrar empatia, mas as suas ações não correspondem ao que eles dizem.
Se eles entram em contato com a justiça, muitas vezes, eles consideraram a sentença que tenha sido fornecida a eles é injusta ou desproporcionada, mostrando uma avaliação pouco realista da gravidade dos fatos e uma atribuição externa das suas ações.

Lista de sintomas do louco, do psicopata e do retardado mental, parte 4 de 7.

7- A falta de profundidade de emoções
As pessoas com psicopatia sofrem uma pobreza de emoções e uma gama muito limitada de sentimentos. Eles podem mostrar a calidez, mas é apenas superficial; nas suas relações interpessoais eles são frios apesar de que apresentam sintomas abertos de sociabilidade. Mostram uma incapacidade de expressar emoções intensas e, quando expressam algum tipo de sentimento ou emoção, é dramaticamente e superficial.
Na escala emocional e sentimental de um psicopata não podemos encontrar muito mais além de ressentimento, raiva, autopiedade estados emocionais superficiais, atitudes vaidosas e grandiosidade, um ressentimento emburrado e indignação. Em muitos casos, essas pessoas são muito difíceis de descrever o que sentem.
8-Insensibilidade e falta de empatia
Este artigo descreve uma falta geral de sentimentos para com as pessoas e uma atitude fria, insolente, irreverente e falta de tato para com eles. Estes indivíduos parecem completamente incapazes de assumir o lugar dos outros e imaginar o sofrimento das suas manipulações e mentiras. Se alguma vez conseguem apreciar o que os outros sofrem por sua culpa nunca é uma apreciação emocional, mas puramente lógica, intelectual.
Os psicopatas são egoístas e desdenhosos. O desprezo que sentem para com os outros os leva a se descreverem como “solitários”, e “pessoas seletivas”.
9- Estilo de vida parasito
A psicopatia leva essas pessoas a depender dos outros intencionalmente, manipuladoras, egoístas e exploradores. Esta dependência é causada por uma falta de motivação, uma disciplina muito baixa e incapacidade de assumir a responsabilidade.
Podem usar ameaças para seguir financeiramente dependente da sua família ou conhecidos, ou podem tentar parecer vítimas e pessoas dignas de apoio e ajuda.
Essas pessoas irão usar qualquer desculpa para não ter de trabalhar e ganhar dinheiro por si próprios. O uso dos outro para sustentar e sobreviver é um padrão persistente na sua vida, não é o resultado de circunstâncias que podem estar ocorrendo no momento.
10- Déficits no controle emocional
Os psicopatas mostram muitas expressões de irritabilidade, aborrecimento, impaciência, agressão e abuso verbal: não conseguem controlar adequadamente a raiva e fúria.
Eles se incomodam com facilidade e por questões que não merecem importância e são inadequados no contexto. As suas explosões de raiva são muitas vezes breves e são afetadas negativamente pelo álcool.

Lista de sintomas do louco, do psicopata e do retardado mental, parte 5 de 7.

11- Comportamento sexual promíscuo
As relações das pessoas com este transtorno são caracterizados por ser curtos, numerosos, simultâneos, casuais, informais e indiscriminados. Eles geralmente têm um histórico de tentativas de forçar alguém a fazer sexo com eles e estão visivelmente orgulhosos das suas conquistas sexuais.
12-Problemas comportamentais precoces
Muitas vezes, os psicopatas já demonstraram uma variedade de comportamentos disfuncionais antes dos treze anos de idade, tais como: roubo, mentiras, vandalismo, intimidação, atividade sexual precoce, incêndios, abuso de álcool ou fuga de casa. Todos estes comportamentos muitas vezes levam à expulsão da escola ou faculdade e podem envolver problemas com a polícia.
13- Falta de metas realistas de longo prazo
A incapacidade ou fracasso persistente para desenvolver e executar planos de longo prazo é outra característica desses indivíduos. A sua existência é muitas vezes nômade, sem sentido ou propósito nas suas vidas.
Eles não se preocupam com o futuro ou pensam seriamente; vivem dia a dia, e, embora possam expressar intenção ou desejo de obter um trabalho importante, não fazem nada para consegui-lo. Todos os seus objetivos descrevem metas de curto prazo.
14- Impulsividade
O comportamento dos psicopatas geralmente não é premeditado, é muito pouco planejado. Eles têm sérias dificuldades para resistir à tentação, superar suas frustrações e impulsos do momento.
Muitas vezes, eles agem de forma espontânea, sem considerar os prós e contras do que eles querem fazer ou as consequências que trarão a eles ou outros. Muitas vezes, vão mudar os seus planos, e vão deixar o seu parceiro ou deixar o seu trabalho de repente e sem explicação.
15- Irresponsabilidade
Este artigo é caracterizado por um fracasso repetido no cumprimento das obrigações e responsabilidades, como não pagar contas, faltar à escola ou ao trabalho ou não cumprir as promessas. O comportamento irresponsável dos psicopatas podem colocar outros em risco (por exemplo, conduzir sob a influência de álcool).
16- A incapacidade de aceitar a responsabilidade pelas suas ações
Estas pessoas tendem a ter sempre uma desculpa para explicar o seu comportamento. Eles negam as suas responsabilidades e atribuem coisas que acontecem a causas externas (a sociedade, a família, o sistema legal, etc.).

Lista de sintomas do louco, do psicopata e do retardado mental, parte 6 de 7.

17- Várias relações breves
Dada a sua incapacidade de manter metas de longo prazo, os psicopatas muitas vezes têm relações com falta de compromisso, refletida em uma quantidade considerável deles. As relações interpessoais e românticas são inconsistentes e de curto prazo (menos de um ano).
18- Delinquência Juvenil 
Muitas vezes, os psicopatas têm tido problemas com a lei antes dos 18 anos, quase sempre envolvendo comportamentos de exploração, manipulação e crueldade.
19- A revogação da liberdade condicional
Às vezes, essas pessoas têm anulada a liberdade condicional pelas autoridades por não manter as condições como cometer ilegalidades ou violações técnicas.
20- Versatilidade criminosa
Finalmente, os psicopatas podem ter uma carreira criminosa variada, incluindo encargos ou condenações por vários tipos de crime, tais como: roubo, assalto à mão armada, crimes relacionados a drogas, assalto, crimes sexuais, negligência criminosa e fraude. Eles, em geral, estão orgulhosos de ter cometido crimes sem ser descobertos.

Retardado mental: Os sinais e sintomas do retardo mental dependem da profundidade do transtorno e do nível de exigências feito pelo ambiente sobre o indivíduo:
Pessoas com retardos mentais leves podem levar uma vida relativamente normal, mostrando, apenas, desde crianças, uma maior lentidão em seus aprendizados ou impossibilidade de adquirir aprendizados de alta complexidade. Chegam a ler e escrever e compreender textos e são capazes de uma vida autônoma, embora simplória. As pessoas com retardos mentais profundos não são capazes de aprender e de se adaptarem às situações e nem mesmo conseguem ter cuidados corporais mínimos. Dependem, para tudo, de outra pessoa. Entre esses extremos, existe uma grande variação.

Lista de sintomas do louco, do psicopata e do retardado mental, parte 7 de 7.

terça-feira, 29 de maio de 2018

Três artigos sobre geografia, história e política (atualização e revisão mais recentes).

O Brasil faz fronteira com a França... Fato ou mito?, parte 1 de 2.

A Guiana Francesa não fica na Europa, mas é uma unidade da federação da França tanto quanto o Amapá é uma unidade da federação do Brasil (e ambas as unidades são fronteiriças; sendo que, inclusive e principalmente, a divisa é feita através do rio Oiapoque, até existem o município de Oiapoque no Amapá e a comuna de São Jorge do Oiapoque na Guiana Francesa).

Desde 1946 que a Guiana Francesa se integrou de vez à França, já que ela tem uma economia frágil e uma população reduzida e ficou com medo de se tornar independente sem possuir recursos suficientes para tanto. No entanto, ela ainda recebe bastantes benefícios e recursos do Governo da França. No passado, a Guiana Francesa serviu de colônia penal para escravos.

Em 2010, a Guiana Francesa adotou a própria bandeira (com as mesmas cores das bandeiras da Guiana e do Suriname, suas irmãs de colonização; ou seja, com as cores verde, amarela e vermelha). E de acordo com um boato não confirmado oficialmente e originalmente (e taxado de uma mentira deslavada por determinados brasileiros), desde 2015 que a Guiana Francesa não é ou não seria mais departamento ultramarino da França (nome dado a uma unidade federada da França localizada fora da Europa, em oposição a qualquer unidade federada dela localizada no continente oficial e original, cujo nome dado é departamento metropolitano e existem mais quatro departamentos ultramarinos). Ela agora é ou seria uma coletividade territorial única (ou unificada).

O Brasil faz fronteira com a França... Fato ou mito?, parte 2 de 2.

Muitos ainda acham que a Guiana Francesa é um território francês. Até era, assim como a Guiana (ex-Guiana Britânica) era do Reino Unido e o Suriname (ex-Guiana Neerlandesa) era dos Países Baixos. Agora, se é ou não verdade que é coletividade territorial única, não se sabe. O que se sabe é que utiliza o Euro como moeda por ser parte da União Europeia, que é lá que fica o centro de lançamentos da Agência Espacial Europeia (o Centro Espacial de Kourou) e que seu PIB (Produto Interno Bruto) é muito maior do que o de qualquer país sul-americano. Só não aparece na lista de PIB por país ou território da América do Sul porque, politicamente falando, é da Europa.

E bem, se levarmos em conta que a Guiana Francesa é parte integral da França, esta faz fronteira com o Brasil, sim. Não em sua totalidade, por de certo. E; por sinal, os Governos do Amapá e da Guiana Francesa não possuem relações amigáveis (ao contrário dos governos do Brasil e da França), é cobrado o visto de qualquer parte do Brasil para a Guiana Francesa (mas não para as partes europeias da França) e são cobrados R$1500,00 para a travessia da Ponte Binacional Franco-Brasileira; que liga o Amapá à Guiana Francesa (além da proibição de veículos de carga, embora não de veículos de passeio).

A propósito: o Amapá é o único estado brasileiro sem travessia terrestre para algum outro. Também vale lembrar e ressaltar que tanto o Amapá quanto a Guiana Francesa são, predominantemente, indígenas.

E em tempo: quase todos os idiomas diferem a grafia de Guiana da de Guiana Francesa, exceções conhecidas para o próprio português e para o italiano. Em francês mesmo, por exemplo, elas se chamam, respectivamente, Guyana e Guyane Française (oficialmente e originalmente, Guyane apenas).

Porque o Vaticano, Taiwan e Kosovo não fazem parte da Organização das Nações Unidas.

Vaticano: não faz parte porque é a única nação do mundo de cunho religioso em vez de político. Dessa forma, se o Vaticano fosse parte da organização e tivesse que opinar sobre uma briga entre uma nação católica e uma nação islâmica, ele seria acusado de nepotismo por defender a primeira ou de traição por defender a segunda. Ele é membro-observador, mas isso não lhe dá o direito a voto, nem qualquer outro direito. Há quem diga que o Vaticano não pode ser um país, ou porque quem diz isso acha que um país não pode ficar dentro de outro (o Vaticano fica no centro de Roma, capital da Itália, nas proximidades da região do Lácio, de onde vem o idioma latim) ou porque quem diz isso é um fanático religioso que se diz protestante. No entanto, o Vaticano possui sua independência reconhecida pela Itália desde 1929.

Taiwan e Kosovo: não possuem as independências reconhecidas atualmente por seus antigos colonos, que são, respectivamente, a China e a Sérvia. Taiwan (conhecida também como Formosa) quer entrar na organização desde 1971 e a China não permite, ao passo que Kosovo quer entrar desde sua independência, que foi em 2008. E o caso de Taiwan é relativamente grande e grave; se; desde que se tornou independente, em 1950, adotou o nome de República da China (sendo que China já era o nome comum da República Popular da China).


A propósito: segundo a ONU, existem 193 países e 61 territórios (embora alguns territórios se tratem de unidades da federação de países europeus em outros continentes; assim como a França possui duas na América Central e outras três distribuídas entre a América do Sul, a África e a Oceania e Portugal e os Países Baixos, respectivamente, duas e três na América Central também; sendo que Porto Rico ainda está para se tornar uma unidade da federação dos estados Unidos fora da América do Norte; ou seja, na América Central). Além disso, a Catalunha, comunidade autônoma da Espanha (cujo idioma oficial e original é o catalão), atualmente, busca sua independência. Essa contagem, obviamente, exclui o Vaticano, Taiwan e Kosovo. Porém, segundo a FIFA (Federação Internacional de Futebol), existem 211 países (pelo que alguns com reconhecimento limitado).

Polêmicas envolvendo o Amapá e a Guiana Francesa, parte 1 de 4.

 A Guiana Francesa é um ponto estratégico da França para tirar minérios raros do Brasil, principalmente, nióbio, monazitas e cassiterita. A fronteira não é bem guardada e os minérios do Brasil são roubados através dela. 

O pior é que o IBAMA e outros órgãos do Governo brasileiro combatem violentamente os garimpeiros brasileiros na região, e dão carta branca e cobertura para os garimpeiros estrangeiros (pura corrupção). 

A relação do Brasil com a França azedou desde a Guerra da Lagosta e continua assim até hoje. O que a França não consegue comprar barato do Brasil, ela rouba. E a Guiana Francesa é o ponto de coleta e envio para a Europa de tudo que a França rouba no Brasil.


A guerra da Lagosta, como denominado jocosamente à época pela imprensa, foi um contencioso entre os governos do Brasil e da França, que se desenvolveu entre 1961 e 1963. O conflito ocorreu em Pernambuco e teve uma resolução pacífica.

(Colaboração: usuário Sobrinho do Yahoo! Respostas)
Polêmicas envolvendo o Amapá e a Guiana Francesa, parte 2 de 4.

O problema em relação à fronteira entre o Amapá e Guiana Francesa se arrastava por séculos. A França não reconhecia o rio Oiapoque como limite entre a Guiana Francesa e o Amapá, reivindicando para si parte do território no Amapá, ao sul do rio. Contudo, o Tratado de Utrecht, assinado em 1713, pela França e por Portugal, estabelecia o Oiapoque como fronteira entre os dois reinos na América do Sul. Desta maneira, o Brasil, como "herdeiro do Império Português", alegava que tinha direito sobre as terras ao sul do rio. Esta disputa territorial ficou conhecida como "Questão do Amapá".

São chamados tratados ou paz de Utrecht (ou de Utreque) os acordos que, firmados na cidade de Utrecht, nos Países Baixos, puseram fim à guerra da sucessão espanhola, na qual entraram em conflito interesses de várias potências europeias. Tais tratados se iniciaram em 11 de abril de 1713.

A situação se agravou a partir de 1895, quando tropas francesas invadiram o território brasileiro até ao rio Araguari, apropriando-se de aproximadamente 260 mil km². A questão necessitou de uma arbitragem internacional na Suíça. O Brasil enviou o Barão de Rio Branco para resolver o problema, já que ele também havia liderado a comitiva que venceu uma questão territorial com a Argentina. A equipe brasileira foi bem preparada, enquanto a França enviou diplomatas com pouco conhecimento, já que estava mais interessada na colonização da África. Desta maneira, no dia 1º. de dezembro de 1900, o tribunal na Suíça expediu a decisão favorável ao Brasil. Como resultado, o país incorporou 260 mil km² ao seu território.

(Colaboração: usuária MJucara do Yahoo! Respostas)
Polêmicas envolvendo o Amapá e a Guiana Francesa, parte 3 de 4.


culpa de o Brasil ser roubado pela França é do Brasil. Por ser tido como Terra de Ninguém e incapaz de garantir sua integridade, a França utiliza sua ex-colônia para tirar vantagem do Brasil. Guiana Francesa é um ponto estratégico da França para tirar minérios raros do Brasil, inclusive e principalmente, nióbio, monazitas e cassiterita. A fronteira não é bem guardada e os minérios são roubados através dela. Há um ano, as coisas não estavam bem no departamento ultramarino.

A Guiana Francesa deixou de ser um território em 19 de março de 1946 para ser um departamento. Por isso, os franco-guianenses utilizam o Euro como moda local, o centro de operações da Agência Espacial Europeia fica na Guiana Francesa e seus cidadãos votam na Presidência da República e no Congresso da França. Sem esquecer que ela é, ao lado do Amapá, responsável pela Ponte Binacional Franco-Brasileira. A França possui 101 departamentos (equivalentes a estados), sendo 18 metropolitanos (da Europa), estes distribuídos em 27 regiões e 05 de outros continentes (02 da América Central, 01 da América do Sul, 01 da África e 01 da Oceania, este último desde 2011). Cada departamento possui suas comunas (equivalentes a municípios), totalizando 36.681 comunas.

A propósito: os nazistas queriam transformar o Amapá em Guiana Alemã e roubar a Amazônia. O projeto Guiana era plano alemão de invadir a maior floresta do mundo, que incluía a construção de hidrelétricas e a exploração de minerais. Lembrando e ressaltando que existem cinco Guianas: Guiana, Suriname, Guiana Francesa, Amapá (Brasil) e Ciudad Guayana (Venezuela), ainda que muitos não reconheçam as duas últimas. Nem seria preciso mencionar que a Guiana Francesa, além de não ser um país, pertence à França, pois o nome já indica isso.

(Colaboração: usuários Zy®n e Noam Chomsky do Yahoo! Respostas)



Polêmicas envolvendo o Amapá e a Guiana Francesa, parte 4 de 4.

A Questão do Amapá, também conhecida como Contestado Franco-Brasileiro se refere a uma disputa de limites envolvendo França e Brasil, no final do século XIX, agravada a partir de 1895.

A França não reconhecia o rio Oiapoque como limite entre a Guiana Francesa e o Amapá, reivindicando para si parte do território no Amapá, ao sul daquele rio, região que havia sido ocupada por colonos franceses. Mas o Tratado de Utrecht, assinado em 1713 pela França e por Portugal, estabelecia o Oiapoque como fronteira entre os dois reinos na América do Sul, pelo que o Brasil, como "herdeiro do Império Português", alegava o direito de exercer soberania sobre as terras ao sul daquele curso fluvial.

Tropas francesas invadiram o território brasileiro até ao rio Araguari, subtraindo do Brasil aproximadamente 260.000 km². O árbitro da questão foi Walter Hauser, presidente da Suíça, cujo laudo pericial, expedido em 1º. de dezembro de 1900 foi favorável ao Brasil.

domingo, 27 de maio de 2018

Amanhã cedo, continuarei o roteiro de Depois da Tempestade, Vem o Maremoto!, sem falta!

Roteiro do filme (ainda em desenvolvimento): 
http://saviochristi3.blogspot.com/2018/05/depois-da-tempestade-vem-o-maremoto.html.

Marihá "Mari" Castro, Hairan "H-Sama" Zuchelli e Anne Castro, versões em caricatura, realismo, design e caricatura realista.


Bem, esse é o desenho que utilizarei na divulgação (ou propaganda) de meus serviços pagos como desenhista de caricatura, realismo, design e caricatura realista (amigos meus me convenceram a cobrar de vez e estou certo de que o melhor caminho é esse!)!

Minha ideia oficial e original foi a de reunir duas pessoas extremamente semelhantes fisicamente (as irmãs Marihá "Mari" Castro e Anne Castro; sendo a primeira professora de Português, Literatura e Produção de Texto, revisora de texto e clarinetista e a segunda arquiteta) e outra bem distinta (a cosmaker, tradutora e modelo Hairan "H-Sama" Zuchelli), que são minhas amigas pessoais dos eventos de anime daqui de Vitória (Espírito Santo) (por vezes, também de Vila Velha e Serra, sendo que também tem um evento de YouTube na Serra), que me autorizaram a desenhá-las para o pessoal poder ter uma excelente noção de como sei desenhar duas pessoas tão parecidas ou tão diferentes ao mesmo tempo!

Ainda não sei quanto vale um desenho desses, vai minha lista de materiais de desenho como parâmetro e referência, confiram e analisem tudo o que utilizo como materiais de desenho para fazer um desses desenhos aí e me digam o aparente e suposto valor de mercado para se cobrar:

1) Papel A4 (branco, amarelo, azul, verde, rosa ou reciclado, eu também costumava utilizar laranja e jornal, mas não acho mais esses aí para comprar).

2) Canetas extrafinas (0.8 ou 0,4 mm (para a maior parte de um desenho, incluindo o título e assinatura) e 0.3, 0.5 ou 0,4 mm também (para os detalhes nos cabelos, sobrancelhas, olhos e orelhas; contendo as cores preta, vermelha, azul escura e azul clara no caso da 0.5, violeta e rosa choque no caso da 0,4 mm e só a preta no caso da 0.3)).

3) Régua de 30 cm (caso quem estiver sendo retratado queira algo de corpo inteiro, sendo assim, a régua constrói o chão).

4) Lápis de cor (muitas marcas; contendo lápis comuns, aquareláveis, ecolápis, dermatográficos, néones, metálicos, multicolores e de cera).

No caso, o cliente escolherá um dos quatro estilos que ofereço, além de escolher se prefere de rosto apenas ou de corpo inteiro!

E meu fotolog com versões triplas e quádruplas de artistas e esportistas: 

sábado, 26 de maio de 2018

Desenho de Samara Souza e Pamela Marins, repostagem mais recente (editada).

Bom, fiz um pequeno ajuste nesse desenho bem antigo de minhas duas amigas desenhistas (e, por sinal, elas adoraram a ideia, acharam até que ficou excelente!), que foi minha primeira experiência querendo fazer um realismo bem mais sério!

Eu ainda quero editar os olhos e as bocas para ficarem um pouco menores e os queixos para ficarem um pouco maiores, que será para o desenho ficar bem mais próximo do realismo, já fiz isso antes e acabei estragando os rostos, vejam se podem me dar dicas de como editá-los no Paint sem estragar nada: saviochristi@outlook.com (ou me passem uma mensagem instantânea caso prefiram).

E a Samara possui uma página do Facebook: Simetria (@Simetria-1771360132889607), já a Pamela possui quatro páginas do Facebook: Art of Pamela Marins (@pamelamarinsart), Real Cyborg (@RealCyborgHQ), Opressor Alien (@OpressorAlien) e Anjo da Guarda - Comics (@anjodaguarda.comics).

sexta-feira, 25 de maio de 2018

Pelé, versões em caricatura, realismo, design e caricatura realista.

Bem, todas as minhas versões triplas e quádruplas de artistas e esportistas em desenho estavam saindo a mão, eu então decidi fazer uma no computador para vocês e eu vermos como é que ficaria!

Se quiserem, comparem com as versões feitas a mão e me digam o que consideram e estimam das diferenças!

A propósito, para quem ainda não assistiu, vai o link de meu vídeo ensinando a desenhar em todos esses estilos (Como produzir bons desenhos em caricatura, realismo, design e caricatura realista, vídeo especial): https://www.youtube.com/watch?v=N5deR1brCG4.


E meu fotolog com versões triplas e quádruplas de artistas e esportistas: 

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Edições Arigatô aos Amigos do Universo 1 – A Ameaça de Ninjato, Versões 1 e 2 (dezembro de 2006) (completas, de graça e na íntegra).




































Fiz duas versões porque uma sumiu dentro de casa enquanto ainda era produzida, eu então fui refazê-la, reencontrei a anterior e cada uma já tinha mais de sua metade pronta.

Essas edições já tinham sido postadas, mas estavam em má qualidade de postagem. Assim que já estiver produzida, será postada a edição seguinte: Arigatô aos Amigos do Universo 2 – Quando as Equipes Se Aliam!

Sinopse (Arigatô aos Amigos do Universo 1 – A Ameaça de Ninjato, Versão 1): A falta de combustível e uma chuva de meteoritos forçam os Detetives Espaciais a aterrissarem em Niponeia, planeta cujos habitantes admiram e apreciam bastante a cultura japonesa da Terra. Enquanto seu veículo de ação, o Cruzador Cósmico não é consertado, cabe aos heróis se adaptarem a novo terreno. Sua primeira missão por lá é deter um novo vilão, Ninjato o Ninja Espacial, cujas ações terroristas já passam bastante dos limites. Em estilo mangá.

Sinopse (Arigatô aos Amigos do Universo 1 – A Ameaça de Ninjato, Versão 2): A mesma da edição original, com algumas diferenças, incluindo as de que os heróis não passam pela chuva de meteoritos, nem aparecem as músicas em inglês e espanhol. A nova versão apresenta novas introdução, cenas e diálogos, incluindo o final da história.

Sinopse (Arigatô aos Amigos do Universo 2 – Quando as Equipes Se Aliam!): Uma aliança mal-intencionada coloca a equipe de patrulheiros espaciais os Amigos do Universo e a equipe de heróis interplanetários os Defensores Espaciais para trabalharem em conjunto! E, além de os vilões começarem a exigir coisas, eles também sequestram o Ciber-Soldado e Tião Cometa e Asteroide! Escrita a partir de um argumento.


E link com o argumento da edição Arigatô aos Amigos do Universo 2 – Quando as Equipes Se Aliam! em meu blog: 
http://saviochristi3.blogspot.com/2017/08/argumento-da-edicao-arigato-aos-amigos_10.html, também as composições musicais das três edições em meu blog: http://saviochristi3.blogspot.com/2018/02/composicoes-musicais-das-edicoes.html.