HSAMAblog

terça-feira, 27 de abril de 2021

Artigo Tirinhas, charges e cartuns: origens, significados e diferenças

Tirinha (do inglês, comic strip, tira de história em quadrinhos [no Brasil] ou tira de banda desenhada [em Portugal e em Angola], onde comic deriva do francês antigo, comedie, do latim, comoedia, do grego, komoidia, espetáculo divertido, comédia, de komodios, cantor em festas, de komos, festa, farra, mais oidos, poeta, cantor e strip deriva do baixo germânico, strippe, fita, faixa) é uma história em quadrinhos de curta duração e que critica os valores da sociedade. Não se sabia qual foi a primeira tirinha, mas famosas candidatas ao cargo incluíam a americana The Yellow Kid (de 1895), a germano-americana Os Sobrinhos do Capitão (Katzenjammer Kids ou The Captain and The Kids, de 1897) e a britânica Comic Cuts (um gibi, de 1890). Mas há tempos que Les amours de Monsieur Vieux Bois (Os Amores do Senhor Jacarandá, no Brasil, de 1827 a 1830) foi revelada como a primeira. Enquanto isso, As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte (de 30 de janeiro de 1869 a 1872) e Zé Caipora (de 1883 a 1903) foram ambas as primeiras tirinhas brasileiras. A primeira das duas foi, também, a primeira tirinha de aventura realista do mundo todo. Por outro lado, a primeira tirinha para adultos foi a também americana Krazy Kat (de 1913 a 1944, até o falecimento do criador).

Há três tipos de tirinhas:

tira diária contém entre um e cinco quadros, sendo três o mais comum. Os quadros geralmente ficam na horizontal, embora na vertical em alguns casos. Essa tirinha é, geralmente, impressa em pequenas quantidades e em preto e branco devido ao ritmo de publicação, embora algumas em cores. Ela surgiu a partir das pinturas rupestres (de 400.000 a.C.).

Já a prancha dominical contém um maior número de quadros, sem limite mínimo ou máximo. Os quadros sempre preenchem uma página inteira. Essa tirinha é, geralmente, impressa em grandes quantidades e em cores, embora algumas em preto e branco.

Ao passo que a yonkoma, nome que quer dizer tira de história em quadrinhos ou tira de banda desenhada de quatro painéis é de origem japonesa e contém quatro quadros na vertical, embora na horizontal em alguns casos. As yonkomas sempre tratam de temas sérios, porém, de forma humorística.

Charge (do inglês, charge, do francês antigo, chargier, carregar ou atacar, do italiano, carricare, carregar em um vagão, do latim, carrus, carro ou veículo, numa referência ao fato de que, muitas vezes, o desenho é portador de um ataque a algum fato, instituição ou pessoa) é uma história em quadrinhos de curta duração e que critica as pessoas e as coisas da contemporaneidade. A charge geralmente é humorística, mandando uma sátira ou mensagem em vez de uma história e contendo só um quadro, mas há exceções em todos esses três casos. A charge surgiu em 1801 na França, quando o governante ainda era o Rei Luís Filipe I, como forma de manifestação política contra a realeza.

Cartum (no Brasil) ou cartune (em Portugal e em Angola) [do inglês, cartoon ou cartune, papel grosseiro, do italiano, cartone, do latim, charta, do grego, khartes, provavelmente, de origem egípcia, folha de papel, originalmente, folha de papiro] é uma história em quadrinhos de curta duração e que critica as situações do cotidiano. Assim como a charge, o cartum geralmente é humorístico, mandando uma sátira ou mensagem em vez de uma história e contendo só um quadro, mas há exceções em todos esses três casos também. O cartum surgiu em 1841, em um concurso de desenho, organizado no Reino Unido, quando o governante ainda era o Rei Jorge IV. A revista britânica Punch! popularizou o termo cartoon em 1843. E devido às semelhanças entre os primeiros curtas-metragens de animação e os cartuns da época, o desenho animado se chama animated cartoon em inglês, cartone animato em italiano e animierte Cartoon em alemão.


A propósito: nem a charge, nem o cartum precisam se basear em pessoas reais.


Além disso, cartunista é quem faz cartuns, assim como chargista é quem faz charges e tirinista ou tirista é quem faz tirinhas.

Informações disponíveis também em minha não ficção literária técnica O Universo dos Quadrinhos, Animação e Rock, completa, de graça e na íntegra e disponível no Blogger (façam a busca lá no Google), no Wattpad (façam a busca por lá mesmo) e em PDF (e-mail contido ao final do livro). O Wattpad é bem melhor para ler.

Tirinhas, charges e cartuns: origens, significados e diferenças (parte 4 de 4) 

Referências utilizadas: https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20161127063100AAgb9AX,  https://pt.wikipedia.org/wiki/Banda_desenhadahttps://pt.wiktionary.org/wiki/história_em_quadrinhoshttps://pt.wiktionary.org/wiki/banda_desenhadahttps://en.wikipedia.org/wiki/Comicshttps://en.wiktionary.org/wiki/comicshttps://es.wikipedia.org/wiki/Historietahttps://es.wiktionary.org/wiki/historietahttps://translate.google.com/#view=home&op=translate&sl=pt&tl=it&text=desenho%20animadohttps://translate.google.com/#view=home&op=translate&sl=pt&tl=de&text=desenho%20animadohttps://origemdapalavra.com.br/palavras/tirinha/ https://origemdapalavra.com.br/palavras/charge/https://origemdapalavra.com.br/palavras/cartoon/http://docplayer.com.br/11846538-A-diferenca-entre-charge-cartum-tirinha-e-caricatura.htmlhttp://www.cafecomnoticias.com/2009/03/caricatura-charge-cartoon-no-mundo-da.htmlhttp://previdenciaecidadania.blogspot.com.br/2011/04/opiniao-atraves-da-charge-do-cartoon-e.htmlhttps://www.facebook.com/groups/criandohq/permalink/1850354748580388/?comment_id=1850356045246925&reply_comment_id=1850396951909501&notif_t=group_comment&notif_id=1484359129545249http://www.legal.adv.br/20020301/a-historia-dos-quadrinhos-no-brasil-e-no-mundo/http://www.culturamix.com/cultura/curiosidades/origem-das-historias-em-quadrinhos/http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/qual-a-origem-das-historias-em-quadrinhos.htmlhttps://entretenimento.uol.com.br/noticias/deutsche-welle/2018/05/17/primeira-revista-em-quadrinhos-completa-128-anos.htmhttps://mundoeducacao.bol.uol.com.br/literatura/historia-historia-quadrinhos.htmhttps://www.terra.com.br/noticias/1890-primeira-revista-em-quadrinhos,f1489b513e91b0cd661834b16b144153q6jrRCRD.htmlhttps://www.dw.com/pt-br/1890-primeira-revista-em-quadrinhos/a-834103https://www.todamateria.com.br/historia-em-quadrinhos/https://fatosdesconhecidos.ig.com.br/de-onde-surgiram-historias-em-quadrinhos/https://paodiario.org/blog/origem-das-historias-em-quadrinhos/https://www.bemparana.com.br/noticia/apos-180-anos-pioneiro-da-hq-ganha-dois-livros-traduzidos-para-o-portugues#.XhjKnbDPy1shttps://www.omelete.com.br/quadrinhos/angelo-agostini-pioneiro-dos-quadrinhoshttp://www.guiadosquadrinhos.com/personagem/ze-caipora-(jose-corimba)/34202https://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/521244 e https://livraria.senado.leg.br/livros-digitais-gratuitos/as-aventuras-de-nho-quim-e-ze-caipora-os-primeiros-quadrinhos-brasileiros-1869-1883-vol-44

Nenhum comentário:

Postar um comentário