HSAMAblog

sábado, 22 de setembro de 2018

Direitos autorais: Quais personagens eu posso usar?

Direitos autorais: Quais personagens eu posso usar?: Direitos autorais: Quais personagens eu posso usar em meus produtos5 (100%) 22 votos Provavelmente você já se fez a seguinte pergunta: Como funcionam os direitos autorais de personagens? Eu posso utilizar marcas e desenhos animados em meus produtos ou estampas? Essa é uma dúvida comum e muito relevante para quem pretende comercializar produtos que possuem direitos autorais, seja em personalização, kits para festas infantis ou estampas em roupas e acessórios. Embora seja uma prática comum, você precisa saber que algumas situações são consideradas ilegais. Porém, acalme-se! Você ainda pode comercializar seus produtos utilizando personagens conhecidos e nós vamos indicar como fazer isso de maneira segura. Primeiro, é importante que você entenda o que são direitos autorais. Os Direitos autorais são denominações utilizadas em referência ao rol dos direitos que autores possuem sobre suas obras intelectuais que podem ser literárias, artísticas ou científicas. É...


Bem, quando a pessoa real ou personagem de outro autor ou empresa ainda não está em domínio público, o correto é pedir uma autorização por escrito primeiro!



Eu mesmo, por exemplo, sou autor de quadrinhos e livros, tenho pedido autorização para utilizar pessoas reais e personagens de outros autores e empresas em meu trabalho e muita gente tem me cedido gentilmente!



Inclusive e principalmente, estou com um projeto de crossovers envolvendo personagens meus em mangá em conjunto a bastantes pessoas reais e personagens de outros autores e empresas!



Sou contra o que alguns autores e empresas (sobretudo, Mauricio de Sousa, Ziraldo e a Disney) fazem: eles ficam produzindo versões modificadas de pessoas reais e personagens de outros autores e empresas, isso é algo ilegal e de mau gosto (as do Mauricio, então, nem se fala, pois os nomes que ele coloca são um tanto quanto humilhantes e ofensivos e ele ainda mistura um realismo com o estilo dele enquanto diz que não sabe fazer esse estilo de desenho), Matt Groening é quem pede autorização para utilizar do jeito certo (só uma vez que ele fez uma versão modificada da Xuxa Meneghel e foi extremamente humilhante e ofensiva, não sei como e por que ele fez isso, detalhe que não sou fã dela)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário