HSAMAblog

sexta-feira, 15 de março de 2024

Esclarecimento/aviso


Não cabe a mim criticar, julgar e perseguir quem usa IA (inteligência artificial)... cada pessoa é diferente e livre em relação a outras pessoas existentes!

Nunca desfiz amizade com ninguém por este/a ser a favor do uso da IA... mas peço encarecidamente para não usarem IA quando forem se referir a minhas criações de histórias em quadrinhos e de livros!

Vou explicar: a IA tem muita violação de direitos autorais, muitos erros técnicos e visuais, falta de calor humano, falta de criatividade, muito desemprego e muitas imagens e textos que saem de formas idênticas a todos os autores que requisitam!

Sendo assim, se quiserem usar meus personagens, para fazerem crossovers, fã-artes, fanfics, divulgações, projetos colaborativos e matérias jornalísticas, tudo em ordem... nem precisam me pagar nada: só não deixem de me avisar e de me creditar... além de não colocarem IA no meio! Fui bem claro?

Sei que muitos lerão este meu texto, e já adianto que não tenho nada contra ninguém aqui... porém, os personagens são meus, e não quero nada de IA neles ou com eles!

E, é claro: se eu pagar a alguém para me fazer capas ilustradas, não use IA... faça as capas do jeito que souber... caso saiba! Dinheiro é importante e útil, e precisa ser obtido com esforço e honestidade!

Fiquei com vergonha... paguei por algumas capas de livros meus, não notei na hora que a capista usou IA, mostrei as capas logo de cara a minhas três melhores amigas (fiz personagens baseadas nas três, e elas amaram e adoraram a referência), e pedirei desculpas a todas no caso!

Também me disponho a não bloquear quem discordar desse meu relato... só que não é para descumprirem: tirem a IA de perto de meus personagens!

Eu mesmo sou quadrinista e escritor... e quero ter e manter uma produção com qualidade e segurança! Fui bem claro?

Muitíssimo obrigado a todos, abraços, cuidem-se, bastante longevidade, prosperidade e sucesso e uma feliz vida para vocês e os seus todos,

Sinceramente,

Sávio Christi, ilustrador, quadrinista, escritor, pintor, letrista e poeta brasileiro, natural de Brasília e, desde 29/12/1992, residente em Vitória (ES)

Nenhum comentário:

Postar um comentário