HSAMAblog

sexta-feira, 29 de março de 2024

Referente a histórias em quadrinhos impressas, preciso de algumas dicas...

 


Sou o autor das séries de histórias em quadrinhos "Albert & Einstein e Sua Turma", "Nina e Zoca", "O Curioso Mundo de Lala e Lila, as Gêmeas", "Dizete e Mazoto" e "O Detetive James Holmes Entra em Ação"... tópicos a seguir:

1) Faço gibis, fanzines, romances gráficos e cordéis com essas minhas criações. No caso, cada edição tem de ter um número de páginas múltiplo de 4? Não sei se precisa ser assim, para poder ajudar (facilitar), na hora de dobrar e grampear as páginas (para montar as edições em si)!

Se uma edição dessas tiver 50 páginas, por exemplo, ela estará fora do padrão editorial moderno/atual? Pois 50 não divide por 4! Não sei se tem regra ou recomendação oficial a respeito!

2) Vou colocar os créditos pelas capas, revisões de textos e revisões finais (que podem mudar um pouco de uma edição para outra). O ideal é esses créditos estarem ao começo de cada edição? Ou ao final?

3) Meu amigo criou alguns personagens, para os gibis "O Palhaço Palhoça: A Ascensão de um Ídolo Caído, Edição 1 de 2" e "O Palhaço Palhoça: A Ascensão de um Ídolo Caído, Edição 2 de 2" (ele é o coautor da trama). No caso, ele receberá os créditos, nas edições, por essas criações.

No caso, esses créditos, referentes a personagens específicos; criados por ele, não por mim mesmo, eles ficam em que lugar das edições? Primeira página da história? Junto aos créditos pelas capas, revisões de textos e revisões finais? Ou em uma seção à parte?

Esses gibis são da série "Albert & Einstein e Sua Turma" (o Palhaço Palhoça é integrante dessa galeria), e meu amigo sugeriu a história, além de ter se oferecido para ser o coautor dela, pelo que aceitei isso.

Não tenho equipe, para me auxiliar (por enquanto), mas esse amigo é alguém que conheço há muito tempo, e eu gosto bastante dele (como amigo)! Qual o melhor modo de deixar registrados os créditos a ele dentro das edições (ou, pelo menos, da primeira das duas em questão?)?

Alguns quadrinistas, por serem os "donos" (dos acervos), eles levam os créditos; pelas criações de personagens, feitos por funcionários contratados, e sou contra esse esquema!

Nenhum comentário:

Postar um comentário