HSAMAblog

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Roteiro do vídeo Tirinhas, charges e cartuns: desvendando fatos e mitos.

Bem, fiz um vídeo chamado Tirinhas, charges e cartuns: origens, significados e diferenças, vídeo 1 de 5 e mais de 1600 pessoas o assistiram (incluindo alguns haters). Infelizmente, muita gente não entendeu a coisa toda.

Primeiro de tudo, a charge e o cartum não são estilos de desenho; nem precisam se basear em pessoas reais: já vi muitos professores ensinando a desenhar em charge e em cartum e isso, com todo o devido respeito e sem existir qualquer tipo de ofensa, não faz sentido. O que faz uma charge ou um cartum ser inconfundível é o que está escrito ou roteirizado, não o que está desenhado. Além disso, cartunista é quem faz cartuns, não todo quadrinista.

Usarei meus trabalhos como exemplos: eu produzo histórias completas e minisséries da dupla nonsense Albert & Einstein (criação original minha que satiriza as pessoas inteligentes que se passam por ignorantes) com um traço inconfundível (mas que já foi reproduzido por alguns discípulos e plagiadores), traço este que já foi misturado ao traço do mangá e do desenho básico também (e que, mesmo assim, ainda me identifica).

O mesmo traço das histórias completas e das minisséries é utilizado nas tirinhas, nas charges e nos cartuns da dupla (com as yonkomas (tirinhas de origem japonesa) tendo o traço original misturado ao do mangá). É como já havia mencionado no vídeo original: a tirinha critica os valores da sociedade, a charge critica as pessoas e coisas da contemporaneidade e o cartum critica as situações do cotidiano. Fora que nenhum dos três precisa ser humorístico (a tirinha que o diga): eles podem ser dramáticos ou trágicos, por exemplo (eu mesmo já fiz alguns assim).

A tirinha, por sinal, é a única das três que costuma vir em série, bem como ter sequências onde a próxima continuará o enredo de onde parou a atual. A charge e o cartum, talvez, por costumarem só ter um quadro e uma sátira ou uma mensagem em vez de uma história, cada qual se conclui na mesma página onde se começou.

A propósito: não confundir o cartum impresso e publicado em jornais, em revistas e em livros com a animação americana (animated cartoon) e vice-versa. Esta última, sim, é um estilo de desenho.

E em tempo: a caricatura como desenho individual não deve ser comparada à tirinha, à charge e ao cartum: ela é só um desenho isolado (e que descobri recentemente que, também, não precisa ser humorístico). Agora, algumas tirinhas, charges e cartuns são feitos em uma espécie de caricatura, assim como outras são feitas em uma espécie de realismo. E, se forem em mangá, por exemplo, são feitos em uma espécie de caricatura realista.

2 comentários:

  1. Boa tarde Sávio.

    Preciso de uma consulta para realização do meu TCC, utilizando quadrinhos...para a divulgação de um museu aqui em Recife... por favor, caso se interesse theo66oficial@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia também, amigo BigTheo!

      E por nada, espere aí que já lhe escrevo!

      Abraços, e, precisando do que quer que seja, basta me dar um toque!

      Excluir