HSAMAblog

quarta-feira, 30 de maio de 2018

Três artigos sobre transtornos mentais, revisão conclusiva.

Porque razão loucos não são psicopatas (e vice-versa).

O louco é alguém que age pelo excesso de emoções, ele não tem consciência do que faz, nem qualquer maldade. Também tem alucinações e delírios.

Já o psicopata é alguém que age pela ausência de emoções, ele tem plena consciência do que faz, além de bastante maldade. Também não tem empatia, nem remorso.

Ou seja, o psicopata é a antítese do louco. Se um possui emoções sobrando, o outro possui emoções faltando. Nenhum dos dois possui culpa e cura, mas seus tratamentos podem, devem e vão ajudar.




O que querem dizer os nomes louco, psicopata e retardado na realidade.


Louco vem do árabe, lauqa e significa tonto, bobo ou tolo. Como cognatos, somente tem em espanhol (loco) e em galego (louco também).


Psicopata vem do alemão, Psychopatisch e este do grego, psykhé (mente ou alma) + pathos (sofrimento, doença ou enfermidade). É uma palavra que se formou no século XIX. Psicopata é, portanto, doente mental.

E retardado vem do latim, retardātus,  sendo este derivado de re- (prefixo intensificativo que indica ação repetitiva, retroativa ou contrária), + tardare (atrasar ou demorar) e este último de tardus (o que atrasa ou o que vem depois). Retardado mental é, portanto, quem ou o que está ou vem mais tarde, atrasado ou demorado.

(Referências utilizadas: https://origemdapalavra.com.br/site/palavras/louco/https://origemdapalavra.com.br/site/palavras/psicopata/https://origemdapalavra.com.br/site/palavras/retardado/ e https://www.google.com.br/search?client=opera&q=retardado&sourceid=opera&ie=UTF-8&oe=UTF-8)

Lista de sintomas do louco, do psicopata e do retardado mental, parte 1 de 7.


Louco: Os principais transtornos psicóticos crônicos são:

Esquizofrenia: a esquizofrenia é uma doença mental que afeta a zona central do "eu" e altera a estrutura vivencial. O portador de esquizofrenia, quando em surto, costuma agir em função dos seus delírios e alucinações, perdendo a liberdade de escapar a essas vivências fantásticas. Cerca de 1% da população é acometida pela doença, geralmente, iniciada antes dos 25 anos de idade. “A esquizofrenia se caracteriza por distorções do pensamento, da percepção e por inadequação dos afetos. Usualmente, o paciente com esquizofrenia mantém clara sua consciência”.

Transtorno delirante: esta patologia é caracterizada pela ocorrência de ideia(s) delirante(s), em geral, paranoide (de estar sendo perseguido, de estar sendo alvo de críticas, de as pessoas quererem prejudicá-lo intencionalmente). O delírio tende a ser persistente e algumas vezes crônico. Podem haver alucinações auditivas (ouve vozes que não existem na realidade) e visuais (vê imagens que não existem na realidade), embora alucinações sejam incomuns. O afeto tende a ser inexpressivo.

Transtorno esquizoafetivo: esta patologia se manifesta pela ocorrência de episódios de humor intercalados por episódios psicóticos sem sintomas de humor. É importante salientar que dentro dos episódios de humor, quando graves, podem também ocorrer sintomas psicóticos. Existem dois tipos principais: depressivo (onde os episódios de humor são sempre depressivos) e misto (onde ocorrem episódios depressivos, maníacos, hipomaníacos e mistos).

Transtornos psicóticos agudos: estes transtornos têm frequentemente um início repentino, desenvolvendo-se em geral rapidamente no espaço de poucos dias e desaparecendo também em geral rapidamente, sem recidivas. Quando os sintomas persistem, o diagnóstico deve ser modificado para esquizofrenia ou transtorno delirante persistente.

Transtorno Bipolar: é uma doença mental em que o paciente alterna estados de euforia e depressão, além de fases de "normalidade" intercaladas. A pessoa pode apresentar alguns sintomas de euforia e de depressão ao mesmo tempo, que são os estados mistos. A causa exata é desconhecida, mas os cientistas acreditam que esteja ligada à genética.

Tratamentos: Além do tratamento com os remédios chamados antipsicóticos, a psicoterapia pode auxiliar o paciente a lidar com as dificuldades de realizar atividades do dia a dia impostas pelos sintomas.

Lista de sintomas do louco, do psicopata e do retardado mental, parte 2 de 7.

Psicopata: 20 características de um psicopata:
1- Loquacidade e charme superficial
Loquacidade envolve ter facilidade verbal, ser um conversador divertido. Essas pessoas têm respostas para tudo, muitas vezes, engeniosos e inteligentes, e são capazes de contar histórias interessantes que envolvem os ouvintes.
Eles são charmosos, cortês e educada, nada tímidos e nunca tem medo de dizer o que pensam ou o que eles querem dizer. Eles parecem pessoas muito extrovertidas que normalmente caem bem aos outros.
Também podem ser ouvintes atentos; fingem ter empatia com a outra pessoa para que desenvolva confiança entre eles e torná-lo mais vulnerável, para que mais tarde possam manipulá-lo à vontade.
Tudo isso é nada mais do que uma máscara. Os psicopatas se apresentam a si mesmos muito bem, muito convincentes. Eles fazem os outros acreditam que eles têm muito conhecimento profundo em muitas áreas, quando uma análise mais detalhada da informação que fornecem faz ver que o seu conhecimento é apenas superficial. Normalmente, eles impressionam as pessoas, oferecendo termos técnicos que o resto não conhece.
2- Sensação de uma grande autoestima
Os psicopatas têm uma visão de si mesmos e das suas habilidades e valor muito inflado. Eles tendem a ser teimosos e arrogantes e acreditam que são superiores as outras pessoas. Eles são muito confiantes, arrogantes, não se consideram nunca fracassados socialmente e não se preocupam com a sua situação atual.
Eles dão a entender que se eles têm problemas, as suas circunstâncias atuais são o resultado da má sorte ou eventos fora deles que não podem controlar. Eles sublinham muito as habilidades que supostamente têm, mesmo se eles não podem provar. Eles parecem despreocupada com os contactos que tiveram com a justiça e não parecem acreditar que isto possa afetar negativamente o seu futuro.
3- A necessidade de estimulação constante e propensão ao tédio
Essas pessoas mostram necessidade excessiva e crônica para a estimulação nova e excitante que os leva a tomar medidas arriscadas . As pessoas com este transtorno de personalidade tendem a ter baixa disciplina na realização de tarefas porque se cansam com facilidade.
Eles não conseguem durar muito tempo no mesmo emprego, por exemplo, ou terminar tarefas de rotina. Eles têm dificuldade em manter atenção em atividades monótonas ou não têm interesse para eles. Quando lhes perguntam, eles descrevem as atividades acadêmicas e outras atividades comuns como chatas e tediosas.
Os psicopatas argumentam esses costumes dizendo que gostam de aproveitar as oportunidades ou aceitar desafios. Na verdade, é muito mais do que isso; realmente, sentem uma necessidade de correr riscos. Isto leva muitas dessas pessoas a usar medicamentos, especialmente aqueles que possuem um efeito estimulante.

Lista de sintomas do louco, do psicopata e do retardado mental, parte 3 de 7.

4- Mentira patológica
O grau de mentira patológica pode variar de moderada a alta. De maneira moderada, estes indivíduos são simplesmente astuto, inventivos com o que eles dizem; em forma extrema, eles são enganosos, fraudes, obscuros, manipuladores e sem escrúpulos.
As mentiras e enganos são uma parte essencial dos psicopatas e as interações com os outros. Além de fingir conhecimentos em muitas áreas, eles fazem promessas que não cumprem e as afirmações que contradizem o seu comportamento. Eles têm uma grande facilidade para mentir e uma ausência de culpa sobre isso.
Normalmente, produzem histórias mostrando grande confiança ao contar, de modo que o receptor normalmente não duvida sobre a sua veracidade. Além disso, quando se lhes descobre uma mentira, não mostram sintomas de vergonha; simplesmente, reinventam a história ou adicionam elementos para fazer parecer mais credível.
5-Direção e manipulação
O uso do engano para manipular os outros é diferente do item anterior na lista porque atinge níveis excessivos de crueldade. Essas pessoas exploram as outras sem escrúpulos, com uma falta de preocupação e empatia pelos sentimentos e sofrimento das suas vítimas.
Os psicopatas manipulam as pessoas ao seu redor para obter lucro pessoal a qualquer preço. Às vezes, as estratégias de manipulação utilizadas são muito elaboradas; outras vezes, são bastante simples.
Os indivíduos sempre agem com muita imprudência e indiferença. Às vezes eles usam pseudônimos para manter o seu anonimato e para defraudar os outros mais facilmente. Eles têm uma visão das outras pessoas como se fossem demasiado crédulos e isso deu-lhes uma razão para enganar e manipular.
6- A falta de remorso ou culpa
As pessoas com transtorno de personalidade psicopático não tem sentimentos ou preocupação com as perdas, dor ou sofrimento das suas vítimas. Eles tendem a ser descuidados, não mostrar paixão e ser frios e nada empáticos. Eles mostram um total desrespeito pelas suas vítimas, citando como “seria insensato não explorar as fraquezas dos outros.”
Os psicopatas não parecem preocupados nem mostram interesse pelas consequências das suas ações ou pelos efeitos do seu comportamento sobre os outros. Às vezes, eles podem verbalizar sentimentos de culpa para tentar mostrar empatia, mas as suas ações não correspondem ao que eles dizem.
Se eles entram em contato com a justiça, muitas vezes, eles consideraram a sentença que tenha sido fornecida a eles é injusta ou desproporcionada, mostrando uma avaliação pouco realista da gravidade dos fatos e uma atribuição externa das suas ações.

Lista de sintomas do louco, do psicopata e do retardado mental, parte 4 de 7.

7- A falta de profundidade de emoções
As pessoas com psicopatia sofrem uma pobreza de emoções e uma gama muito limitada de sentimentos. Eles podem mostrar a calidez, mas é apenas superficial; nas suas relações interpessoais eles são frios apesar de que apresentam sintomas abertos de sociabilidade. Mostram uma incapacidade de expressar emoções intensas e, quando expressam algum tipo de sentimento ou emoção, é dramaticamente e superficial.
Na escala emocional e sentimental de um psicopata não podemos encontrar muito mais além de ressentimento, raiva, autopiedade estados emocionais superficiais, atitudes vaidosas e grandiosidade, um ressentimento emburrado e indignação. Em muitos casos, essas pessoas são muito difíceis de descrever o que sentem.
8-Insensibilidade e falta de empatia
Este artigo descreve uma falta geral de sentimentos para com as pessoas e uma atitude fria, insolente, irreverente e falta de tato para com eles. Estes indivíduos parecem completamente incapazes de assumir o lugar dos outros e imaginar o sofrimento das suas manipulações e mentiras. Se alguma vez conseguem apreciar o que os outros sofrem por sua culpa nunca é uma apreciação emocional, mas puramente lógica, intelectual.
Os psicopatas são egoístas e desdenhosos. O desprezo que sentem para com os outros os leva a se descreverem como “solitários”, e “pessoas seletivas”.
9- Estilo de vida parasito
A psicopatia leva essas pessoas a depender dos outros intencionalmente, manipuladoras, egoístas e exploradores. Esta dependência é causada por uma falta de motivação, uma disciplina muito baixa e incapacidade de assumir a responsabilidade.
Podem usar ameaças para seguir financeiramente dependente da sua família ou conhecidos, ou podem tentar parecer vítimas e pessoas dignas de apoio e ajuda.
Essas pessoas irão usar qualquer desculpa para não ter de trabalhar e ganhar dinheiro por si próprios. O uso dos outro para sustentar e sobreviver é um padrão persistente na sua vida, não é o resultado de circunstâncias que podem estar ocorrendo no momento.
10- Déficits no controle emocional
Os psicopatas mostram muitas expressões de irritabilidade, aborrecimento, impaciência, agressão e abuso verbal: não conseguem controlar adequadamente a raiva e fúria.
Eles se incomodam com facilidade e por questões que não merecem importância e são inadequados no contexto. As suas explosões de raiva são muitas vezes breves e são afetadas negativamente pelo álcool.

Lista de sintomas do louco, do psicopata e do retardado mental, parte 5 de 7.

11- Comportamento sexual promíscuo
As relações das pessoas com este transtorno são caracterizados por ser curtos, numerosos, simultâneos, casuais, informais e indiscriminados. Eles geralmente têm um histórico de tentativas de forçar alguém a fazer sexo com eles e estão visivelmente orgulhosos das suas conquistas sexuais.
12-Problemas comportamentais precoces
Muitas vezes, os psicopatas já demonstraram uma variedade de comportamentos disfuncionais antes dos treze anos de idade, tais como: roubo, mentiras, vandalismo, intimidação, atividade sexual precoce, incêndios, abuso de álcool ou fuga de casa. Todos estes comportamentos muitas vezes levam à expulsão da escola ou faculdade e podem envolver problemas com a polícia.
13- Falta de metas realistas de longo prazo
A incapacidade ou fracasso persistente para desenvolver e executar planos de longo prazo é outra característica desses indivíduos. A sua existência é muitas vezes nômade, sem sentido ou propósito nas suas vidas.
Eles não se preocupam com o futuro ou pensam seriamente; vivem dia a dia, e, embora possam expressar intenção ou desejo de obter um trabalho importante, não fazem nada para consegui-lo. Todos os seus objetivos descrevem metas de curto prazo.
14- Impulsividade
O comportamento dos psicopatas geralmente não é premeditado, é muito pouco planejado. Eles têm sérias dificuldades para resistir à tentação, superar suas frustrações e impulsos do momento.
Muitas vezes, eles agem de forma espontânea, sem considerar os prós e contras do que eles querem fazer ou as consequências que trarão a eles ou outros. Muitas vezes, vão mudar os seus planos, e vão deixar o seu parceiro ou deixar o seu trabalho de repente e sem explicação.
15- Irresponsabilidade
Este artigo é caracterizado por um fracasso repetido no cumprimento das obrigações e responsabilidades, como não pagar contas, faltar à escola ou ao trabalho ou não cumprir as promessas. O comportamento irresponsável dos psicopatas podem colocar outros em risco (por exemplo, conduzir sob a influência de álcool).
16- A incapacidade de aceitar a responsabilidade pelas suas ações
Estas pessoas tendem a ter sempre uma desculpa para explicar o seu comportamento. Eles negam as suas responsabilidades e atribuem coisas que acontecem a causas externas (a sociedade, a família, o sistema legal, etc.).

Lista de sintomas do louco, do psicopata e do retardado mental, parte 6 de 7.

17- Várias relações breves
Dada a sua incapacidade de manter metas de longo prazo, os psicopatas muitas vezes têm relações com falta de compromisso, refletida em uma quantidade considerável deles. As relações interpessoais e românticas são inconsistentes e de curto prazo (menos de um ano).
18- Delinquência Juvenil 
Muitas vezes, os psicopatas têm tido problemas com a lei antes dos 18 anos, quase sempre envolvendo comportamentos de exploração, manipulação e crueldade.
19- A revogação da liberdade condicional
Às vezes, essas pessoas têm anulada a liberdade condicional pelas autoridades por não manter as condições como cometer ilegalidades ou violações técnicas.
20- Versatilidade criminosa
Finalmente, os psicopatas podem ter uma carreira criminosa variada, incluindo encargos ou condenações por vários tipos de crime, tais como: roubo, assalto à mão armada, crimes relacionados a drogas, assalto, crimes sexuais, negligência criminosa e fraude. Eles, em geral, estão orgulhosos de ter cometido crimes sem ser descobertos.

Retardado mental: Os sinais e sintomas do retardo mental dependem da profundidade do transtorno e do nível de exigências feito pelo ambiente sobre o indivíduo:
Pessoas com retardos mentais leves podem levar uma vida relativamente normal, mostrando, apenas, desde crianças, uma maior lentidão em seus aprendizados ou impossibilidade de adquirir aprendizados de alta complexidade. Chegam a ler e escrever e compreender textos e são capazes de uma vida autônoma, embora simplória. As pessoas com retardos mentais profundos não são capazes de aprender e de se adaptarem às situações e nem mesmo conseguem ter cuidados corporais mínimos. Dependem, para tudo, de outra pessoa. Entre esses extremos, existe uma grande variação.

Lista de sintomas do louco, do psicopata e do retardado mental, parte 7 de 7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário