HSAMAblog

sábado, 14 de abril de 2018

Cátia a Fantasma de perfil.

A personagem Cátia a Fantasma estreou oficialmente e originalmente na coletânea Contos e Rapidinhas de Albert & Einstein e Sua Turma (digitada no computador e sem desenhos acompanhando os textos), tendo feito sua estreia em quadrinhos na também coletânea As Novas Tirinhas, Charges e Cartuns de Albert & Einstein e Sua Turma (9 volumes).

Eu cunhei o nome dela como sendo a Fantasma (em vez de o Fantasma) sem processar na hora que a palavra fantasma não tem variante de gênero em português e espanhol. Foi minha amiga quem me disse mais recentemente que o certo seria Cátia o Fantasma em português (e não Cátia a Fantasma) e Catia el Fantasma em espanhol (e não Catia la Fantasma). Mas eu já a registrei como sendo a Fantasma (la Fantasma em espanhol) e decidi manter.

Cátia se destaca e se sobressai por não ter maldade: ela só tem o objetivo de assustar pessoas más (estas sem conhecimento suficiente do mundo pós-existencial), embora, por vezes, assuste pessoas boas (estas não tendo sido advertidas de que ela é boazinha). Sua melhor amiga é Jane a Barata, que também não tem o objetivo de assustar quem não merece (só que, da mesma forma, assustando pessoas desinformadas).


Ela foi criada em 2000 a partir de um sonho que tive: no sonho, apareceu uma garota desconhecida chamada Catarina e eu decidi fazer uma personagem (troquei o nome para uma forma reduzida, já que Catarina é uma amiga minha de infância e não queria que ela achasse a personagem ter algo a ver com ela).

Nenhum comentário:

Postar um comentário