HSAMAblog

sábado, 14 de janeiro de 2017

As diferenças entre as tiras cômicas, charges e cartuns.

A charge, um tanto quanto diferente do cartum, satiriza situações específicas, situadas no tempo e no espaço, razão pela qual se encontra sempre apontando para um personagem da vida pública em geral, às vezes um artista, outras vezes um político, enfim. Em se tratando da linguagem, também costuma associar linguagem verbal e não verbal. Outro aspecto para o qual devemos atentar diz respeito ao fato de a charge, expressa na língua francesa, possuir significado de carga, aderindo por completo à intenção do chargista, ou seja, a de que ele realmente atua de forma crítica numa situação de ordem social e política. Que tal então conferirmos um exemplo? Charge de Júlio Costa Neto, jornalista e desenhista. Ao nos atermos à charge em questão, ficamos convencidos de que o autor aponta para a tendência que as pessoas trazem consigo de que um dos meios de ganhar dinheiro é entrando na política, sobretudo pela desonestidade, pela corrupção que se manifesta nesse meio, razão pela qual a personagem respondeu à professora dessa forma.

A charge faz uma sátira (crítica sarcástica) de acontecimentos atuais, geralmente na esfera social e política, a fim de demonstrar indignação e insatisfação com a situação vigente. Além disso, a charge quase sempre utilizada a caricatura para delinear a (s) personagem (s) envolvidas. Isso pode ser visto na ilustração do ministro Joaquim Barbosa. Nela, o martelo e a capa foram realçados, através de uma ampliação, indicando uma punição dolorosa aos réus do mensalão e a capa foi diferenciada a fim de comparar o personagem com um herói, um justiceiro. Para se expressar por meio da charge, é preciso estar atualizado com os acontecimentos e ter senso crítico aguçado; o leitor também, para que possa entender a graça da charge.

O cartum se caracteriza com uma anedota gráfica em que nele podemos visualizar a presença da linguagem verbal associada à não verbal. Suas abordagens dizem respeito a situações relacionadas ao comportamento humano, mas não estão situadas no tempo, por isso são denominadas de atemporais e universais, ou seja, não fazem referência a uma personalidade em específico. Cientes disso, torna-se importante compreendermos que o nome cartum proveio de um acontecimento ocorrido em Londres, em tal acontecimento diz respeito ao fato de o príncipe Albert, no intuito de decorar o Palácio de Westminster, ter promovido um concurso de desenhos feitos em grandes cartões (cartoons em inglês), os quais seriam colados às paredes. Dessa forma, no intento de satirizar, a revista Punch, considerada na época a primeira revista humorística do mundo, resolveu publicar seus próprios cartuns. Vejamos, pois, um exemplo: Cartum de Glasbergen - americano cartunista e ilustrador humorístico. Constatamos que o cartum em referência aponta para o fato de as pessoas estarem tão acostumadas às redes sociais que até um bebê que ainda não nasceu já possui mais amigos no Facebook que os próprios pais, revelando uma crítica a esse comportamento tão recorrente.

O cartum também utiliza da caricatura, porém, diferente da charge, ele não retrata personagens conhecidas e não tem como objetivo satirizar uma situação atual, simplesmente faz graça com uma situação cotidiana. É algo próximo de uma piada. O cartunista representa uma cena ou até uma sequência de cenas de uma situação engraçada com ou sem balões ou legendas.

O que é uma tirinha? Uma tirinha nada mais é do que uma série de vinhetas chamada em inglês de comic strips. As tirinhas mais tradicionais são publicadas diariamente em vários meios de comunicação, principalmente em grandes jornais, onde encontrados Garfield, Calvin e Haroldo, entre outras personagens. As tirinhas engraçadas mais convencionais são produzidas em equipes, com editores, escritores e artistas gráficos, porém, podem ser facilmente criadas por anônimos na internet. Geralmente elas possuem apenas três quadros, com uma piada rápida e de fácil entendimento. Normalmente são publicadas em periodicidades diferentes, sendo divididas em tirinhas diárias e tirinhas dominicais. Tirinhas diárias: normalmente publicadas em poucas quantidades e em coloração preto e branco devido ao ritmo de publicação. Tirinhas dominicais: publicadas em grande quantidade e preenchendo sempre uma página (jornais, revistas) no mínimo, além disso, são coloridas.

A tirinha é uma sequência de quadrinhos que geralmente faz uma crítica aos valores sociais. São pequenas histórias engraçadas que têm no mínimo três e no máximo cinco quadrinhos, geralmente desenhados na horizontal, publicadas com regularidade nos jornais e as mais famosas usadas em vestibulares.

O que é tirinha de memes? As tirinhas de memes são atualmente as tirinhas mais famosas da internet. Tais tirinhas são publicadas em vários webcomics, chamados aqui no Brasil de sites de humor, onde tirinhas e outras coisas engraçadas são publicadas diariamente. As tirinhas memes normalmente são feitas por pessoas anônimas da internet, mas também podem ser publicadas em sites que possuem criadores próprios. O que são memes da internet? O que são memes? Essa é uma pergunta que muitas pessoas que não estão por dentro do assunto de sites humorísticos se perguntam. Memes nada mais são do que personagens que ganharam sucesso na internet; são feitos com caricaturas simples em poucas linhas sem nenhuma perfeição. Os memes utilizam diversas expressões para demonstrar o sentido da tirinha.

Cartum: O termo é de origem britânica, e foi pela primeira vez utilizado neste contexto na década de 1840, quando a revista Punch publicou uma série de charges que parodiavam estudos para os frescos do Palácio de Westminster, adaptados para satirizar acontecimentos da política contemporânea. Esse costume data de 1843, quando a Revista Punch utilizou o termo para se referir a desenhos satíricos de John Leech. O significado original da palavra cartoon é estudo ou esboço.

Este tipo de desenho é, ainda, considerado uma forma de comédia, e mantém o seu espaço na imprensa escrita atual. Na imprensa escrita moderna, o cartum aparece como uma obra de arte, geralmente com intenção de humor.

Cartuns podem ser divididos em gag visual, que incluem as charges e tiras de quadrinhos. Assim como as tiras diárias e as pranchas dominicais, cartuns também podem ser distribuídos pelos syndicates.

O termo charge vem do francês charger que significa carga, exagero ou, até mesmo ataque violento (carga de cavalaria). Isto significa aqui uma representação pictográfica de caráter, como diz no primeiro parágrafo, burlesco e de caricaturas.

As charges foram criadas no princípio do século XIX (dezenove), por pessoas opostas a governos ou críticos políticos que queriam se expressar de forma jamais apresentada, inusitada. Foram reprimidos por governos (principalmente impérios), porém ganharam grande popularidade com a população, fato que acarretou sua existência até os tempos de hoje.

A charge vem da palavra francesa charger que significa carga - no sentido de exagerar nos traços do caráter de alguém ou de algo para provocar humor e reflexão. É um estilo de ilustração que satiriza, por meio da caricatura, algum acontecimento atual com um ou mais personagens envolvidos. Muito utilizadas em críticas políticas ou de situações do cotidiano atual.

O cartum tem sua origem da palavra italiana cartone (cartão, no sentido de pedaço de papel). Chamado também de cartune ou cartum é um desenho humorístico acompanhado ou não de legenda, de caráter extremamente crítico, que retrata de uma forma sintetizada, algo que envolve o dia a dia de uma sociedade, muito ligado às ações de comportamento, por exemplo. Geralmente, os temas do cartum são atemporais e universais, pois não retrata, necessariamente, fatos ou acontecimentos da atualidade.

Considerações adicionais:

Atualmente, a maioria das tiras de quadrinhos se atribuem aos gêneros cômico e humorístico, mas nem sempre foi assim, destacando-se no passado tiras cômicas de aventuras (Tarzan dos Macacos), de ficção científica (Flash Gordon), históricas (Príncipe Valente), policiais (Dick Tracy), ou incluindo românticas (O Coração de Juliet Jones).
Em inglês, o desenho original, impresso e publicado em jornais, revistas e livros é chamado de cartoon apenas, com o desenho animado sendo chamado de animated cartoon (embora também seja chamado de cartoon apenas às vezes, mas o nome completo e oficial do desenho animado em inglês é animated cartoon mesmo). Já em outros idiomas, tais como: o inglês e espanhol, o desenho original é chamado de cartum (plural: cartuns) (em português) e cartón (plural: cartones) (em espanhol), enquanto que o desenho animado é chamado de cartoon apenas com a grafia original em inglês.

Por causa das semelhanças de estilo entre os cartuns de jornais e os primeiros curtas-metragens de animação, o termo cartoon é usado tanto para o estilo de desenho, quanto para a animação. Enquanto a palavra animação designa qualquer estilo de imagens desenhadas exibidas rapidamente para indicar movimento, a palavra cartoon é mais frequentemente usada como um descritor para programas de televisão e curtas-metragens dirigidos às crianças, possivelmente com animais antropomorfizados, super-heróis, crianças ou temas infantis.

Principais colaboradores:
 Liebre Asesino do Yahoo! Respostas e Alessandra Freitas do Facebook.

Principais referências utilizadas: 
http://docplayer.com.br/11846538-A-diferenca-entre-charge-cartum-tirinha-e-caricatura.htmlhttp://www.cafecomnoticias.com/2009/03/caricatura-charge-cartoon-no-mundo-da.html
http://previdenciaecidadania.blogspot.com.br/2011/04/opiniao-atraves-da-charge-do-cartoon-e.htmlhttps://www.facebook.com/groups/criandohq/permalink/1850354748580388/?comment_id=1850356045246925&reply_comment_id=1850396951909501&notif_t=group_comment&notif_id=1484359129545249, https://espanol.answers.yahoo.com/question/index?qid=20160813134442AA3Xhgg, https://pt.wikipedia.org/wiki/Tira_de_banda_desenhadahttp://pt.wikipedia.org/wiki/chargehttps://pt.wikipedia.org/wiki/Cartoon, https://en.wikipedia.org/wiki/Comic_strip, https://en.wikipedia.org/wiki/Editorial_cartoon, http://en.wikipedia.org/wiki/Cartoon, https://es.wikipedia.org/wiki/Tira_de_prensa, https://es.wikipedia.org/wiki/Exageraci%C3%B3n_burlesca, https://pt.wiktionary.org/wiki/tira_cômica, https://pt.wiktionary.org/wiki/charge, https://pt.wiktionary.org/wiki/cartum, https://en.wiktionary.org/wiki/comic_strip, https://en.wiktionary.org/wiki/charge, https://en.wiktionary.org/wiki/cartoon, https://es.wiktionary.org/wiki/tira_cómica, https://en.wiktionary.org/wiki/charge e https://en.wiktionary.org/wiki/cartón.

E observação: não incluí as caricaturas na lista por elas não serem formas de histórias em quadrinhos, nem sei como ainda existe gente que faz confusão, as caricaturas nem ao menos possuem textos junto às imagens!

Nenhum comentário:

Postar um comentário