HSAMAblog

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Duas coisas referentes a direitos autorais e jurídicas que vale a pena ler para saber e entender, parte II de II.

1 g) Os atores Michael Keaton e Julia Roberts passaram pelo mesmo problema ao chegarem em Hollywood: ele, que se chama Michael John Douglas descobriu que já existia um Michael Douglas (Michael Kirk Douglas) e ela, que se chama Julie Fiorine Roberts descobriu que já existia uma Julie Roberts. Ele folheou uma revista e leu o nome de Diane Keaton em algumas páginas e se tornou Michael Keaton, já ela optou por uma variação ortográfica do real nome e se tornou Julie Roberts. O cantor Leonardo Sullivan, que se chama Iveraldo de Sousa Lima, irmão do também cantor Michael Sullivan, que se chama Ivanilton de Sousa Lima, por sua vez, passou a ter problemas após a morte do cantor Leandro, da dupla musical Leandro & Leonardo, que se chamava Luiz José da Costa, já que o irmão e parceiro deste, que se chama Emival Eterno da Costa passou a receber os créditos e direitos autorais pelo trabalho do outro no lugar deste, e, ainda, pessoas compraram os álbuns musicais de um achando serem do outro, além de, igualmente, haverem ido aos espetáculos musicais de um achando serem do outro. O irmão do Leandro afirmou que se tornou Leonardo sozinho sem querer quando a justiça exigiu que ele adotasse outro nome artístico ou um complemento, ele resistiu e o resultado foi que o outro, que já era Leonardo fazia bem mais tempo passou a ser Leonardo Sullivan.

1 h) O ator, comediante e humorista Roberto Gómez Bolaños, mais conhecido pelo nome artístico de Chespirito registrou todas as personagens das séries de TV Chaves, Chapolin e Doutor Chapatin como sendo de autoria dele, e, com isso, alguns dos atores originais de suas séries começaram a se apresentar com seus papéis originais em outros países, assim como, por exemplo, Ruben Aguirre, o Professor Girafales e Edvar Vivar, o Senhor Barriga. Por outro lado, Carlos Villagrán, o Quico teve a ideia de registrar a personagem Kiko usando outra grafia. As únicas personagens que ficaram de fora dos direitos autorais de Roberto Gómez Bolaños foram a Chiquinha e Dona Neves, interpretadas por María Antonieta de las Nieves e ausentes por justa e merecida causa na série de TV Chaves em Desenho Animado, já que, lá no México, quando você possui um direito autoral de alguma obra, eles exigem que atualize o registro uma vez a cada dez anos e ela conseguiu registrar as personagens se dizendo a verdadeira criadora, alegando que, inclusive e principalmente, a Chiquinha surgiu em 1968, três anos antes do Chaves e que foi sua mãe quem costurou seu figurino.

2 b) Ainda que determinadas gozações, homenagens e sátiras não sejam algo ilegal, imoral e antiético, é melhor não fazê-las sem antes confirmar se a pessoa ou coisa algo gostará, ou, em última instância, não se importará, incomodará e preocupará, que será, exatamente e justamente, para garantir e prevenir quaisquer eventuais e futuros problemas. Eu mesmo não faço nenhuma referência a outras pessoas por mal e aqueles que já estão comigo faz bem mais tempo e / ou são capazes de acreditar, confiar e deixar bastante em mim já sabem muito bem disso. Mas, se alguém não gostou de ser referido por minha pessoa, também, não precisa utilizar de baixaria, desonestidade e violência contra mim, menos ainda, publicamente, onde pessoas de fora, quem, naturalmente, nada possuem a ver com isso, nem merecem ser influenciadas e ler aquilo, já que jamais proibi quem quer que fosse de conversar comigo do que quer que fosse e ponto final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário