HSAMAblog

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

O que são os gibis, romances gráficos e fanzines.

Um gibi não deve ser confundido com um romance gráfico e fanzine: o gibi é uma revista de história em quadrinhos tradicional, o romance gráfico é um livro de história em quadrinhos e o fanzine é uma revista de história em quadrinhos especial editada por um fã das histórias em quadrinhos e com conteúdo bem diversificado.

Existem gibis e romances gráficos que se tratam de coletâneas de histórias completas e minisséries de outros já lançados, os que se tratam de coletâneas de tiras cômicas, charges e cartuns e os que se tratam de histórias clássicas e inéditas em edições inteiras.

O fanzine possui esse nome em uma aglutinação das palavras fan e magazine, onde fan é fã e magazine é revista, ou seja, ele é, literalmente, uma revista feita por um fã, apenas isso e nada mais.

Gibi é comic book em inglês e tebeo em espanhol, conforme já comentado em uma postagem anterior, já romance gráfico é graphic novel em inglês e novela gráfica em espanhol, enquanto que fanzine é a mesma coisa em português, inglês e espanhol.


Nenhum comentário:

Postar um comentário