HSAMAblog

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

As origens, significados e diferenças entre as tiras cômicas, charges e cartuns (explicação revista, resumida e atualizada).

Abaixo, as explicações de que são as tiras cômicas, charges e cartuns:

*Tira cômica: história em quadrinhos de curta duração e com os quadros dispostos e organizados em forma de uma tira, como o próprio nome já implica. As tiras cômicas podem ou não ser humorísticas, geralmente, em preto e branco (embora algumas sejam coloridas) ou dominicais, publicadas em grandes quantidades, sempre coloridas e ocupando um espaço equivalente a, no mínimo, uma página inteira. O termo vem do inglês americano, comic strip e significa tira de história em quadrinhos.

*Charge: história em quadrinhos humorística de curta duração e que contém fortes críticas às pessoas e coisas da contemporaneidade. O termo vem do francês franco-belga, charger e significa carga ou exagero.

*Cartum: história em quadrinhos humorística de curta duração e que contém fortes críticas às situações do dia a dia. Por causa das semelhanças entre os primeiros curtas-metragens de animação e os cartuns impressos e publicados em jornais, revistas e livros da época, o desenho animado também é chamado de cartoon (ou, por extenso, animated cartoon), sendo ou não humorístico. O termo vem do inglês britânico, cartoon e este do italiano, cartone e significa pedaço de cartão grande, esboço ou estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário