HSAMAblog

sábado, 28 de janeiro de 2017

Modelo de roteiro para quadrinhos, animação e outras mídias.

Meu segundo irmão mais velho, o cineasta e músico capixaba Gerô, uma vez, ensinou-me a produzir um roteiro por experiência.

O roteiro em si é muito mais descritivo do que ativo, segue-se abaixo um roteiro de minha autoria para vocês terem uma bela ideia de como é que funciona um roteiro qualquer:

JOÃO PENA BOLA EM: A REALIZAÇÃO DE UM SONHO
JOÃO PENA BOLA: É um jovem rapaz, apaixonado pelo futebol. Seu grande sonho é se tornar parte do Clube de Resgates Flamingo, o melhor clube da cidade. Porém, não possui habilidade nenhuma com a bola.
LUIZ CARLOS LEÃO MARRECCO: É o técnico do Flamingo. Seu time inclui os melhores atletas da cidade, porém, não necessariamente os mais conhecidos.
MICAEL GODOFREDO JORDÃO: É o melhor goleiro disponível no Flamingo e defende como ninguém. Até hoje, não encontrou um adversário à altura. É alto e sua pele é branca.
GENIVAL PERNETA O GÊNIO: É um gênio que viveu muitos anos dentro dum bule encantado. Satisfaz 5 desejos de quem quer que o liberte, e, depois, volta para o bule de novo, sempre à espera de um novo amo.
Era uma vez um jovem rapaz, chamado João Pena Bola. Seu grande sonho era ser um grande jogador de futebol, porém, estava fora de forma, alem de não ter habilidade nenhuma com a bola. Certo dia, João andava sem rumo, como de costume, apenas pensando em suas frustrações e tristezas.
(JOÃO SEGUE CAMINHANDO, COMO QUEM NÃO POSSUI RUMO ALGUM)
JOÃO (pensando alto e de uma forma não muito animada / positiva): -Puxa vida! Eu queria tanto ser um craque… Mas, pelo tipo, isto nunca será possível. Felizes daqueles que tem talento, habilidade e boa forma.
Foi quando João, sem olhar por onde andava, acabou tropeçando nalguma coisa.
JOÃO (gritando bem alto): -AAAAAAUUUUUU! Mas quem foi que largou este bule velho, bem aqui, no meio do caminho? Peraê… Eu disse bule velho? Mas… O que será que há dentro dele?
João, então, decide esfregar o bule (UTILIZANDO UM LENÇO VELHO QUE ESTAVA EM SEU BOLSO), ao que, em sua resposta, sai um gênio.
(O GÊNIO SAI DE DENTRO DO BULE, FAZENDO UMA CARA DE EXTREMA EMPOLGAÇÃO)
GÊNIO (animadíssimo): -OLÁ!
(JOÃO LEVA UM SUSTO MUITO MAIOR DO QUE O TIDO POR QUALQUER VÍTIMA DE TERRORISMO)
JOÃO (gritando apavoradamente): -UUUUUUUUAAAAAAAAIIIIIIIIIIII!
GÊNIO (tentando manter a calma): -Calma, eu não lhe farei mal algum.
JOÃO (tentando se recuperar do susto): -Q-quem é você?
GÊNIO: -CA-HAM! Permita-me apresentar-me. Sou Genival Perneta, o gênio.
JOÃO (um pouco mais calmo): -E o que você quer de mim, afinal?
GENIVAL: -Você esfregou o bule encantado e, dele eu saí. Agora, você, tem direito a 5 pedidos, livremente.
JOÃO: -Isto não é um truque, é?
GENIVAL: -Não é não, confie em mim. Vamos, peça qualquer coisa e verá como é verdade.
JOÃO: -HUM… Está bem. Desejo ter o talento futebolístico do Romaldo Femônemo.
GENIVAL: -Que assim seja, meu amo!
(O GÊNIO FAZ UM GESTO COM SUAS MÃOS, APONTANDO EM DIREÇÃO A JOÃO)
“”ZAP!””
GENIVAL: -Muito bem, agora… Experimente o seu talento. Aqui tem uma bola.
JOÃO: -Beleza! Vamos ver… Aquelas duas latas de lixo podem ser o gol. Lá vai uma, lá vão duas, lá vão três e… (JOÃO DÁ UM TREMENDO DUM CHUTE NA BOLA, COMO QUEM FINALMENTE ”APRENDEU” A JOGAR FUTEBOL) É GOOOOOOLLLLLLLLL!!! Caraca! Funcionou, Gênio! Você é demais!
GENIVAL: Genival, para você. Viu só como não era brincadeira? E aí, vai querer os outros pedidos agora ou depois?
JOÃO: -Deixe para mais tarde, por favor. Por enquanto, só quero mesmo é curtir esta sensação.
GENIVAL: -Está bem, você é quem sabe. Se precisar, é só esfregar o bule. Adeusinho!
(O GÊNIO DESAPARECE, TÃO RAPIDAMENTE QUE NINGUÉM NEM TEM TEMPO DE PISCAR O OLHO)
“”PUF!””
JOÃO: -Agora, vou mostrar para o técnico Marrecco e aqueles pulhas do Flamingo uma coisa. Eles disseram que eu era muito fraco para ingressar no time, que eu era muito mole, que isso, que aquilo…
(JOÃO SEGUE EM DIREÇÃO À SEDE DO FLAMINGO, COM UMA CARA DE MAIS DETERMINAÇÃO DO QUE NUNCA)
“”SEDE OFICIAL DO CLUBE DE RESGATES FLAMINGO“”
JOÃO: -Bom dia a todos, eu gostaria de…
MARRECCO (fazendo cara de poucos amigos): -Outra vez você aqui, João? Já não lhe expliquei que você não pode entrar para o time?
JOÃO: -Acontece, meu caro Luiz Carlos Leão Marrecco que, eu andei treinando e, agora, aprendi a jogar.
MARRECCO: -Pois duvido muito, só vendo mesmo.
JOÃO: -Pois que seja, acompanhe-me até o gramado.
MARRECCO: -E por que não? Afinal, vivo perdendo o meu tempo com futilidades mesmo…
JOÃO: -Chame o melhor goleiro que você tem, para fazermos o teste.
MARRECCO (usando um tom de voz um pouco superior ao normal): -Bem, está certo. Micael Jordão, venha até aqui um instante!
MICAEL: -Fala, chefia!
MARRECCO: -E o seguinte: nós faremos um teste de admissão com o nosso amigo aqui e ele quer demonstrar que sabe jogar. Para tanto, você deve ficar no gol, enquanto ele chuta, entendeu?
MICAEL: -Moleza! Vamos lá, meu bróder!
(JOÃO SE PREPARA PARA CHUTAR A BOLA)
MICAEL (pensativo): -RI, RI! Ta no papo! Esse cara deve ser tão ruim que e capaz que ele não acerte um gol nem em 300 Mil anos.
(JOÃO FAZ UMA POSE COMO SE ESTIVESSE SE PREPARANDO PARA GARANTIR A VITÓRIA A SEU TIME)
JOÃO: -Lá vai o grande chute! E um, e dois e…
MICAEL: -Pode mandar, meu chapa!
(JOÃO DÁ UM BELO CHUTE, MAIS VIOLENTO DO QUE VELOZ)
“”TUM!””
JOÃO (gritando): -E É GOOOOOOOLLLLLLLLLLLLL!
MICAEL (pasmo): -M-mas… Mas como? Até hoje, ninguém nunca me fez um gol tão perfeito.
JOÃO: -Elementar, meu caro Micael. Conforme eu disse ao Sr. Marrecco, andei treinando.
MICAEL: -Não pode ser. Uma humilhação destas…
JOÃO: -Meu caro, neste mundo velho, tudo é possível. Agora, quero ver o Marrecco não me contratar.
(MARRECCO VEM SE APROXIMANDO, COMO QUEM ESTÁ TÃO ADMIRADO QUANTO POSSÍVEL)
MARRECCO: -Eu vi a sua demonstração com a bola, meu rapaz. Voce se saiu muito bem, meus parabéns!
JOÃO: -Obrigado. Isso significa que o senhor vai me contratar?
MARRECCO (respondendo de uma forma não muito elegante): -NÃO!
JOÃO (confuso): -Mas o senhor disse que… E eu pensei que…
MARRECCO (em tom de total discordância): -Jogando desse jeito, até o Romaldo Femônemo. O nosso time precisa de craques com estilos diferenciados e inovadores, habilidades nunca vistas antes, saca?
JOÃO: -Tudo bem… Mas, de qualquer forma, agradeço pela atenção.
(MARRECCO ACOMPANHA JOÃO ATÉ A SAÍDA DO CLUBE, COM UMA CARA PIOR DO QUE A DE QUANDO JOÃO APARECEU NA SEDE, HÁ POUCO TEMPO)
JOÃO (esfregando novamente o bule): …
GENIVAL (mais contente do que da última vez): -OLÁ, MEU AMO!
JOÃO: -Ouça, Genival. Eu desejo ter um talento superior ao do Romaldo Femônemo, entendeu?
GENIVAL: -Você é quem manda. Lá vai!
(NOVAMENTE, O GÊNIO MOVIMENTA SEUS BRAÇOS, EM DIREÇÃO A JOÃO)
“”ZAP!””
JOÃO (se garantindo): -Agora sim! Ele vai ficar impressionado com o meu novo estilo.
UMA SEMANA DEPOIS…
(NOVAMENTE, JOÃO SE DIRIGE À SEDE DO FLAMINGO, APARENTEMENTE MAIS DETERMINADO DO QUE DA ÚLTIMA VEZ)
“”SEDE OFICIAL DO CLUBE DE RESGATES FLAMINGO“”
JOÃO (como quem quer fazer uma saudação): -Olá, Marrecco!
MARRECCO (furioso): -Você de novo? Mas será que eu necessito ser mais claro?
JOÃO (calmíssimo): -Antes, me escute, por favor.
MARRECCO (menos irritado): -O.K., O.K.! Mas veja se não toma muito o meu tempo, hein?
JOÃO: -Pode deixar. O negócio e que, eu andei treinando ainda mais e, gostaria de fazer uma nova demonstração de minhas habilidades futebolísticas.
MARRECCO (mais calmo ainda): -Duvido muito que tenha se superado, mas… Vamos lá. Enfim…
MICAEL: -Veja lá o que você vai fazer, Sr. Pena Bola. Se der vexame, e certeza de que o Marrecco não vai querer você.
JOÃO (confiante): -Pois bem, você verá o meu novo estilo e técnica de jogo.
(JOÃO DÁ UM BAITA CHUTE, MIL VEZES MELHOR DO QUE O ÚLTIMO DADO, NA MESMA OCASIÃO)
“”TUM!””
JOÃO (gritando): -E É GOOOOOOOLLLLLLLLLLLLL!
MARRECCO (em tom de reprovação) : -Não adianta, João. Voce terá de se conformar em ficar fora do time.
JOÃO (confuso): -Mas por que, Marrecco? O senhor não viu que eu melhorei?
MARRECCO: -Evidentemente que sim, meu caro jovem.
JOÃO (mais confuso ainda): -Mas então…
MARRECCO (bravo): -O que você quer? Que o resto do time pareça um fracasso? Com um talento igual ao seu, todo mundo vai ficar com inveja e, podem até se sentirem humilhados.
JOÃO (com cara de quem não sabe muito bem o que dizer): -Mas…
MARRECCO (com cara de rabugento): -Passar bem!
GENIVAL: -E então, meu amo? Qualé o seu próximo desejo?
JOÃO (decidido): -Eu quero perder todo o talento que você me conferiu e voltar ao que era antes.
GENIVAL (rejeitando a idéia) : -Tem certeza, meu amo?
JOÃO (determinado): -Sim, eu tenho!
GENIVAL: -Tá legal, então.
(COMO NAS OUTRAS VEZES, O GÊNIO APONTA EM DIREÇÃO A JOÃO)
“”ZAP!””
GENIVAL: -E quanto aos seus outros pedidos? Já decidiu o que vão ser?
JOÃO (fortemente resolvido): -Sim, já.
GENIVAL: -Que ótimo! E o que vão ser?
JOÃO (decidido): -Desejo que você seja livre e feliz.
GENIVAL (meio confuso): -Está mesmo certo disto? Veja bem, você ainda tem 2 pedidos e pode usá-los, como quiser.
JOÃO (sem medo de se arrepender): -Sim, é isso mesmo. Você disse que eu poderia pedir o que bem quisesse e, o que eu quero é exatamente isto.
GENIVAL (inconformado): -Mas…
JOÃO: -Vamos, o que está esperando?
GENIVAL: -Bem, está bem. Lá vai!
(O GÊNIO ENTÃO DESAPERECE, MAIS RÁPIDO DO QUE NAS OUTRAS VEZES)
“”PUF!””
JOÃO: -Foi melhor assim. Acho que, no fundo no fundo, eu não sirvo para jogar nem futebol de salão.
UMA SEMANA DEPOIS, NO CAMPO DO FLAMINGO…
JOÃO (na platéia): -Já que eu não posso jogar, vou, então, assistir ao jogo.
“”HOJE: FLAMINGO X CRUZADO“”
COMENTARISTA (animadíssimo): -E o jogo está para começar! Representando o Flamingo, estão reunidos: o goleiro Micael Jordão, Negão, Palito, Cenourinha, Zeca Paiva, Jocarlos, Pedrosa, Marcinho, Beiça, Topetão e Ronaldo Capixaba. E entra em campo a equipe do Cruzado.
SR. JUIZ (apitando com força): -PRRRRRRRRIIIIIIIIII!
COMENTARISTA (empolgadíssimo): -E começa o jogo! Zeca Paiva passa a bola para Jocarlos. Jocarlos faz um drible em Chiquinho e tem a bola tomada por Bolinha. Bolinha então corre para a trave e… É GOOOOOOOOLLLLLLLLLL!!!!!!!!!!!!!!!!
PEDROSA (furioso): -Como deixou eles fazerem esse gol, Micael?
MICAEL (como quem não sabe se justificar): -ORA, pare de reclamar! Quando não é um time, é o outro que faz um gol.
E O TEMPO VAI PASSANDO…
COMENTARISTA (surpreso): -Mas é impressionante, minha gente! Os dois times estão prestes a empatar! O Flamingo com 18 gols e o Cruzado com 17. Será possível que o empate vai ocorrer?
MARRECCO (desesperado): -AI, meu Deus! Se o outro time empatar, nós estaremos fritos. Tomara que o time consiga fazer outro gol, logo.
ENTRETANTO…
CRUZADO (em coro): -GOOOOOOOOLLLLLLLLL!
COMENTARISTA (espantado): -E é espantoso, minha gente! O goleiro Antonísio acaba de fazer um gol clássico! E agora, como será que o Flamingo reagirá a esta humilhação?
MARCINHO (gemendo): -AAAAAAAAIIIIIIIIIIII!
SR. JUIZ (invocado): -PRRRRRRIIIIIIIIII!!! Falta! O atacante Bolinha está expulso, por ter machucado o volante Marcinho!
BOLINHA (tentado se justificar): -Mas… Foi sem querer! Ele colocou a perna onde não devia e…
SR. JUIZ (consciente): -Lamento, mas, esta não é a primeira vez que você, nesta partida machuca um adversário. Portanto, trate já de se retirar, por favor.
BOLINHA (resmungando): -SACO!
BOLINHA (gritando): VOCÊS VÃO VER GALERA! O TIME NÃO É A MESMA COISA SEM MIM, OUVIRAM?
MARRECCO (muito mais desesperado): -Era só o que me faltava! Parece maldição, o jogo empatado e, nosso melhor craque acaba de sofrer um pontapé.
PALITO: -Pois é, chefia. E nós não temos mais reservas, todos eles foram expulsos, se feriram ou sofreram falta.
MARRECCO (em pânico): -QUE DESGRAÇA, EU NÃO QUERO PERDER O JOGO! POR QUÊ, LOGO COMIGO?
De repente, Marrecco reconhece João Pena Bola, junto à platéia.
MARRECCO (animado): -Sim, é isso!
PALITO (confuso): -É isso o quê, senhor?
MARRECCO: -Já tenho a solução!
PALITO: -O que o senhor pensa em fazer?
MARRECCO (gritando e acenando): -EI, PENA BOLA! VENHA ATÉ AQUI UM INSTANTE, POR FAVOR!
JOÃO (confuso): -Quem, eu?
MARRECCO (falando em tom médio): -SIM, VOCÊ!
APÓS UM BREVE DIÁLOGO…
JOÃO (surpreso): -Cumequié a história? O senhor deseja que eu jogue no seu time?
MARRECCO: -Foi o que você acabou de ouvir!
JOÃO (perplexo): -Mas, o senhor havia dito que…
MARRECCO: -Esqueça o que eu disse, meu rapaz! Vá lá e dê o melhor de si!
JOÃO (determinado): -O senhor é quem manda!
COMENTARISTA (surpreso): -Uma surpresa, minha gente! No lugar de Marcinho, entra ninguém mais, ninguém menos do que… João Pena Bola!
JOÃO (exaltadíssimo): -Olha eu aqui, gente!
COMENTARISTA: -João Pena Bola dribla Maloco, passa a bola para Jocarlos, que dribla Claudionor e depois repassa a bola para João Pena Bola. Carequinha toma a bola dos pés de João Pena Bola, e passa a bola para Chiquinho, que tem a bola roubada por Palito, que passa a bola para Negão, que passa a bola para João Pena Bola. E agora… João Pena Bola aproxima-se da trave adversária e se prepara para fazer um belo gol. Sera que ele consegue, minha gente? (Pausa…) E e GOOOOOOOOOOLLLLLLLLL!!!!!!!!!! A torcida do Flamingo e os colegas de João Pena Bola comemoram em grande estilo!
NO FINAL DO JOGO…
CENOURINHA (admirando o grande feito de João, pondo a mão em seu ombro): -Parabéns, cara! Se não fosse por você, a gente teria perdido.
JOÃO (de forma modesta): -Ora, o que e isso…
MARRECCO (contentíssimo, abraçando João): -Meus parabéns, João! Eu sabia que poderia confiar em você.
JOÃO (ainda modestamente): -Ora… Eu apenas fiz o que deveria ter feito, nada mais.
MARRECCO (admirado): -É, você não foi tão bem como naquele dia, mas… Deixe para lá. O que importa é que, você honrou o time.
JOÃO (sem graça): -Obrigado, mas… Eu já me conformei com o fato de que não poderei jogar mais no time.
MARRECCO (espantado com a declaração): -O quê? Mas você está é brincando! É lógico que vou querê-lo no meu time.
JOÃO (mais alegre do que surpreso): -O senhor… Fala sério?
MARRECCO: -E como não? Depois da vitória que você conferiu à equipe…
JOÃO: -Pois, eu sinto que, minha presença vai animar bastante o time.
MARRECCO (de acordo com João): -Meu chapa… Disto aí, não tenha dúvidas!
JOÃO (pensativo): ”Pois é. Acho que, afinal, mesmo desistindo dum sonho, a gente consegue realizá-lo.”
GENIVAL (de longe): -Pois é… Ele não precisava ter o talento equivalente ou superior ao de nenhum craque…
GENIVAL (piscando o olho): -Precisava apenas soltar e despertar o seu talento interior, que vivia escondido, sem ele saber.
Moral da História: Quando você quer um pato morto, no final, ele deixa de estar vivo.
FIM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário