HSAMAblog

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

As origens, significados e diferenças entre as tiras cômicas, charges e cartuns (explicação revista e atualizada mais uma vez).

Abaixo, as explicações de que são as tiras cômicas, charges e cartuns:

*Tira cômica: história em quadrinhos de curta duração e com os quadros dispostos e organizados em forma de uma tira, como o próprio nome já implica. As tiras cômicas podem ou não ser humorísticas, geralmente, em preto e branco (embora algumas sejam coloridas) ou dominicais, publicadas em grandes quantidades, sempre coloridas e ocupando um espaço equivalente a uma página inteira. Existem três tipos de tiras cômicas: as tiras diárias, que costumam ser publicadas em poucas quantidades e em preto e branco devido ao ritmo de publicação (embora ainda existam algumas em cores), as pranchas dominicais, que costumam ser publicadas em grandes quantidades e sempre preenchendo uma página de um jornal ou revista e em cores (embora ainda existam algumas em preto e branco) e as yonkomas, que são tiras cômicas de origem japonesa e possuem quatro vinhetas verticais. O termo vem do inglês americano, comic strip e significa tira de história em quadrinhos.

*Charge: história em quadrinhos humorística de curta duração e que contém fortes críticas às pessoas e coisas da contemporaneidade. O termo vem do francês franco-belga, charger e significa carga ou exagero.

*Cartum: história em quadrinhos humorística de curta duração e que contém fortes críticas às situações do dia a dia. Por causa das semelhanças entre os primeiros curtas-metragens de animação e os cartuns impressos e publicados em jornais, revistas e livros da época, o desenho animado também é chamado de cartoon (ou, por extenso, animated cartoon), sendo ou não humorístico. A mesma coisa acontece em italiano e alemão, onde são chamados de cartone animato e animierter Cartoon, respectivamente. O termo vem do inglês britânico, cartoon e este do italiano, cartone e significa pedaço de cartão grande, esboço, estudo, rascunho ou anteprojeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário