HSAMAblog

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

A seguir, 11 curiosidades e 1 posicionamento pessoal sobre a série Tom e Jerry:

O texto é extremamente longo, mas, também, é igualmente informativo.

Minha série de animação preferida é Tom e Jerry (Tom and Jerry), tanto pelas eletrizantes perseguições quanto pela excelente e genial trilha sonora misturando blues e jazz.

Inclusive, meu cartoon favorito da dupla é o 32º. cartoon, intitulado A Mouse in the House (O Ratinho Folgado pelo lançamento original nos cinemas, SBT e lançamento em vídeo e Tem um Rato na Área no Cartoon Network Brasil e lançamento em vídeo).

Na história, a dona da casa (Mammy Two Shoes) está bastante arrasada e perturbada, pois o Jerry está atacando a cozinha e os dois gatos da casa, Tom e Butch, ao invés de tomarem algum tipo de providência a respeito, apenas querem comer e dormir! 

Por isso mesmo, ela impõe um ultimato aos dois: aquele que pegar o rato ficará na casa, enquanto que o outro irá embora de vez na manhã seguinte.

A partir daí, os dois gatos começam a usar de malandragem, pilantragem e trapaça um contra o outro, sendo ambos vítimas do próprio rato também.

Esse desenho é uma coisa extremamente hilária e satírica: confesso que morro de rir cada vez que o assisto na TV, vídeo e internet, isso é uma coisa tão séria e verídica porque, realmente, não me canso de assisti-lo.

Tanto é que, certa vez, um internauta americano comentou bem assim em público: "Temos uma situação perfeita dentro da casa: dois gatos e um rato e nenhum dos três quer ir embora." e, em minha opinião, o que ele escreveu está certíssimo, corretíssimo e exatíssimo.

Além disso, se também for de seus inteiros e totais agrado e interesse, aqui estão as dez melhores curiosidades gerais e um posicionamento pessoal da referida animação:

1 a) Tom e Jerry já ganharam ao mesmo tempo em 20 cartoons, ambos já perderam ao mesmo tempo em 15 cartoons e o Tom já venceu o Jerry em 13 cartoons.

1 b) Se bem que ao final do 134º. cartoon, é considerado que o Tom venceu mesmo o Jerry não se importando em ter de fugir dele de novo logo após ajudá-lo e, ao final do 159º. cartoon, há uma cena do 35º. cartoon editada, na qual eles param de lutar dentro da tela e observam a si mesmos brigando fora da tela. E, aliás, atualmente, o 35º. cartoon (de onde saiu a cena deste último em questão) e o 159º. em si também são considerados como que ambos já perderam ao mesmo tempo, o que faria ambos terem perdido ao mesmo tempo em 17 cartoons e o Tom ter vencido o Jerry em 14 cartoons, no fim das contas.

1 c) Curiosamente, nenhum dos cartoons de Gene Deitch se encaixa em nenhum dos três quesitos (os dois ganharem ou perderem ao mesmo tempo ou o Tom ganhar sozinho), somente os da dupla Hanna e Barbera (dos criadores, lógico!) e os de Chuck Jones, apesar do 121º. cartoon acabar com uma perseguição da qual o Jerry também não se incomoda em ter que escapar, e, também do 125º. cartoon acabar com o Jerry ajudando o Tom, mas a muito contragosto, o que, então, faria os dois terem ganhado ao mesmo tempo em 21 cartoons e o Tom ter vencido o Jerry em 15 cartoons.

2 a) No 1º. cartoon, Puss Get the Boot (Um Bichano em Maus Lençóis pelo lançamento original nos cinemas e SBT e Um Gato Travesso pelo SBT e lançamento em vídeo), que, por sinal, foi indicado ao Óscar de melhor curta-animado, perdendo para outra animação da MGM, The Milky Way (A Via Láctea)), o nome da dupla era Jasper e Jinx, o animador John Carr foi quem sugeriu chamar a dupla de Tom e Jerry através de um concurso interno da MGM, ele recebeu U$50,00 pela contribuição, sendo que o nome Tom e Jerry teria saído de fato dos nomes dados aos soldados britânicos e germânicos na Segunda Guerra Mundial, ou seja, Tommy e Jerry. Na época, qualquer soldado britânico era chamado de Tommy, ao passo que qualquer germânico era de Jerry, que era para tornar a identificação muito mais fácil e rápida.

2 b) Tom e Jerry já foi indicado ao Óscar de melhor curta-metragem de animação 14 vezes, ganhando 7 indicações, além de, ainda, já haver sido indicado ao Annie Awards quatro vezes como melhor animação, incluindo pelo 163º. curta, The Karate Guard (O Capanga Karateka pelo Cartoon Network, que, juntamente com o 162º. curta, The Mansion Cat (O Gato da Mansão), foi um dos dois únicos cartoons de Tom e Jerry que não fazem parte de nenhum período de animação, sendo que ambos foram produzidos em comemoração aos 60 e 65 anos de Tom e Jerry, embora o 162º. curta fosse lançado com um ano e atraso e na TV em vez de nos cinemas).

3) Já existia outro desenho que se chamava Tom e Jerry, dos estúdios Van Beuren, ele passou a ser chamado de Dick e Larry (Dick and Larry) a partir de 1950.

4 a) A personagem Mammy Two Shoes foi inspirada na atriz americana Hattie McDaniel, a qual faleceu durante a produção do período da animação original, supervisionada pela dupla Hanna-Barbera.

4 b) Após a morte dessa atriz, em sinal de homenagem e respeito a ela, a personagem foi retirada no desenho, havendo sido substituída por diversos outros donos da casa do Tom: o casal George e Joan (George and Joan) (na período da animação supervisionado por Hanna-Barbera), Clint Clobber (no período da animação supervisionado por Gene Deitch) e Dama Fina (Thin Lady ou Fine Lady (tanto no período da animação supervisionado por Gene Deitch quanto no período da animação supervisionado por Chuck Jones) e retornando normalmente na série de TV As Aventuras de Tom e Jerry (The Adventures of Tom and Jerry) [como Mrs. Two Shoes e branca em vez de negra).

5 a) O 29º. cartoon da dupla, The Cat Concerto (Concerto para Gato e Piano pelo lançamento original nos cinemas e Concertista Desconcertado pelo lançamento em vídeo e SBT, o Cartoon Network Brasil não traduziu o título do cartoon) foi acusado de ser plágio do 41º. cartoon do Pernalonga (Bugs Bunny), Rhapsody Rabbit (O Concerto pelo lançamento original do cinema e SBT e Concerto sem Dó pelo Cartoon Network Brasil e lançamento em vídeo). A empresa Technicolor (responsável pela colorização dos dois cartoons) foi acusada de enviar impressões do trabalho de um estúdio para o outro por engano ou malícia, algo que foi reforçado por Friz Freleng, enquanto que William Hanna e Joseph Barbera acusaram o amigo de ter ouvido a ideia da história deles e tido a ideia de plagiá-la. Até hoje, não se sabe qual dos dois é o original, embora Rhapsody Rabbit tenha um número de série e um lançamento mais antigos. Também se deve levar em conta que The Cat Concerto teve um lançamento limitado em 1946, apenas estreando oficialmente em 1947 (ano em que ambos os cartoons concorreram ao Óscar).

5 b) A seguir, as devidas, justas e merecidas referências: http://forum.bcdb.com/forum/Cat_Concerto_vs_Rhapsody_Rabbit_P35055/ (em inglês), http://www.gimpelmusicarchives.com/catconcerto.htm (em inglês) e http://www.dancandosemcesar.com.br/tirinhas/the-cat-concerto-vs-rhapsody-rabbit/ (em português), sendo que, inclusive, eu mesmo já comentei algumas coisas na terceira referência.

5 c) Ambos os cartoons, Rhapsody Rabbit e The Cat Concerto receberam a indicação ao Óscar de melhor curta-metragem animado (com The Cat Concerto saindo como o vencedor) e, também, estão na lista dos 50 maiores cartoons da história do cinema. A Warner Bros. e a MGM Studios se acusaram mutuamente de plágio durante a cerimônia de premiação.

6) Existem, no mínimo, 24 cartoons de Tom e Jerry considerados politicamente incorretos devido ao Tom, Jerry e Spike ficarem com os rostos manchados de preto quando ocorrem explosões, líquidos, sujeira ou queimadura, além de, ainda, no mínimo, 3 cartoons igualmente considerados politicamente incorretos devido ao Tom e Butch fumarem e um cartoon também considerado politicamente incorreto por fazer alusões e apologias ao suicídio, Blues Cat Blues (Dor de Cotovelo pelo lançamento original nos cinemas e SBT e Gato Desiludido pelo Cartoon Network Brasil e lançamento em vídeo).

7) O Tom deixou de ser quadrúpede para ser bípede a partir do 5º. cartoon (Vida Cachorra pelo lançamento original nos cinemas e SBT e Problema Canino pelo Cartoon Network Brasil e lançamento em vídeo), ele também já falou normalmente em cartoons e o Jerry já falou normalmente em 5 cartoons. sendo que no 10º. cartoon, The Lonesome Mouse (Ratinho Solitário), Tom e Jerry conversam o tempo inteiro (sendo esse o primeiro cartoon em que cada um deles fala pela primeira vez e o único cartoon em que ambos falam ao mesmo tempo), mas, no 1º. longa-metragem, Tom e Jerry: O Filme, ambos desconheciam cada qual que o outro sabia falar normalmente.

8 a) A raça do Tom é gato azul persa, sendo que, em alguns cartoons, o pelo dele é azul, e, em outros, é cinza.

8 b) Nos cartoons supervisionados por Hanna-Barbera, o pelo dele varia bastante, já nos cartoons supervisionados por Gene Deitch, o pele dele é sempre azul, ao passo que nos cartoons supervisionados por Chuck Jones, o pelo dele é sempre cinza, exceto no 32º. cartoon desse período e 159º. cartoon no geral, Shutter Bugged Cat (Guerrinha Doméstica pelo lançamento original do cinema, SBT e pelo lançamento em vídeo, o Cartoon Network Brasil não traduziu o título do cartoon).

9) A dublagem brasileira realizada pelo SBT era de exclusividade da emissora e, por isso, o Cartoon Network Brasil possuiu a necessidade de redublar os cartoons, mas com uma qualidade infinitamente inferior e com muitos cartoons não sendo dublados.

10) O compositor Scott Bradley trabalhou em todos os 114 cartoons originais de Hanna-Barbera (assim como ele também já trabalhou em todos os 24 cartoons originais do cão Droopy (Droopy Dog) e 26 cartoons originais do Urso Barney (Barney Bear), ambas as animações depois sendo reaproveitadas em séries de TV, filmes feitos para a TV e filmes lançados diretamente em vídeo, incluindo muitos filmes e séries de TV da própria dupla Tom e Jerry), porém, no 73º. cartoon, The Missing Mouse (O Ratinho Atômico), ele não recebeu os créditos por motivos desconhecidos, de tal forma que os créditos foram para Edward H. Plumb, compositor que não era tão popular quanto o próprio Scott Bradley e que, por algum motivo também desconhecido, não trabalhou na trilha sonora de mais nenhum cartoon da MGM.

a) Sabem que de todas as séries de Tom e Jerry já produzidas ainda prefiro bem mais a série original da dupla Hanna-Barbera, e, em seguida, As Aventuras de Tom e Jerry, o chato é que ainda não conheço muito O Show de Tom e Jerry de 2014. 

b) Fora os filmes de Tom e Jerry, em que eles sempre são amigos e aliados a maior parte do tempo e inimigos ao final das histórias. 

c) A série de Gene Deitch recriou completamente a trama e formato do desenho e o Tom nunca ganhava do Jerry (se bem que ao final do 7º. cartoon desse período e 127º. cartoon no geral, Calypso Cat (Cuspido por Cuspido no lançamento original nos cinemas, SBT e lançamento em vídeo, o Cartoon Network Brasil não dublou esse cartoon), o Jerry terminou tendo que escapar do Tom), a série de Chuck Jones mais parecia uma espécie de novo Coiote e Papa-Léguas (Willy E. Coyote and Road Runner) [sendo que o final do 137º. cartoon no geral e 10º. de Chuck Jones, The Brothers Carry-Mouse-Off [Prodígios de Jerry no lançamento original nos cinemas, SBT e lançamento em vídeo, o Cartoon Network não dublou esse cartoon] tem o final idêntico ao de um cartoon do Coiote e Papa-Léguas: Ready, Set, Zoom!, o 136º. cartoon no geral e 9º. de Chuck Jones, Bad Day at Cat Rock [Hoje, Nada Deu Certo no lançamento original nos cinemas, SBT e lançamento em vídeo, o Cartoon Network não dublou esse cartoon] é idêntico a outro cartoon do Coiote e Papa-Léguas: To Beep or Not to Beep e o 141º. cartoon no geral e 14º. de Chuck Jones, The Year of the Mouse [o Ano do Rato no lançamento original nos cinemas e Ratinho Bacana no SBT e lançamento em vídeo, o Cartoon Network não dublou esse cartoon] é idêntico a um cartoon de Claude, o Gato e Hubie e Bertir [Claude Cat and Hubie and Bertie]: Mouse Wreckers] (Ratos Demolidores).

 e praticamente não possuía diálogos, O Show de Tom e Jerry de 1975 só sabia mostrar Tom e Jerry como amigos e o Jerry ainda usava aquela gravata borboleta vermelha, O Show de Comédia de Tom e Jerry tinha a mesma trilha sonora em todos os episódios e o Tom também nunca ganhava do Jerry (se bem que em um cartoon dessa temporada, 2º. sub-cartoon do 5º. cartoon, When the Rooster Crows (E O galo Cocoricou), o Jerry também terminou tendo que escapar do Tom) e Os Filhos de Tom e Jerry não tinha nenhuma diferença pelo simples fato de Tom e Jerry serem crianças em relação à versão original em que eles são adultos e ainda era anacrônico por mostrar Tom e Jerry bem mais novos e Spike e Tyke (Spike and Tyke) tendo as mesmas idades originais.

11) Tom e Jerry já apareceram em sequências live-action nos filmes Anchors Aweigh (Marujos do Amor, de 1945) [Jerry apenas] e Dangerous When Wet (Salvem a Campeã, de 1953) [ambos os personagens]).

Agora, sim, comentem algo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário