HSAMAblog

domingo, 26 de fevereiro de 2017

Comparações existem e são elementares e inevitáveis!

Bem, existem determinadas comparações entre os trabalhos de outros desenhistas e os meus, o que, para mim, é algo grande e ótimo. Muitas vezes, por exemplo, comparam-me a Mauricio de Sousa. Mas, também, já fui comparado ao próprio Mauricio de Sousa e a Ziraldo e Henfil por uma amiga do Yahoo! Respostas, a ex-usuária A Carioca, mais uma vez a Mauricio de Sousa e Ziraldo e a Daniel Azulay por outro amigo do Yahoo! Respostas, cujo apelido não achei mais, a Chris Chan por um amigo do Facebook, Léo Henrique, a Daniel Johnston por outro amigo do Facebook, Pedro Humphreys, a Millôr Fernandes por um amigo e vizinho, o sócio empresário e professor universitário Rogério Monteiro, aos desenhistas do Espírito Santo por outro amigo e vizinho, o também sócio empresário, engenheiro civil e gestor de negócios Alexandre Tadeu Silva, aos desenhistas do Nordeste por um amigo e cliente do MercadoLivre, Mário Cravinhos e a Fernando Botero por meu pai. Inclusive e principalmente, é bem curioso e interessante constatar que alguns desses nomes em específico já possuem as próprias marcas registradas na hora de desenhar: Mauricio de Sousa e Daniel Azulay desenham com os olhos esbugalhados, Ziraldo desenha sem o glóbulo interno dos olhos e Fernando Botero desenha pessoas obesas, e, muitas vezes, nuas. E falando em marcas registradas na hora de desenhar, meus pais já definiram as minhas: ele me disse que são as expressões ingênuas de minhas personagens, também que não preciso mais procurar nenhuma e ela que são os cabelos, olhos, bocas, ombros e braços, também que meu desenho é diferente, eles estão bem certos nessa! E, no mais, ainda gosto bastante de me comparar a outros desenhistas: por aqui em meu estado da federação mesmo, por exemplo, utilizo como referências a Elza Filgueiras e Fábio Turbay, ao passo que em outros estados da federação, minhas maiores referências são a Mariana Caltabiano, Samara Souza e Pamela Marins. A Elza faz uns desenhos em estilo mangá, bons demais por sinal, o Fábio faz, às vezes, umas coisas mais caricatas e outras mais sérias, a Mariana faz desenhos bem inocentes e puros, a Samara faz uma série de desenhos improvisados e aleatórios e a Pamela faz seus desenhos em estilo mangá na maioria das vezes e em realismo na minoria das vezes. Agora, como bem disse uma vez a própria A Carioca do Yahoo! Respostas, possuir o dom de desenhar é um presente do Papai do Céu. Ela mesma também faz alguns desenhos, incluindo expressão livre, caricatura, realismo e surrealismo. A propósito: não me lembro mais de quem riu de mim ao saber que fui comparado a Millôr Fernandes, mas jamais liguei para esse tipo de afronta e insolência: as pessoas são diferentes e livres e isso acaba aqui e agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário