HSAMAblog

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Desafiando e violando a ética, legalidade e moralidade das outras pessoas e personagens.

Beleza, alguns autores e empresas ficam criando caricaturas (lê-se versões modificadas para não pagar por direitos autorais!) de pessoas reais e personagens de outros empresas sem autorização nas histórias em quadrinhos e livros, muitas vezes, utilizando trocadilhos tão patéticos e ridículos!

Fora que, nem sempre, os autores de cada história recebem os créditos diretamente na página inicial de cada história em quadrinhos produzida, o que é mais uma maneira de retirar o reconhecimento, respeito e valorização referentes aos esforços, sacrifícios e tentativas de cada um de produzir grandes e ótimas histórias, o que é algo inteiramente e totalmente lamentável e lastimável!

Eu mesmo, por exemplo, já aprendi que isso é errado, pelo que já não o faço mais: atualmente, apenas uso pessoas reais e personagens de outros autores e empresas nos próprios quadrinhos e livros após receber a autorização por escrito dos titulares dos nomes e imagens e os credito diretamente e normalmente!

Foi isso mesmo o que fiz com as histórias completas Arigatô aos Amigos do Universo – Um Momento Tragipoético! e Arigatô aos Amigos do Universo – O Plágio Interplanetário:

Sinopse (Arigatô aos Amigos do Universo – Um Momento Tragipoético!): A poetisa Mariazinha vem ao planeta Niponeia para fazer seu mais novo recital, quando ela desaparece sem deixar vestígios. Os Detetives Espaciais se oferecem para resgatá-la, mas, rapidamente, descobrem que, mesmo em equipe, não darão conta do recado sozinhos... É nessa hora que aparecem o Veredicto e o Flama para ajudarem! Como será que os Amigos do Universo lidarão com a ideia de receberem dois curiosos e misteriosos super-heróis de fora como seus novos aliados? Em estilo mangá. Mariazinha criada por Claudia Gomes e Fábio Turbay, Veredicto criado por Ed Oliver e o Flama criado por Deodato Borges e organizado por Michelle Ramos. Direitos de nomes e imagens gentilmente cedidos.

Sinopse (Arigatô aos Amigos do Universo – O Plágio Interplanetário!): Os cantores, compositores e escritores Luiz Motta e Ricardo Aquino, do planeta Terra estão sendo vítimas de plágio em muitos outros planetas... Agora, somente um time de heróis poderá ajudá-los: os veteranos agentes da equipe de patrulheiros espaciais os Amigos do Universo! Em estilo mangá. Luiz Motta e Ricardo Aquino. Direitos de nomes e imagens gentilmente cedidos.

E bem, é isso aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário