HSAMAblog

domingo, 26 de fevereiro de 2017

Personagem e mascote são palavras masculinas ou femininas?

Ou mais até, comuns de dois?

Bom, meu irmão dois anos mais velho, o Gerô, que é entendido e especialista em diversos idiomas (dialeto indígena, dialeto afro-brasileiro, inglês, espanhol, francês, italiano, latim, japonês e esperanto, mais o próprio português, naturalmente e obviamente!) me disse uma vez que personagem é palavra feminina!

Sendo que pelo que pesquisei, ele está certo: primeiro porque a palavra vem de persona, que é pessoa em espanhol, italiano e latim, assim como as palavras personalidade, personalização e personificação, segundo porque as palavras terminadas em -agem em português são todas femininas, apenas existe uma exceção, esqueci-me de qual é agora, mas não é essa!

Atualmente, não corrijo mais quem fala o personagem ao invés de a personagem, coisa que também ocorre em espanhol, onde dizem el personaje, muito embora, de vez em quando, alguém ainda venha me corrigir por falar a personagem!

Já quanto à palavra mascote, ainda não encontrei qualquer tipo de explicação e justificativa oficial, mas todos os tradutores, dicionários, enciclopédias e gramáticas que conheço atestam que é palavra feminina, salvo alguns sendo menos recentes e / ou técnicos!

Mesmo assim, já vi muitas pessoas escreverem e falarem o mascote!

Mas e vocês, o que me dizem disso tudo?

Podem usar meus e-mails também caso não pretendam se expor nisso: saviochristi@writeme.com e saviochristi1@ciudad.com.ar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário