HSAMAblog

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Como surgiram o táxi e a Uber e seus nomes.

Como surgiram o táxi e a Uber e seus nomes, parte 1 de 3.

Táxi: Os ancestrais dos táxis datam do século II. Os romanos inventaram o odômetro para medir distâncias percorridas por carruagens – e cobrar por isso.

Táxi a motor, só em Stuttgart, Alemanha, em 1897. Além da potência de 8 cavalos, outro avanço tecnológico dos avós do Uber era o taxímetro (taxameter em alemão).
O aparelho “media a taxa” devida pelo usuário baseado na distância e no tempo de viagem. Por causa disso, os veículos foram apelidados de taxicabs: taxímetrocabriolet (carruagem em francês). Daí, para táxi, foi uma corridinha.

Uber: Em uma tarde de neve em Paris, em 2008, Travis Kalanick e Garrett Camp tiveram dificuldades em pegar um táxi. Então, eles tiveram, com uma simples ideia, apertar um botão, conseguir um carro.

O que começou como um aplicativo para solicitar carros pretos premium em algumas áreas metropolitanas está agora mudando a malha logística das cidades em todo o mundo. Seja uma viagem, um sanduíche ou um pacote, utilizam a tecnologia para dar às pessoas aquilo que elas querem e quando querem.

Como surgiram o táxi e a Uber e seus nomes, parte 2 de 3.

Uber (ou über) é uma palavra de origem alemã que equivale ao “above” em inglês (acima, em cima, de cima, sobre):

Ich sehe die Sterne über mir. (Eu vejo as estrelas acima de mim.)
Mas no inglês americano falado, uber chegou como gíria e seu significado é: “super”, “extremamente”, “o melhor”, “o top”, “máximo”, “supremo”.
Enfim, uber é usado para se referir a algo que está acima de qualquer outra coisa. Leia os exemplos a seguir para entender melhor isso.
I’m uber confused. (Estou super confuso.)
His dad’s an uber carpenter. (O pai dele é um super carpinteiro.)
Their band is uber hip. (A banda delas é a top das tops.)
The uber-model Gisele Bündchen will be there. (A super modelo Gisele Bündchen estará lá.)
Her Family is uber-billionaire. (A família dela é mega bilionária.)
That was the first time I went to an uber fancy restaurant. (Foi a primeira vez que eu fui a um restaurante hiper mega chique.)
I’m part of the uber intellectuals who live in this world. (Eu faço parte dos intelectuais supremos que vive neste mundo.)
Wow! That was uber lame! (Nossa! Isso foi super péssimo!)
Em inglês, uber pode ser escrita também como na grafia alemã: über. Além disso, podemos escrevê-la junta à outra palavra, separada por um espaço ou por um hífen: ubercarpenteruber carpenter ou uber-carpenterübermodelüber model ou über-model.

No que se refere ao inglês, acabou! Mas caso você esteja se perguntando por que o aplicativo Uber tem esse nome, continue lendo!

Como surgiram o táxi e a Uber e seus nomes, parte 3 de 3.

Os criadores do aplicativo o batizaram como Ubercab. Como você bem sabe, cab significa táxi. Portanto, Ubercab em português seria algo como Supertáxi. A ideia dos fundadores era, por meio do aplicativo, oferecer um serviço de transporte que estava acima da qualidade do mesmo serviço oferecidos pelos táxis convencionais.

Mas lá em São Francisco, Califórnia, Estados Unidos, onde tudo começou, eles foram considerados uma empresa de táxi convencional, que operava sem as devidas licenças. Estavam operando ilegalmente! Assim, a Prefeitura de São Francisco determinou que eles interrompessem as operações ou mudassem algumas coisas. Foi aí que tiveram a ideia de retirar a palavra cab do nome e ficaram apenas com Uber. E foi assim que o Uber nasceu, ganhou o mundo e arrumou muita confusão.

Para encerrar, saiba que a palavra über vem do grego ὑπέρ (híper) e chega no latim como super. Portanto, o nosso super tem tudo a ver com o überSuper legal, né? Ou, uber cool, huh? Antes de encerrar de vez, lembre-se que em inglês, uber é uma gíria, portanto, evite usá-la em contextos formais!

E falando no latim, uber tem dois significados à parte dele, que são úbere ou tetas. Etimologia: do proto-indo-europeu *, h₁ewHdʰr̥-, *h₁owHdʰr̥-, *h₁uHdʰr̥-, com o mesmo significado. São cognatos o grego antigo, οὖθαρ (/o᷇ː.tʰar/), o sânscrito, ऊधर् (/uːdʰɐɾ/) e o inglês, udder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário