HSAMAblog

sábado, 11 de novembro de 2017

Principais características do louco, do psicopata e do retardado.

Principais características do louco, do psicopata e do retardado, parte 1 de 2.

Louco: As principais características de uma pessoa “louca” são as alterações de pensamento (delírios) {ela cria novas realidades, como dizer que é Napoleão, ou mesmo Deus}, de percepção (alucinações auditivas e visuais) {ouve ou vê coisas que não existem}, afetivas (ansiedade exagerada, embotamento afetivo, etc.) e manias.

Psicopata: 1-      Encanto superficial – Os psicopatas possuem lábia e sedução, capazes de manipular as pessoas que os rodeiam. Possuem um encanto inicial, que seduz a maioria das pessoas. Usam essas competências como meio de atingir os seus fins.
2-      Mentiras sistemáticas –  Todas as pessoas mentem, porém, os psicopatas utilizam a mentira como uma “ferramenta de trabalho”. O psicopata sabe mentir, frequentemente, teatraliza situações vantajosas para si, como: sentir-se ofendido, magoado, arrependido. As mentiras vão de encontro com a parte narcísica da personalidade, este quer ser admirado, ser mais rico, vestir-se melhor, considerado o mais competente.
3-      Ausência de sentimentos afetuosos – Os psicopatas negligenciam os sentimentos dos que os rodeiam. São insensíveis á dor dos outros, preocupando-se apenas com a sua. Possuem baixa inteligência emocional, visto que não compreendem o sofrimento das pessoas à sua volta.
4-      Ausência de consciência moral – Os psicopatas não possuem consciência moral, nem ética. Não importa o que fazem, o que importa é atingir os seus objetivos. Os seus comportamentos visão apenas os seus fins, independentemente se irão prejudicar alguém ou não. As pessoas à sua volta são usadas como meios para atingir fins.

Principais características do louco, do psicopata e do retardado, parte 2 de 2.

5-      Comportamentos Impulsivos – A falta de moralidade e ética fazem com que as suas ações não sejam ponderadas, impulsionando a cometer brutalidades. A maioria das vezes são mais subtis, existindo uma inadequação da reação ao estímulo, isto é, ou fazem uma “tempestade num copo de água”, ou, então, não têm reação nenhuma face a um estímulo importante.
6-      Incorrigibilidade- O psicopata dificilmente se corrige, carece de moralidade, carece de culpa. Se não possui sentimento de culpa e não compreende o sofrimento dos outros, não percebe o “porquê” de ser corrigido e corrigir o seu comportamento. Contudo, os psicopatas são muito hábeis a manipular, chegando a convencer os “educadores” de que estão educados. Quando vão para a prisão, são presos exemplares, bem comportados, amáveis, prestáveis.
7-      Falta de adaptação social – O psicopata é egocêntrico e egoísta, apenas o bem-estar e o sofrimento próprio importam. Dificuldades em socializar e fazer amigos devido a se centrar excessivamente em si próprio.

Retardado: O retardamento mental é uma condição na qual as pessoas têm significativamente abaixo da média o funcionamento mental (um quociente de inteligência ou QI de 70-75 ou menos em comparação com a média normal de 100), causando problemas com vivências diárias. As pessoas que são retardadas mentais podem ter problemas com a comunicação, tendo o cuidado de si, a vida diária, habilidades sociais, interações com a comunidade, orientando-se, saúde e segurança, escola, lazer e trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário