HSAMAblog

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Como surgiram os nomes dos Trapalhões.

Didi Mocó (Renato Aragão) (real nome: Antônio Renato Aragão): O único do grupo creditado com seu real nome (ou parte dele) e não com o mesmo nome artístico que consagraria seu papel mais famoso no audiovisual. O nome completo do Didi é Didi Mocó Sonrisal Colesterol Novalgina Mufumbo, nome este criado de improviso para um programa de auditório. Mocó é um rato grande, muito comum no Ceará, parente bem próximo do preá. Sonrisal por causa do creme dental Sonrisal. Colesterol por razões bem elementares. Novalgina por ser o nome de um remédio contra a gripe. E Mufumbo é um arbusto existente no Nordeste. Didi apareceu pela primeira vez no programa de TV Vídeo Alegre, da emissora cearense TV Ceará, no dia 30 de novembro de 1960. Renato conta que, na época, procuravam comediantes do Nordeste. Antes de ser comediante, já foi advogado, e, depois, diretor, redator e produtor de programas de TV.

Dedé Santana (real nome: Manfried Sant'Anna): De família circense, Dedé já entrou para o circo como sendo Dedé Santana realmente. Seu nome, de origem alemã e difícil pronúncia fez com que adotasse o nome artístico de Dedé Santana para simplificar.

Mussum (real nome: Antônio Carlos Bernardes Gomes): O ator e músico Grande Otelo o chamou de Mussum em homenagem a um peixe chamado muçum, que possui escamas e a coloração em vermelho, preto e branco. Isso foi na época em que o comediante (que nasceu e foi criado no morro) trabalhava como músico do grupo Os Originais de Samba.

Zacarias (real nome: Mauro Faccio Gonçalves): Zacarias era o nome de um galo existente no sítio em que foi criado e o comediante, desde pequeno, foi chamado pelo nome do galo por amigos. O nome artístico foi utilizado pela primeira vez ao entrar para o grupo Os Trapalhões. Antes disso, trabalhava como radialista, onde fez várias vozes bem distintas para compor diferentes personagens.

Tião Macalé (real nome: Augusto Temístocles da Silva Costa): Sempre foi chamado pelo nome artístico. Não se sabe exatamente como foi feita a escolha de seu nome artístico seu nome artístico, mas a palavra macalé significa boa vida, zé mané, folgado, idiota.


(Colaboração: usuário Marco da categoria Cinema do Yahoo! Respostas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário