HSAMAblog

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Conceitos e origens de caricatura, realismo e design e Como funcionam caricatura, realismo e design.

Conceitos e origens de caricatura, realismo e design, parte 1 de 3.

A caricatura é um desenho humorístico que exagera (para mais ou para menos) as feições, o realismo é uma arte (desenho ou não) mais próxima da realidade e o design é um desenho que trabalha com bastante retas e curvas.

1. Caricatura: A caricatura surgiu no século XVII, com o pintor Agostino Carracci da Bolonha, artista que criou uma galeria de tipos populares da sua cidade. Outros artistas da Escola de Bologna também se destacam nessa forma de arte, como Domenichino e Guercino.

2. Realismo: Influenciado pelas teorias materialistas, o realismo surgiu na Europa, na segunda metade do século XIX. No Brasil, seu principal representante foi o escritor Machado de Assis. O marco do realismo na Europa foi registrado em 1857, com a publicação do romance Madame Bovary, do escritor francês Gustave Flaubert.

Tipos de realismo existentes:

Putnam distingue três variedades de realismo em Three Kinds of Scientific Realism
(1982, reimpresso em Worrall, The Ontology of Science), num texto extremamente confuso para quem já não é um 
connaisseur (profundo conhecedor ou especialista) de realismos científicos.

2.1. Materialismo.
Putnam não é claro sobre como o fisicalismo pode ser entendido como uma forma realismo científico. Um fisicalista acredita que todas as propriedades intensionais ou semânticas podem ser reduzidas a propriedades físicas. Pensa-se que seja a ideia de que não precisamos nada além da física para explicar mesmo os fenômenos tipicamente não físicos como aqueles intensionais, assim, os únicos existentes seriam aqueles objetos que as teorias físicas mais bem estabelecidas dizem existir. Putnam aponta supostas falhas na semântica fisicalista, mas parece que a física contemporânea não é suficientemente clara sobre que objetos existem e qual a sua natureza.
2.2. Metafísica.
Segundo Putnam, o realismo metafísico defende que há uma realidade que transcende as nossas teorias, e é, por conseguinte, rigorosamente independente de nós. A existência de uma realidade neutro permite trabalhar com uma noção de verdade então que vai além da adequação empírica das teorias para o realista metafísico de duas teorias distintas, porém empiricamente equivalentes, apenas uma pode ser dita verdadeira, muito embora não consigamos decidir qual delas. A dificuldade que Putnam apresenta ao realista metafísico é pluralidade de teorias matemática e empiricamente equivalentes.
Conceitos e origens de caricatura, realismo e design, parte 2 de 3.

2.3. Convergência.

Extremamente confuso. Putnam discute aqui o problema da permanência da referência através da mudança de teorias. Assim, por exemplo, só podemos acreditar que um termo como ‘átomo’ da física atual refere-se à mesma entidade que a palavra ‘átomo’ da física de cem anos atrás se referia caso aceitemos o princípio de caridade, caso tratemos as entidades da ciência de maneira semelhante a que tratamos os objetos do senso comum.

3.1. Design: O design surgiu no século XIX, na revolução industrial. Um dos objetivos do design é unir a função e a forma do objeto e otimizar a sua função.

Tipos de design existentes:

3.1. Animação: Fazer projetos de animação para cinema, publicidade e games, entre outros, desenvolvendo argumentos e roteiros.
3.2. Desenho industrial: Desenhar automóveis, máquinas e equipamentos industriais.
3.3. Design digital: Projetar e desenvolver interface para mídias digitais, como páginas para a internet.
3.4. Design de embalagens: Criar embalagens adequadas aos produtos, considerando o apelo visual.
3.5. Design gráfico: Projetar e reformular o aspecto visual e gráfico de publicações impressas, como jornais, revistas, livros e folhetos.
3.6. Design de joias: Desenvolver coleções de joias e acessórios para empresas de grande porte ou confeccioná-las de forma artesanal.
3.7. Gestão de produto: Gerenciar linhas de produtos em grandes fabricantes.
3.8. Programação visual e comunicação: Criar logotipos e marcas para produtos e serviços. Produzir vinhetas para a TV e peças de publicidade.
Conceitos e origens de caricatura, realismo e design, parte 3 de 3.

39. Projeto de produto: Desenhar objetos, móveis e utensílios para produção em escala industrial ou artesanal, definindo aspectos estéticos e funcionais. Pesquisar e desenvolver materiais e tecnologias de fabricação.


Notas:

A caricatura só funciona em rostos, e que sejam, de preferência, humanos ou humanoides.

O realismo das artes plásticas e artes visuais é bem diferente do realismo da literatura. As artes plásticas são as artes que se pode enxergar e manusear como se tivessem os próprios corpos (incluindo a pintura, a escultura e a arquitetura), já as artes visuais são as artes que se pode enxergar, mas não manusear da mesma forma do que as artes plásticas (incluindo o desenho, a literatura e a fotografia). E a literatura, embora seja, por definição, parte das artes visuais, possui um campo de estudo bem mais amplo, estando bem mais englobada no conceito de letras. As letras incluem a literatura, a gramática e a redação. No curso superior de Artes Plásticas, os alunos manuseiam bastantes ferramentas, incluindo material de carpintaria. No curso superior de Artes Visuais, os alunos manuseiam materiais bem mais simples, embora não menos relevantes. E, no curso superior de Letras, os alunos leem, veem e ouvem explicações sobre muitos idiomas além do português, começando pelo latim. A literatura não deixa de ser arte, uma vem que se trate de uma manifestação cultural que expressa e transmite pensamentos e sentimentos, podendo ser combinado a outras artes, incluindo qualquer uma das já citadas logo antes.

Embora ainda exista quem mencione que design é a palavra para desenho em inglês, o design é só um tipo de desenho. O desenho genérico (qualquer desenho) se chama draw em inglês e dibujo em espanhol. Somente o desenho animado é chamado de animated cartoon (onde cartoon se refere ao cartum de jornais, revistas e livros), já que os primeiros curtas-metragens de animação eram bastante semelhantes aos cartuns da época. O design, especificamente falando, chama-se design também em inglês e diseño em espanhol. Além disso, o design, embora, realmente, sirva para se fazer arte, é muito mais técnico do que artístico. O Google Tradutor também acha que design e diseño são sinônimos genéricos para desenho.E, de resto, ainda existem pessoas achando que design não tem nada a ver com desenho.
Como funcionam caricatura, realismo e design.

Caricatura: O caricaturista faz o desenho do retratado (pessoa ou personagem e humano ou humanoide de preferência) o mais exagerado possível, podendo, ainda, ser o mais burlesco e grotesco possível, que é para ficar bem humorístico. Ele aumenta as partes do rosto que já são grandes, diminui as que já são pequenas, junta as que já são próximas e afasta as que já são distantes. (Colaboração: Gabriel Basílio do grupo do Facebook Bate-papo Ilustrado).

Realismo: Como artes plásticas e artes visuais, o realista faz a arte (desenho, pintura ou escultura, por exemplo) com os olhos e os lábios pequenos e os queixos grandes, que é para a pessoa ou personagem ficar bem mais próxima da realidade. Já se for um cenário ou veículo, por exemplo, basta que ele observe bem os elementos que compõem o lugar ou coisa, a fim de que, igualmente, fique bem mais próximo (a) da realidade. Como literatura, o realista descreve e narra os fatos e os eventos o mais próximo possível de situações que poderiam, de fato, ocorrer. Determinados livros incluem imagens; e; para estas, por de certo, valem as regras já descritas em anterior. (Colaboração: Davi Júnior do grupo do Facebook Bate-papo Ilustrado).

Design: O designer faz o desenho utilizando tantas retas e curvas quanto se fizer necessário, com maior e melhor predominância para as curvas. A exemplo do realismo, o design funciona perfeitamente bem em pessoas, lugares e coisas, mas o resultado é muito maior e melhor em lugares e coisas artificiais a naturais. Esse aí não tem nenhum mistério realmente. Ao contrário da caricatura e do realismo, o design é muito mais técnico do que artístico. Entretanto, da mesma forma que a arte exige técnica, a técnica exige arte.

Como funcionam caricatura, realismo e design.

Caricatura: O caricaturista faz o desenho do retratado (pessoa ou personagem e humano ou humanoide de preferência) o mais exagerado possível, podendo, ainda, ser o mais burlesco e grotesco possível, que é para ficar bem humorístico. Ele aumenta as partes do rosto que já são grandes, diminui as que já são pequenas, junta as que já são próximas e afasta as que já são distantes. (Colaboração: Gabriel Basílio do grupo do Facebook Bate-papo ilustrado).

Realismo: Como artes plásticas e artes visuais, o realista faz a arte (desenho, pintura ou escultura, por exemplo) com os olhos e os lábios pequenos e os queixos grandes, que é para a pessoa ou personagem ficar bem mais próxima da realidade. Já se for um cenário ou veículo, por exemplo, basta que ele observe bem os elementos que compõem o lugar ou coisa, a fim de que, igualmente, fique bem mais próximo (a) da realidade. Como literatura, o realista descreve e narra os fatos e os eventos o mais próximo possível de situações que poderiam, de fato, ocorrer. Determinados livros incluem imagens; e; para estas, por de certo, valem as regras já descritas em anterior. (Colaboração: Davi Júnior do grupo do Facebook Bate-papo ilustrado).

Design: O designer faz o desenho utilizando tantas retas e curvas quanto se fizer necessário, com maior e melhor predominância para as curvas. A exemplo do realismo, o design funciona perfeitamente bem em pessoas, lugares e coisas, mas o resultado é muito maior e melhor em lugares e coisas artificiais a naturais. Esse aí não tem nenhum mistério realmente. Ao contrário da caricatura e do realismo, o design é muito mais técnico do que artístico. Entretanto, da mesma forma que a arte exige a técnica, a técnica exige a arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário