HSAMAblog

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Os alfabetos português e espanhol possuem 27 letras cada!

Com a mais recente reforma ortográfica (conhecida também como acordo ortográfico), muita gente passou a afirmar que o K, o W e o Y voltaram a pertencer ao português; mas de onde foi que tiraram que essas três letras já saíram dele?

Em todas e quaisquer enciclopédias, dicionários e gramáticas, essas letras aparecem regularmente, só que não com tanta frequência; considerando que puderam ser trocadas por outras com fonemas equivalentes em muitas palavras!

São letras muito mais comuns em inglês e espanhol; o que, é claro, não significa que tenham deixado de existir em português!

E falando no espanhol, se eles têm o Ñ (enhe) deles como sendo uma letra existente a par do N, certamente que devemos tratar igual nosso Ç (cê cedilha) em comparação ao C afinal!

O Ç existia no espanhol, isso até ser abolido por um acordo ortográfico do século XVIII, não muito diferente do nosso atual; quando foi substituído pelo Z, embora o Ç ainda exista no Catalão (falado na Catalunha, uma região autônoma da Espanha que busca a independência).

Resumindo: como implica o título deste artigo, o alfabeto português possui 27 letras e idem para o espanhol!

O inglês é que possui 26 letras mesmo, além de não possuir nenhum sinal gráfico, embora ainda possua determinadas palavras importadas do próprio português e do francês também com o acento agudo  sendo mantido.

A propósito, o til, o trema e a crase (o segundo dos três em questão ainda existente em espanhol) não são acentos: o acento serve para indicar a sílaba tônica da palavra; e; em português, os acentos se chamam acento agudo e acento circunflexo (o primeiro dos dois também existente em espanhol)!

E em tempo: fora do Brasil, vogais que são precedidas de consoantes nasais (M e N) são abertas, não fechadas, explicando assim o porquê de os demais países lusófonos escreverem determinadas palavras com o acento agudo (o Brasil foi quem modificou; não sei por que; portugueses e angolanos que conheço menos ainda!)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário