HSAMAblog

sábado, 22 de julho de 2017

Amigos, vim esclarecer algumas coisinhas... Não sei se vocês acharão útil saber, mas creio que não acharão ruim também, leiam mais:

1) Há um falso boato de que estarei denunciando e processando todo mundo; o que não é verdade: o que acontece é que existem pessoas clonando, difamando e plagiando meus desenhos, muitos deles de histórias em quadrinhos e a mim mesmo!

Eu disse que se os envolvidos nisso tudo não parassem, eu recorreria legalmente, algo que ainda penso em fazer, já que minha advogada está de acordo, eu apenas ainda não tive tempo de me reunir com ela mais uma vez por compromissos do cotidiano demais de minha parte!

Recentemente mesmo, por exemplo, não sei quem roubou e borrou um desenho meu da banda musical as Descoladas, baseada em três ex-alunas da escola em que fiz o nível fundamental (Beatriz, a melhor amiga da Beatriz; Maria Clara e a prima da Maria Clara; Michelly; que eram duas séries abaixo da minha): elas adoraram a homenagem e eu considerei e estimei a baderna, transgressão e vandalismo de outra gente com relação a esse desenho uma tremenda de uma falta do que fazer!

Aqueles que não quiserem receber comentários, conselhos e críticas negativos vindos de mim, tratem-me com inteiras e totais educação, honestidade e respeito (detalhe que eu sempre me desculpo quando falto com alguém, pelo que o contrário não está sendo cumprido por outra gente!)!

2) Há outro falso boato de que serei denunciado e processado por todo mundo; o que também não é verdade: o que acontece é que gosto de fazer determinadas gozações, homenagens e sátiras a pessoas e coisas que conheço, ainda mais se forem amigos meus ou personagens deles, pelo que elas (as gozações, homenagens e sátiras) não são feitas por mal, pelo que muita gente anda espalhando que isso é algo antiético, ilegal e imoral...

O negócio é o seguinte: fiz, sim muitos desenhos não autorizados e pessoas reclamaram realmente, mas não lucrei com esses desenhos: achei que não era necessário perguntar aos amigos antes de fazer elogios a eles e que fazer versões modificadas de famosos não tinha nada de errado e era algo bem divertido, só que já vi que isso está errado, pelo que removerei seus nomes e imagens antes de publicar!

Isso somente é algo antiético, ilegal e imoral se for publicado e lucrado, ou isso ou se comprometer e denegrir o nome e imagem da pessoa ou personagem, mas eu agora já pergunto se posso ou não fazer isso aos titulares dos nomes e imagens e existem pessoas que gostam de verdade do que faço!

Quanto ao mais, vocês só podem desfazer por escrito algo que foi combinado com os outros no que diz respeito à utilização de nomes e imagens se os outros deturparem seus nomes e imagens ou deixarem de creditá-los corretamente, não porque não gostam mais da ideia de que os outros os reproduzam ou porque não gostam mais da forma como reproduzem (isso está escrito na Constituição, Código Civil e Legislação, podem ler e ver se isso é ou não é mentira minha!)!

3) Podem e devem fazer suas fãs-artes de minhas criações sempre que quiserem, basta que me avisem e creditem, pois existem clonagem, difamação e plágio em excesso!

Agora mesmo, por exemplo, o Luciano Nascimento da Silva fez uma fã-arte de Corino o Coelho Mágico, ao passo que a Jenny Lima fez uma fã-arte de Sam e Pam e Sereia do Mar, sendo Sam e Pam uma homenagem a minhas amigas desenhistas Samara Souza e Pamela Marins (previamente autorizada, por de certo!)!

4) Não bloqueio ninguém só por possuir opinião contrária (embora remova o bloqueio se eu o tiver utilizado por acidente, distração ou engano ou se o (a) meliante se arrepender de seu delito!): se não querem ser bloqueados, não venham trapacear, agredir e atacar e bancar os durões e santinhos para cima de mim, e, muito menos, em público (afinal de contas, e-mail e mensagem instantânea não surgiram para tornar as conversas ainda mais públicas, sendo que eu também jamais proibi ninguém de se entender comigo de modo algum e em momento algum!)!

E muitos ainda vêm descer a lenha, meter o sarrafo e destilar o veneno para cima de mim mais de cinquenta vezes: teve até uma vez que, em menos do que três minutos, dois sujeitos me postaram mais de cinquenta ofensas, spam e fakes consecutivos em menos do que três minutos (e eles ainda vieram me incomodar depois pelo simples fato de terem sido bloqueados, sendo que não são meus amigos; nem nos simpatizamos e o bloqueio significa que não queremos a amizade e contato da pessoa, não que as queremos!)!

Quanto ao mais, podem me escrever sempre que quiserem e precisarem por e-mail: saviochristi@writeme.com, saviochristi1@ciudad.com.ar e saviochristi@mail.com (responderei a todos os remetentes o mais rápido possível, palavra e promessa de escoteiro e samaritano!).

Assinado: Sávio Christi, desenhista, escritor, pintor, roteirista, compositor e poeta (geralmente) e montador, escultor e fotógrafo (ocasionalmente), fluente em inglês e espanhol, nascido em Brasília e radicado em Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário