HSAMAblog

quinta-feira, 6 de julho de 2017

Roteiros de A Guria Nina e o Rato Zoca – Quando a Bagunça Vira Festa!, Saggio Pistole o Pistoleiro – Quando Esta Garota É Areia Demais para Seu Caminhãozinho! e Joan & Joan – Quando Surge um Intruso no Galinheiro!.

Roteiros de A Guria Nina e o Rato Zoca – Quando a Bagunça Vira Festa!, Saggio Pistole o Pistoleiro – Quando Esta Garota É Areia Demais para Seu Caminhãozinho! e Joan & Joan – Quando Surge um Intruso no Galinheiro!.

Penso em usar esses três roteiros como sendo os pilotos (histórias experimentais, criadas para saber se as ideias originais funcionarão futuramente) de suas séries, se for de seus inteiros e totais agrado e interesse, deem uma analisada, checada e conferida nos textos, e, se possível, aproveitem e comentem algo!




A Guria Nina e o Rato Zoca – Quando a Bagunça Vira Festa! (Roteiro).

Antonina Moretti é uma garota de dez anos de idade. Para seus pais, Jorival e Lourian Moretti, a convivência contínua com ela é algo insuportável e intolerável, haja vista que se trata de uma criança extremamente travessa. Tamanho desespero é compartilhado por seus vizinhos, professores e colegas de escola. Seu único amigo e parceiro de bagunças e confusões é o rato de estimação da família, José Rodento. Ela ainda possui um urso de pelúcia inanimado, cujo nome é Golias Tedo. Um dia, ela pega uma catapora e seus pais precisam deixa-la sozinha em casa enquanto vão trabalhar. Mas será que essa é, de fato, uma boa ideia?

CASA DOS MORETTI, SEGUNDA-FEIRA, 06:00.
SEU JORIVAL: -Filha, acorde, você precisa ir para a aula!
NINA <SONOLENTA>: -Ah, hoje, não, pai! Estou com muito sono, por favor!
SEU JORIVAL: -Mas filha, você tem que ir para a escola se quiser ser alguém na vida!
NINA: -Ah, pai, qual é? Meus professores e colegas não querem ser meus amigos, eles nem sequer gostam de mim!
SEU JORIVAL: -Ah, não, isso não é argumento e discurso! Você irá à aula, sim, senhorita!
NINA: -Você não é Deus para obrigar todo mundo a ir estudar!
SEU JORIVAL: -Não sou Deus, mas sou seu pai, o que já me basta!
NINA: -Alguém já disse a você antes que você é muito chato?
SEU JORIVAL: -Não quero nem saber: vista-se imediatamente, ou tirarei você à força!
NINA: -Pai, estou me sentindo mal, não dá para ir à aula mesmo!
SEU JORIVAL: -Ah, eu não caio mais nessa! Você irá, sim à aula e pronto!
NINA: -Mas pai, estou coberta de pintinhas vermelhas!
SEU JORIVAL: -Você acha que... Ei, espere aí! Mas o que são todas essas pintinhas vermelhas em seu rosto?
NINA: -É o que estou querendo lhe explicar, pai!
SEU JORIVAL: -É melhor chamar um médico para lhe examinar e rápido, está sabendo?
NINA: -Então, quer dizer que nada de aula por hoje?
SEU JORIVAL: -Infelizmente e realmente, sim! Mas não comemore: assim que você melhorar, voltará para a aula e tenho dito!
Meia-hora mais tarde...
MÉDICO <EXTREMAMENTE PREOCUPADO>: -Pois é, Seu Jorival! A Nina está com uma baita de uma catapora!
SEU JORIVAL <AFLITO>: -Meu Deus, Doutor! E ela ficará assim durante quanto tempo?
MÉDICO: -Durante, no mínimo, uma semana, sinto muito!
SEU JORIVAL: -Pois muito bem, mocinha! Sua mãe já foi trabalhar e eu também estou indo! Veja se você se comporta direitinho e nada de abrir a porta para desconhecidos, ouviu bem?
<NINA SORRI.>
NINA <AO TELEFONE>: -Alô? João? Aqui é a Nina! Avise ao resto do pessoal que não haverá aula hoje e que meu pai me autorizou a dar uma baita de uma festança! Traga muita comida e bebida e peça ao pessoal para que faça a mesma coisa!
MEIA-HORA MAIS TARDE...
ESCOLA ELEMENTAR PRIMEIRAS MARCHAS.
PROFESSORA <AGITADA, ANSIOSA E NERVOSA>: "Meu Deus, mas cadê a classe?"
DIRETOR <CHATEADO E IRRITADO>: -Professora, cadê seus alunos afinal?
PROFESSORA: -Não faço a menor ideia, Senhor Diretor! Já era para eles haverem chegado aqui!
DIRETOR: -Ligarei para cada um deles, começando pela Nina!
PROFESSORA <IMPRESSIONADA E SURPRESA>: -Ah, não, será que a Nina possui algo a ver com isso tudo?
DIRETOR: É isso o que saberemos logo mais!
CASA DA NINA.
JOÃO <EUFÓRICO>: -Muito doida essa sua festa, Nina! E pensar que poderíamos estar no meio daquela aula chata e insuportável!
NINA: -Pois é, João! Ainda bem que cancelaram as aulas de hoje!
"TRRRIIIMMM!"
JOÃO: -Nina, alguém está ligando para cá agora!
NINA <COM UM PREGADOR DE ROUPAS NO NARIZ>: -Alô? A Nina não está em casa, ela foi ao médico com o pai! Aqui quem está falando é a mãe dela! Ela está com catapora! Ela só volta daqui a um mês, tchau!
JOÃO: -A propósito, Nina: o que são essas pintinhas vermelhas em seu corpo?
NINA: -Ah, tá, são manchas de canetinha, andei fazendo uns desenhos aqui em casa!
JOÃO: -Mas no corpo inteiro?
NINA: -Bem, é porquê...
SEU JORIVAL <FURIOSO>: -ARRÁ! Eu sabia que não deveria ter deixado você sozinha! Ainda bem que decidi voltar!
<NINA E ZOCA SE ASSUSTAM.>
JOÃO <CONFUSO E DESNORTEADO>: -O que seu velho está fazendo aqui em sua casa, e, ainda mais, quando não está tendo aula na realidade?
SEU JORIVAL <IMPRESSIONADO E SURPRESO>: -Como assim, não está tendo aula?
NINA <AMEDRONTADA E ASSUSTADA>: -Xiii, Zoca! Acho que fomos pegos!
MEIA-HORA MAIS TARDE...
SEU JORIVAL <CHOCADO, DECEPCIONADO E DESAPONTADO>: -Pois é, Senhora Professora! A Nina aprontou mais uma das suas! Não se pode mais deixar uma criança como ela sozinha na própria casa!
PROFESSORA <FURIOSA, INDIGNADA E REVOLTADA>: -E, agora, além de tudo, deixou seus coleguinhas todos doentes por uma semana! O que a senhorita tem a dizer disso tudo, hein, Nina?
NINA: -Apenas uma coisa: a festa estava danada de boa, pois, sim!
<FIM.>

Por Sávio Christi, 14/09/2016.

Saggio Pistole o Pistoleiro – Quando Esta Garota É Areia Demais para Seu Caminhãozinho! (Roteiro).

Saggio Pistole é um pistoleiro com pontaria bem acima da média. Está sempre acompanhado de sua Motoca, sua pistola, sua corda e sua Antonia Terencia. Seus maiores rivais são os membros da Gangue dos Encrenqueiros. Um dia, como de costume, Saggio e a Gangue se confrontaram e acabaram discutindo bastante.

BANCO CRÉDITO NA MÃO E MASSA.
SAGGIO <BRAVO COMO SÓ ELE>: -Muito bem, seus malandros, pilantras e trapaceiros! Estão todos presos por, mais uma vez, quererem roubar o banco, estão sabendo?
LÍDER DA GANGUE <SORRINDO>: -Você se acha o próprio Deus para ficar censurando e condenando tudo e todos, ou será que estou errado?
ANTONIA: -Não dê ouvidos a esses idiotas, meu amor! Prenda-nos logo de uma vez!
SAGGIO: -Vocês são um bando de seres impuros e pervertidos, isso, sim! Andem logo, já que tenho bem mais o que fazer!
LÍDER: -Assim como, por exemplo, desfrutar de sua gata, que é gostosa como só ela!
<ANTONIA SE CHATEIA E IRRITA BASTANTE.>
SAGGIO: -Ela é minha namorada, sim, mas e daí? Vocês também poderiam arranjar as próprias namoradas ao invés de cometerem tantos crimes, sabiam disso? Mas vocês próprios são assim, tão incapazes e incompetentes, que, nem sequer arranjam os próprios trabalhos educados, honestos e respeitosos!
LÍDER: -Agora, você não acha que ela é areia demais para seu caminhãozinho?
SAGGIO: -Não acho, não e vocês também nada têm a ver com isso!
LÍDER: -Pois eu mesmo lhe garanto que faria um uso bem melhor dela do que você!
INTEGRANTE DA GANGUE <SORRINDO>: -É isso aí, Chefia!
ANTONIA: -Prenda logo esse bando de doentes, idiotas e malucos, meu bem, vamos!
GERENTE DO BANCO: -A garota está coberta de razão: por que você ainda não os prendeu de vez?
-Calma, Antonia e Senhor Gerente! Sei muito bem o que estou fazendo!
LÍDER: -É isso aí, meu velho! E bom, o que você acha de me emprestar sua mina por alguns anos?
<ANTONIA FICA BOQUIABERTA.>
SAGGIO: -Posso até liberá-la para seu deleite e prazer...
ANTONIA: -Você não faria isso, ou será que faria? Por acaso, não me ama o bastante?
SAGGIO: -Mas, primeiro, você deverá aceitar meu desafio!
ANTONIA: -Meu Deus, achei que você me amasse!
SAGGIO: -Calminha aí, Antonia!
LÍDER: -Pois então, qual será esse seu desafio?
SAGGIO: -Possuo uma adivinha para você, será que você é capaz de acertá-la?
LÍDER: -Mande ver, Xará!
SAGGIO: -O que é que cai em pé e corre deitado?
LÍDER: -Ah, mas essa aí é bem simples: é a chuva!
SAGGIO: -Errou, RÁ, RÁ, RÁ!
LÍDER: -Ainda pode ser uma minhoca de paraquedas!
SAGGIO: -Também não, você possui ainda mais uma chance!
LÍDER: -Desisto, é o quê?
SAGGIO: -O salário mínimo, é claro! Sabia que você não acertaria!
<O LÍDER SE ENFEZA.>
ANTONIA: -Oh, meu querido! Eu sabia que você não me entregaria para os braços de um qualquer!
LÍDER: -Um qualquer, coisíssima nenhuma: sou um homem de primeira fibra, está sabendo disso?
SAGGIO <RINDO>: -Se você é assim na realidade, por que não acertou a resposta para minha adivinha?
LÍDER: -E, depois, sou eu realmente o malandro, pilantra e trapaceiro!
<FIM.>

Por Sávio Christi, 14/09/2016.

Joan & Joan – Quando Surge um Intruso no Galinheiro! (Roteiro.)

O argentino Joan Figo e a americana Joan Mitchels são um casal muito feliz. Radicados no Brasil, ambos são comerciantes, e, frequentemente, devem lidar com um vizinho inconveniente e inoportuno: o italiano Gianni Mofi. Um dia, Joan Figo precisa ir buscar os parentes que acabaram de chegar ao aeroporto e Joan Mitchels acaba ficando sozinha dentro de casa. Mas o que poderá acontecer em meio a uma situação desse tipo?

CASA DE JOAN & JOAN, SEGUNDA-FEIRA, 18:00.
JOAN F.: -Minha querida, estou indo buscar meus parentes lá no aeroporto! Como não é possível transportá-los todos com você, o jeito que tem é você me esperar por aqui! Pode ficar tranquila, porque não demorarei! Beijos e até breve, veja se você se cuida!
JOAN M.: -Pode deixar, meu querido! E, também, não abrirei a porta para o Gianni!
GIANNI <ESPIANDO PELA JANELA>: "OBA, OBA, OBA! Mas que maravilha! Até que enfim, a Joan M. está sozinha dentro de casa!"
JOAN M. <DESCONIADA E RECEOSA>: "E o pior é que não confio nadica de nada em ficar aqui em casa sozinha! E se o fútil, imbecil e inútil do Gianni der um jeito de entrar aqui?"
"DIM! DOM!"
JOAN M. <OLHANDO PELA FECHADURA>: "Ah, não, mas que saco! É o Gianni novamente!"
GIANNI <COM CARA DE CÍNICO E SONSO>: -Oi, Joan M.! Aqui é o Gianni, vim lhe pedir um pouco de açúcar para colocar em meu chá!
JOAN M. <INCOMODADA E INSATISFEITA>: -Nem me venha com essa conversa toda escrota e hipócrita: não abrirei e ponto final!
GIANNI: -Ah, mas qual é? Deus ensinou que nós não devemos negar ajuda ao próximo!
JOAN M.: -Que próximo? Você nem é meu amigo: é tão simplesmente um vizinho que não faz outra coisa, senão, ficar dando em cima de mim o tempo inteiro!
GIANNI: -Será que você não acredita em arrependimento?
JOAN M.: -Não se vier de alguém feito você!
GIANNI: -Beleza, se você não me deixará entrar por bem, que seja por mal e pronto!
JOAN M. <RINDO COMO SÓ ELA>: -É mesmo, Seu Don Juan? E como pensa em entrar em minha casa?
GIANNI <RINDO DE VOLTA>: -Usando a chave, por de certo!
JOAN M. <IMPRESSIONADA E SURPRESA>: -Escute aqui: quem lhe deu a chave da casa, posso saber?
GIANNI: -Pensa que não sei que o Joan F. e você deixam a chave debaixo da porta?
JOAN M. <AINDA MAIS ARRASADA E PERTURBADA>: -Você é um perseguidor, isso, sim! Saia já daqui ou ligarei para a polícia neste mesmo exato instante!
GIANNI: -E cadê seus argumentos, provas e testemunhas, posso vê-los?
JOAN M.: -Pensando bem, acabo de ter uma ideia bem melhor de como proceder!
GIANNI: -Que mulher encantadora e maravilhosa você é! Sabia que acabaria se unindo a mim cedo ou tarde e...
JOAN M.: -E quem falou a você que já terminei?
<GIANNI FICA ALTAMENTE IMPRESSIONADO E SURPRESO.>
MEIA-HORA MAIS TARDE...
JOAN F. <SORRINDO>: -Olá, meu amor! Aqui estou eu, trazendo meus pais e irmãos, que vieram diretamente de Madri! Está tudo em ordem por aí?
JOAN M. <RETRIBUINDO O SORRISO>: -Sim, meu amor, tudo na mais santa paz! Apenas não repare que arrumei alguém para organizar a casa durante sua ausência!
GIANNI <DESOLADO, FRUSTRADO E INCONSOLADO>:  "BOLAS! Ainda não acredito que ela haja me forçado a organizar essa maldita casa, e, ainda por cima, agora! Maldita hora em que decidi comemorar minha vitória antes do tempo!"
<FIM.>


Por Sávio Christi, 14/09/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário