HSAMAblog

segunda-feira, 24 de julho de 2017

Porque Não Se Deve Acreditar em Fontes e Referências Técnicas Demais!

Porque Não Se Deve Acreditar em Fontes e Referências Técnicas Demais!, Parte 1 de 2.
Alguns amigos meus vieram me contestar e contrariar por garantir que os deuses greco-romanos e nórdicos são os mesmos; sendo que eu tenho certeza de que são, sim. Eles usaram fontes e referências a favor deles; pelo que não são confiáveis.

Algumas dessas fontes mesmas, por exemplo, são de publicações da Editora Abril, responsável por muitas revistas e livros de cunho muito mais didático do que entretido. Alguns erros que eu mesmo já identifiquei em diversas publicações da empresa em questão incluem:

1) A Rússia e a Turquia não são as únicas nações intercontinentais: o Egito (cuja parte quase solta é asiática) também está na lista!

2) Primeira-dama não é só a esposa do presidente: ela também é a esposa do governador ou do prefeito (não só no Brasil; mas como, também, em vários outros países; incluindo, certamente, os Estados Unidos!) e seu masculino é, obviamente, primeiro-cavalheiro; não senhor!

3) O K, o W e o Y nunca deixaram de fazer parte do alfabeto português: eles sempre estiveram em todas as enciclopédias, dicionários e gramáticas em diversas palavras do idioma em questão (algumas delas até possuindo duas dessas três letras!); embora não apareçam com muita frequência em comparação a qualquer outra letra!

Porque Não Se Deve Acreditar em Fontes e Referências Técnicas Demais!, Parte 2 de 2.
4)  Não existe nenhum continente que se chame Antártida: a única grafia é Antártica; que vem de Antártico; esta vinda de Anti + Ártico; ou seja, contrário ao Ártico! A grafia errada vem da associação de que; se vem da Atlântida, é atlântico, se vem da Antártida, é antártico!

E tantas outras; que não perderei mais meu tempo, paciência, interesse e disposição em comentar!

A propósito: existem bastantes historiadores que garantem que os deuses greco-romanos e nórdicos são os mesmos (já pesquisei e confirmei!), eu mesmo só fui saber disso ao pesquisar os significados dos dias da semana em inglês e espanhol; pelo que são, respectivamente, dias de deuses nórdicos e romanos e os dias de sábado, domingo e segunda-feira são dias dos mesmos deuses em ambas as culturas!

Além do que, eles (os deuses) são bastante semelhantes: comparem Zeus, Júpiter e Thor ou Afrodite, Vênus e Friga, por exemplo!

Só perguntei porque a Wikipédia possui três artigos para cada deus grego (um para o nome grego, outro para o nome romano e o outro para o nome nórdico!) se os deuses gregos, romanos e nórdicos são exatamente os mesmos; pelo que amigos meus vieram me afirmar que não são!

A  propósito, para quem se interessar, pode jogar lá na Pesquisa Google a seguinte expressão: conversão de deuses gregos em romanos e nórdicos; pelo que verá que, sem dúvidas, tratam-se exatamente dos mesmos deuses e já estamos combinados e esclarecidos!


Eu sempre desconfio e receio de fontes e referências tão técnicas quanto essas da Editora Abril (Superinteressante, Almanaque Abril, Revista Recreio, Mundo Estranho, etc.) e vejam que não é por mal; nem em vão! Perdoem-me os que não se convenceram de fato, só que o recado já está dado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário