HSAMAblog

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Por que a mesma pessoa que consume livros não consume quadrinhos se eles possuem pontos em comum e quem escreve quadrinhos também é escritor?

Imagino que isso não faça o menor sentido na realidade: eu mesmo, por exemplo, não vejo os quadrinhos como sendo uns desenhinhos gozados em uns quadros e com uns balões expelindo um monte de falas, pensamentos e cantorias (algumas historinhas possuem músicas, não é uma coisa tão comum, mas já existe faz um bom tempo): o que vejo são narrativas exprimindo as ideias e opiniões de quem fez a coisa toda funcionar (mesmo quando a historinha é muda, já que, de qualquer forma, alguém descreveu que personagens e situações deveriam ser utilizadas).

Considerem também minha posição: minhas três principais criações são duas em quadrinhos e uma em livros (a dupla nonsense Albert & Einstein, a equipe de patrulheiros espaciais os Amigos do Universo e a banda musical os Romanoz, respectivamente) e eu não vejo nem as duas primeiras como sendo inferiores à terceira por não serem exatamente da mesma mídia; nem o oposto, muito pelo contrário: para mim, todas têm bastante potencial.

E eu também lhes pergunto: vocês compram quadrinhos baseados em livros e vice-versa (eu próprio transponho uma mídia à outra com bastante frequência, prova disso são os três livros da dupla Albert & Einstein, o livro dos Amigos do Universo e os contínuos quadrinhos da banda os Romanoz, os quais, para mim, não valem a mais; nem a menos só pela troca de mídia; o que significa que, em minha análise, um quadrinho poderia ter sido feito como um livro originalmente e tendo a mesma qualidade técnica e visual e vice-versa)?

Nenhum comentário:

Postar um comentário