HSAMAblog

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Roteiro do vídeo Albert & Einstein, os Amigos do Universo e os Romanoz: do início à atualidade.

Albert & Einstein, os Amigos do Universo e os Romanoz: do início à atualidade, parte 1 de 3.

Alguns amigos me pediram para fazer um vídeo falando sobre minhas criações e decidi ceder aos apelos emocionais da galera. Como são muitas criações, decidi fazer um vídeo sobre as principais: a dupla nonsense Albert & Einstein (em quadrinhos), a equipe de patrulheiros espaciais os Amigos do Universo (em quadrinhos) e a banda musical os Romanoz (em livros).

Albert & Einstein (conhecidos também como a Dupla do Barulho): o ano era o de 1994 e eu, já com alguma experiência e habilidade com o desenho e observando os perfis de alguns colegas de escola e até mesmo o meu, decidi criar uma dupla satirizando as pessoas inteligentes se fazendo de ignorantes. O nome da dupla, cuidadosamente escolhido já diz tudo e muito mais: nenhum outro nome seria tão ou mais apropriado do que Albert & Einstein realmente. No começo, só fazia alguns desenhos e historinhas individuais, até que, em 2000, iniciei dois projetos, que, ao lado de um terceiro, este de 2003, definiriam de vez a dupla: as coletâneas Tirinhas de Albert & Einstein e Sua Turma (em papel A3) e Contos e Rapidinhas de Albert & Einstein e Sua Turma (no computador) e a edição piloto Albert & Einstein a Dupla do Barulho em: A Pilantragem, esta última com um remake, Albert & Einstein em: A Pilantragem, feito em 2006, respectivamente. Em 2006, saíram as séries de quadrinhos Albert & Einstein e A Dupla do Barulho, esta última surgida para colocar mais historinhas. Depois disso, a dupla passou a estrelar edições especiais (incluindo a coletânea As Novas Tiras Cômicas, Charges e Cartuns de Albert & Einstein (9 volumes), de 2017 e a história completa Albert & Einstein e Metarfos no Mundo Real, também de 2017), as séries de atividades Pacatempos e Pintando a Cerca, de 2007 e 2010, respectivamente,  a também série de quadrinhos Almanaque Albert & Einstein e Cia., desde 2006 ainda, livros (Os Romanoz e Albert & Einstein, Os Torres 1 e Os Torres 2, o primeiro de 2011 e reimpresso em 2017 e os outros dois de 2017 mesmo) e mais desenhos e historinhas individuais, sem esquecer uma nova série de quadrinhos, Albert & Einstein e os Romanoz em Amerimanga (em estilo mangá), esta última desde 2017 ainda. Também vale destacar a aparição dos dois na série Jumara Molo a Afilhada, desde 2009, onde sofrem nas mãos de Jumara Molo, afilhada de seus pais e de Genius, seu primo intelectual de quinto grau.  Os irmãos não levam a vida e os estudos a sério, querem passar de ano sem estudarem, divertem-se pregando pegadinhas nos outros e se fazem de ignorantes. A história mistura comédia e drama.

Albert & Einstein, os Amigos do Universo e os Romanoz: do início à atualidade, parte 2 de 3.

Os Amigos do Universo (conhecidos também como os Detetives Espaciais): já tinha se passado quase dez anos desde que criei a dupla nonsense Albert & Einstein e decidi criar outra coisa para variar um pouco. Como sempre fui fascinado por histórias de detetive e aventuras espaciais, decidi que seria a ideia perfeita criar uma nova história com ambas as temáticas. Inicialmente, fiz dois desenhos individuais, onde retrarei os primeiros agentes: Capitão Cosmo, Marck o Marciano, KX9 o Robô e Estela a Cadela, esta última surgida no segundo desenho. Em seguida, iniciei a série de quadrinhos Os Amigos do Universo no mesmo ano. Nessa série, surgiram, aos poucos, os agentes Princesa Astral, Misse Celesta e Cosmo Júnior. Em adição aos ditos heróis principais, também têm um relativo destaque o chefe da equipe (Comandante Gálax), os três colaboradores (Professor Sidéreo e Galac & Tico os Policiais) e o banco de dados (Logus Mícron, surgido no meio da série). Com o tempo, surgiram as sequências, todas com pouco mais da metade de páginas da série original, que possui 68 páginas por edição: Um Conto dos Amigos do Universo, desde 2007 (introduzindo a agente Madame Íris), A Princesa Astral, desde 2010 (introduzindo a agente Dona Saturdia enquanto o resto da equipe está de férias), Os Detetives Espaciais, desde 2011 (reunindo a equipe toda) e Arigatô aos Amigos do Universo, desde 2016 (em estilo mangá e ambientada no planeta Niponeia após uma chuva de meteoritos cósmicos), mais o livro Os Corajosos Amigos do Universo, de 2016 e reimpresso em 2017 (situado entre Os Detetives Espaciais e Arigatô aos Amigos do Universo). Arigatô aos Amigos do Universo se destaca por fazer crossovers com pessoas reais e personagens de outros autores e empresas, algo que, até então, não acontecia na franquia. Em 2017, foi iniciada uma nova série: Olá aos Amigos do Universo (um reboot da franquia, com textos e desenhos renovados).  Sem esquecer as edições especiais, desde 2010, mais suas aparições em desenhos e historinhas individuais. Destaque para a ausência de poderes, habilidades e armas especiais, tornando tudo ainda mais diferente e interessante. Os agentes percorrem diversos cenários da geografia, astronomia e espaço atrás de muitos vilões. A história mistura policial e aventura.

Albert & Einstein, os Amigos do Universo e os Romanoz: do início à atualidade, parte 3 de 3.

Os Romanoz (conhecidos também como a Maior Banda Musical do Pedaço): mais de uma década inteira após o surgimento da dupla nonsense Albert & Einstein e menos de meia década inteira após o surgimento da equipe de patrulheiros espaciais os Amigos do Universo, decidi dar início a uma série de livros com o objetivo de explorar algo pouco ou nada explorado na literatura: a rotina de uma banda musical. Surgiram então os Romanoz (os irmãos Rômulo (guitarra), Remo (bateria), Romão (vocal) e Renata (flauta), satirizando as maiores bandas musicais da atualidade. Na verdade, já tinha feito um esboço dos três irmãos mais velhos em 2005, onde as cores do cabelo e dos olhos e os próprios penteados em si eram outros. A Renata entrou para a banda ao final do primeiro livro. Os Romanoz não possuem a própria série original de quadrinhos, mas já existem em histórias completas e minisséries desde 2008, incluindo o nono e último volume da já mencionada coletânea As Novas Tiras Cômicas, Charges e Cartuns de Albert & Einstein e Sua Turma, onde a própria banda toma o posto de protagonista, e, até mesmo, uma edição especial da já mencionada série de atividades Pacatempos, também como protagonista. A banda ainda é mencionada em outras histórias, assim como, por exemplo, Albert & Einstein e Metarfos e Samambaia no Mundo Real. Destaque ainda para o livro Os Romanoz e Albert & Einstein, que, embora não seja o primeiro crossover entre ambas as séries, é o mais consistente e substancial. Sem esquecer a também já mencionada série de quadrinhos Albert & Einstein e os Romanoz em Amerimanga (em estilo mangá), mais suas aparições em desenhos e historinhas individuais. Os irmãos passam por bastantes problemas em sua vida pessoal, profissional e sacal e lidam com inimigos, desafetos e rivais. A história mistura comédia e musical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário