HSAMAblog

quinta-feira, 23 de março de 2017

O que São o Amerimanga, la Nouvelle Manga e Americanime e Seus Antecedentes!, Vídeo 4 de 5.

(Versão final da postagem neste link: http://saviochristi3.blogspot.com/2017/04/as-versoes-finais-dos-textos-para-meus.html)

Amerimanga: mistura entre os estilos da história em quadrinhos americana (comics) e da história em quadrinhos japonesa (mangá). Etimologia: do inglês americano, American + manga, mangá americano.

La nouvelle manga: mistura entre os estilos da história em quadrinhos franco-belga (bande dessinée) e da história em quadrinhos japonesa (mangá). Etimologia: do francês franco-belga, la + nouvelle + manga, o romance mangá.

Americanime: mistura entre os estilos da animação americana (animated cartoon) e da animação japonesa (anime). Etimologia: do inglês americano, American + anime, anime americano.

Comics: história em quadrinhos americana ou qualquer história em quadrinhos que siga os padrões da história em quadrinhos americana. Etimologia: do inglês americano, comics, cômicos.

Mangá: história em quadrinhos japonesa ou qualquer história em quadrinhos que siga os padrões da história em quadrinhos japonesa. Etimologia: do japonês, manga, desenhos involuntários ou desenhos irresponsáveis.


Bande dessinée: história em quadrinhos franco-belga ou qualquer história em quadrinhos que siga os padrões da história em quadrinhos franco-belga. Etimologia: do francês franco-belga, bande dessinée, tira desenhada.

Animated cartoon: animação americana ou qualquer animação que siga os padrões da animação americana. Etimologia: do inglês americano, animated, animado e do inglês britânico, cartoon e este do italiano, cartone, pedaço de papel grande, esboço, estudo, rascunho ou anteprojeto.
Anime: animação japonesa ou qualquer animação que siga os padrões da animação japonesa. Etimologia: do  japonês, manga e este do inglês americano, animation, animação ou do francês franco-belga, animée, animado.

A seguir, algumas das principais características do comics / animated cartoon, mangá / anime e bande dessinée:
Comics / animated cartoon:
Mangá / anime:
Bande dessinée:
Costuma ser em cores, embora algumas tiras cômicas, embora alguns autores se consagrem com histórias em preto e branco (comics).
É sempre em preto e branco (mangá). 
É sempre em cores.
Costuma ser produzido em papel de luxo, embora alguns gibis, romances gráficos e fanzines sejam produzidos em papel  reciclado e papel jornal (comics).
É sempre produzido em papel reciclado  e papel jornal de boa qualidade (mangá).
É sempre produzido em papel de luxo.
Seus super-heróis costumam usar apelidos e fantasias.
Seus super-heróis costumam usar os próprios nomes ou parte deles e trajes típicos de seus países ou profissões.
Geralmente, não possuem começo, meio e fim definidos, embora a existência das edições especiais com histórias completas e minisséries a par da numerações normais (comics) e filmes e especiais de TV (animated cartoon), e, de vez em quando, algum remake ou reboot de ficção.
Sempre possuem começo, meio e fim definidos, sendo que muitos mangás e animes já surgem com o número de edições e episódios pré-definido.
Geralmente, possui começo, meio e fim definidos,  sendo editado em forma de um número indefinido de romances gráficos, diferenciados pelo título original de cada história, saindo um novo volume de cada série por ano.
Dependendo do comics ou animated cartoon, o desenho pode ser mais caricato ou mais realista.
O desenho é uma mistura de caricatura e realismo, com as personagens possuindo olhos grandes para aumentar a própria expressividade.
O desenho é uma caricatura.
As tiras cômicas são tiras diárias e pranchas dominicais (comics).
As tiras cômicas são yonkomas (mangá).
As tiras cômicas são tiras diárias e pranchas dominicais.
Podem existir muitos comics e animated cartoons com temáticas mais adolescentes e adultas, mas eles não possuem subgêneros próprios.
Existem muitos mangás e animes com temáticas mais adolescentes e adultas específicas e exclusivas deles, assim como, por exemplo, os shoujo (para adolescentes) e os hentai (para adultos).
Podem existir muitas bandes dessinées com temáticas mais adolescentes e adultas, mas elas não possuem subgêneros próprios.


As histórias completas e minisséries são sempre editadas em forma de gibis, romances gráficos e fanzines, com o tamanho podendo variar entre pequeno, médio, grande e gigante (comics).
Geralmente, as histórias completas e minisséries são editadas em forma de livros de bolso, embora alguns ainda sejam um pouco maiores (mangá).
É sempre editado em forma de romance gráfico, saindo um novo álbum por ano de cada série.
Os americanos investem bastante em qualquer gênero narrativo em seus comics e animated cartoons.
Os japoneses investem bem mais na ação, aventura, drama, fantasia, ficção científica e romance em seus mangás e animes, embora, ainda, gostem muito do erótico, guerra, policial, sobrenatural, suspense e terror, evitando a comédia.
Os franco-belgas investem bem mais no policial, ação e aventura em suas bandes dessinées.
São comuns gibis e romances gráficos coletando diversas histórias completas e minisséries ou tiras cômicas, charges e cartuns (comics).
De vez em quando, saem coletâneas de histórias originais mais antigas, por mais que isso não seja muito ou mesmo comum (mangá).
Cada romance gráfico possui uma história completa diferente.
É sempre lido de frente para trás (comics).
É sempre lido de trás para frente (mangá).
É sempre lido de frente para trás.
Dependendo do comics ou cartoon, o traço pode ser bem mais leve e fino ou bem mais pesado e grosso.
Geralmente, o traço é bem mais leve e fino.
Geralmente, o traço é bem mais pesado e grosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário