HSAMAblog

segunda-feira, 20 de março de 2017

Biográfico, documentário e mocumentário: o que são e as diferenças (que não são muitas, mas vale a pena ficar sabendo!)!

Já postei falando do biográfico e documentário, vai agora o mocumentário na lista para vocês poderem comparar e confrontar:

O seguinte texto é de minha inteira e total autoria:

Biográfico: Filme, série de TV ou teatro musical que mostra e narra a a vida de alguém real, utilizando novas pessoas (atores) para poderem interpretar as pessoas originais (verdadeiras). Por exemplo, Não Estou Lá! (I'm Not There!, 2007), que narra vida do músico Bob Dylan (em memória), com cinco atores e uma atriz se revezando em seu papel, entre eles, Christian Bale e Heath Ledger (em memória também), que também atuaram juntos em Batman – O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight, 2008).

Documentário: Filme ou série de TV que mostra e narra a vida de alguém real também, usando filmagens inéditas ou imagens de arquivo de pessoas reais. Por exemplo, No Direction Home: Bob Dylan (filme feito para a TV, 2005), que também narra a vida do músico Bob Dylan.

Mocumentário: Documentário fictício ou pseudodocumentário que mostra e narra uma cópia, imitação ou reprodução de forma não fidedigna e literal da vida de alguém ainda, muitas vezes, fazendo algum tipo de gozação, homenagem ou sátira. Por exemplo, Interview with the Assassin (filme lançado no festival de filmes New York International Independent Film and Video Festival, 2002), (inédito no Brasil e América Espanhola), que narra uma aparente e suposta entrevista com o assassino Lee Harvey Oswald, responsável pela morte do ex-presidente americano John F. Kennedy.

Na teoria, não são muito diferentes, mas, na prática, não são idênticos, nem tão parecidos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário