HSAMAblog

segunda-feira, 27 de março de 2017

Pessoal, aqui vão dois pedidos de ideias e opiniões e um de desculpas...

Leiam abaixo caso queiram colaborar (desculpem-me por não poder resumir mais e mesmo, mas vocês podem marcar onde pararam ou imprimir para ler em suas casas!):

1) Há bem poucas semanas, finalizei a edição especial As Novas Tiras Cômicas, Charges e Cartuns de Albert & Einstein e Sua Turma, que fará parte de uma série inteira de coletâneas. Abaixo, vão a transcrição do conteúdo completo do volume já finalizado, bem como as explicações sobre as origens, significados e diferenças entre as tirinhas ou tiras cômicas, charges e cartuns, mais a relação dos próximos, que estarão saindo todos neste ano:

Listagem de títulos da série:

A) As Novas Tiras Cômicas, Charges e Cartuns de Albert & Einstein e Sua Turma, Volume 1 (36 páginas, 32 tiras cômicas, charges e cartuns, incluindo os três tipos de tiras cômicas: as tiras diárias, pranchas dominicais e yonkomas, estas últimas em estilo mangá, além de algumas páginas em cores).
B) As Novas Tiras Cômicas, Charges e Cartuns de Albert & Einstein e Sua Turma, Volume 2 (36 páginas, 32 tiras cômicas, charges e cartuns, incluindo os três tipos de tiras cômicas: as tiras diárias, pranchas dominicais e yonkomas, estas últimas em estilo mangá, além de algumas páginas em cores).

C) As Novas Tiras Cômicas, Charges e Cartuns de Albert & Einstein e Sua Turma, Volume 3 (36 páginas, 32 tiras cômicas, charges e cartuns, incluindo os três tipos de tiras cômicas: as tiras diárias, pranchas dominicais e yonkomas, estas últimas em estilo mangá, além de algumas páginas em cores).

D) As Novas Tiras Cômicas, Charges e Cartuns de Albert & Einstein e Sua Turma, Volume Extra (36 páginas, 32 tiras cômicas, charges e cartuns, incluindo os três tipos de tiras cômicas: as tiras diárias, pranchas dominicais e yonkomas, estas últimas em estilo mangá, além de algumas páginas em cores).

E) The New Comic Strips, Charges and Cartoons of Albert & Einstein and Their Gang (in English, 36 pages, 32 comic strips, charges and cartoons, including the three types of comic strips: the daily strips, Sunday boards and yonkomas, this last in manga style, plus some color pages).
F) Las Nuevas Tiras Cómicas, Charges y Cartones de Albert & Einstein y Su Pandilla (en español, 36 páginas, 32 tiras cómicas, charges y cartones, incluyendo los tres tipos de tiras cómicas: las tiras diarias, planchas dominicales y yonkomas, estas últimas en estilo mangá, además de algunas páginas en color).

G) As Novas Tiras Cômicas, Charges e Cartuns de Albert & Einstein e Sua Turma, Volume Jumbo (68 páginas, 64 tiras cômicas, charges e cartuns, incluindo os três tipos de tiras cômicas: as tiras diárias, pranchas dominicais e yonkomas, estas últimas em estilo mangá, além de algumas páginas em cores).

H) As Notícias de Albert & Einstein e Sua Turma (24 páginas, 22 notícias fictícias e 1 tira cômica do tipo yonkoma, em estilo mangá).

I) As Novas Tiras Cômicas, Charges e Cartuns dos Romanoz e Sua Turma (36 páginas, 32 tiras cômicas, charges e cartuns, incluindo os três tipos de tiras cômicas: as tiras diárias, pranchas dominicais e yonkomas, estas últimas em estilo mangá, além de algumas páginas em cores).

E bom, já estou cogitando como serão os volumes seguintes, até já cheguei a listar quais criações minhas iriam aparecer em cada volume e em qual ordem, mas já estou pensando em alterar a qualidade, quantidade e ordem de criações que irão aparecer.

Com base em ambos os links acima, quais temas vocês julgam pertinentes de serem aproveitados nos próximos volumes?
Algumas coisas que me agradam e interessam bastante falar nas tiras cômicas, charges e cartuns: cultura popular e filosofia, artes em geral, atualidades, economia, comportamentos e relações humanas e conferência e análise de fatos e eventos.

Se possível, por favor, sugiram-me novos temas, podem também me sugerir o perfil para alguma nova criação caso queiram, uma amiga minha mesma, por exemplo, já me sugeriu colocar o apelido e fisionomia dela em uma nova criação.

2) Quero muito produzir dois novos desenhos sem fins lucrativos: um reunindo os criadores do Facebook, Orkut e Sonico (ambos os últimos já extintos desde 2014); que são, respectivamente, Mark Zuckerberg, Orkut Büyükkökten e Rodrigo Teijeiro e o outro reunindo as atrizes americanas Sarah Michelle Gellar e Jessica Alba, ambas dubladas por Sylvia Salustti aqui no Brasil.

Pensei em produzir cada desenho reunindo as pessoas em caricatura à esquerda e em realismo à direita, na opinião de vocês, é melhor fazer somente em um dos dois; e; caso sim, em qual deles e por quê?

Tive a ideia porque sou dono de ambos os grupos do Facebook: Saudades duradouras, eternas e plenas do Orkut e Sonico! (https://www.facebook.com/groups/anosluz/) e Sarah Michelle Gellar e Jessica Alba: duas atrizes fora de série! (https://www.facebook.com/groups/duasmaravilhosas/), podem até solicitar a adesão a eles caso queiram!

*) Um amigo meu se irritou comigo por querer fazer crossovers com outras pessoas em meus quadrinhos e livros, também porque comentei com ele que alguns amigos dele e suas criações (as dos amigos) possuem nomes comuns demais e que não podem reclamar depois se aparecerem homônimos.

Considerando que é bem comum no Brasil e Estados Unidos que se façam crossovers de ficção entre pessoas nos quadrinhos, livros e filmes através de acordos amigáveis, por que razão eu estaria ou estarei errado em desejar fazer exatamente a mesma coisa?

Já conversei previamente com outros amigos em caráter particular para utilizar os próprios ou algumas de suas criações e tutelas e eles me agradeceram e parabenizaram pela ideia por escrito, não cobraram nada por isso e ainda ficaram com bastante vontade de ver como ficarão!

De qualquer forma, vim aqui me desculpar se chateei e irritei alguém com minhas propostas originais de crossovers entre minhas criações e pessoas reais e personagens de outros autores e empresas!
Se bem que um amigo meu (outra pessoa!) já me liberou a criação dele, caso mais alguém aceite fazer igual, passe-me por escrito algumas das principais características de si próprios ou de alguma de suas criações!
Aproveitem e leiam abaixo os seguintes oito artigos e crônicas relacionadas a direitos autorais e jurídicas (incluindo uma inédita!) (já postei a listagem antes, só que faltaram dois links, incluindo o último!):


Caso não desejem ficar expostos, podem me passar suas respostas por e-mail mesmo, tudo ficará no mais completo e absoluto sigilo se vocês acharem bem melhor que assim seja: saviochristi@writeme.com, saviochristi1@ciudad.com.ar e saviochristi@mail.com, basta que me solicitem que seus nomes não sejam divulgados se assim esperarem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário