HSAMAblog

quarta-feira, 8 de março de 2017

Algumas das muitas formas de se garantir os direitos autorais de obras e produções como quadrinhos, livros e filmes:

1) Registre a obra em cartório, secretaria ou biblioteca de alguma instituição pública. Confira na internet onde fica um desses locais em seu município.

2) Sugestão de meu amigo e conterrâneo, o compositor, músico e poeta Marcos Montanhês: envie seu material a si mesmo (a) por correio ou e-mail, não jogue fora, nem apague, e, no caso do correio, não remova o carimbo ou lacre com as datas originais de envio e recebimento. Outra ideia é utilizar o selo da Creative Commons, que é gratuito, competente e eficiente, sendo muito utilizado atualmente.


3) Mantenha várias cópias guardadas em sua casa com sua assinatura e data oficiais e originais.


4) Mostre a determinados amigos e familiares de confiança pessoalmente, virtualmente ou por telefone, e, se possível, permita que alguém fotografe e / ou filme.


5) Salve tudo em alguma pasta de seu computador e / ou e-mail.


6) Procure uma editora ou gráfica de confiança, respeito e seriedade para poder comercializar, ainda que seja por alguma lei ou edital de incentivo à cultura.


7) Mande cópias via e-mail a copiadoras e revisores de texto que conheça bem o bastante e em quem acredite, confie e deixe o bastante.


8) Se ainda com cada uma das dicas acima, ainda houver clonagem, difamação e plágio, reúna bastantes argumentos, provas e testemunhas consistentes, sólidos e suficientes e rebata de uma vez por todas cada uma das acusações, ameaças e insultos contra suas obras e produções e você próprio (a).

Para todas e quaisquer afirmações, exclamações e perguntas diretamente ou indiretamente relacionadas a esse assunto, use um destes e-mails aqui: saviochristi@outlook.com, saviochristi@writeme.com, saviochristi1@ciudad.com.ar e saviochristi@mail.com e oriente e recomende seus amigos e me escreverem também sempre que quiserem e precisarem para maiores, melhores e mais completas dúvidas, esclarecimentos e elogios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário