HSAMAblog

quinta-feira, 23 de março de 2017

O que São os Gibis, Romances Gráficos e Fanzines!, Vídeo 3 de 5.

(Versão final da postagem neste link: http://saviochristi3.blogspot.com/2017/04/as-versoes-finais-dos-textos-para-meus.html)

Gibi (comic book em inglês e tebeo em espanhol): revista de história em quadrinhos, com uma ou mais histórias completas ou minisséries compiladas ou isoladas ou tiras cômicas, charges ou cartuns complicados. Etimologia (gibi): do português brasileiro, Gibi, nome de uma antiga revista de história em quadrinhos infantil, cujo nome era uma gíria do folclore, moleque ou negrinho. Etimologia (comic book): do inglês americano, comic book, nome dado às primeiras revistas de histórias em quadrinhos em inglês serem muito semelhantes a livros, onde comic é a grafia alternativa de comics (história em quadrinhos em inglês) e book é livro. Etimologia (tebeo): do espanhol hispânico, TBO, nome de uma antiga revista de história em quadrinhos infantil, cujo nome era uma adaptação fonética da expressão Te veo, Vejo você em português e I see you em inglês.

Romance gráfico (graphic novel em inglês e novela gráfica em espanhol): livro de história em quadrinhos, com uma ou mais histórias completas ou minisséries compiladas ou isoladas ou tiras cômicas, charges ou cartuns complicados.

Fanzine (fanzine mesmo em inglês e espanhol): revista feita por amadores, contendo diversos temas, entre eles, as próprias histórias em quadrinhos, textos de ficção científica, músicas, poesia e outras coisas. Etimologia: do inglês americano, fanzine, fanatic + magazine, revista de fanáticos.
Referências utilizadas: diversas postagens da Wikipédia e Wikcionário.

(Colaboração: usuário Jim do Yahoo! Respostas em Espanhol.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário