HSAMAblog

domingo, 3 de setembro de 2017

Charge Valentino Maronetti – Coincidência Além da Conta!

Estava aqui, lembrando-me da controvérsia entre o americano Hank Ketcham e o britânico David Law (o primeiro criou uma tirinha sindicalizada chamada Dennis the Menace (Dennis o Pimentinha) para a King Features Syndicate, já o segundo "criou" uma tirinha chamada Dennis the Menace (Dennis o Pestinha) como suplemento para a revista infantil Beano, a diferença de estreia entre ambas as tirinhas foi de seis dias e em 1951).

De acordo com algumas fontes, nenhum dos dois sabia da existência do outro, mas o fato é que o primeiro processou o segundo, que precisou renomear sua tirinha como Dennis the Menace & Gnasher (Dennis o Pestinha o Feroz).

A história é, basicamente e essencialmente, a mesma: só que, na primeira, o protagonista atrapalha porque quer ajudar, e, na segunda, o protagonista atrapalha porque quer atrapalhar.

A propósito: não sou muito bom com cálculos, nem ando com a atenção em ordem. Por isso mesmo, as cabeças de Valentino Maronetti e Jordão do Nascimento se misturaram com a fala do narrador acidentalmente, só que acho que dá para entender o texto todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário